Como calcular o reajuste do aluguel.

Geralmente ao se alugar uma casa se faz um contrato de aluguel, com todas as regras de uso do imóvel e informações sobre datas e formas de pagamento.

Neste contrato, quando feito por um período maior do que 12 meses já existe uma cláusula sobre reajuste dos valores de aluguel, condomínio e IPTU.

O reajuste do valor do aluguel segue índices como o IGP-M ( índice geral de preço de mercado) que é utilizado em todo território brasileiro para regularizar os reajustes dos valores de alugueis.

O IGP-M é atualizado mês a mês para que não fique defasado, assim serve de referencia para reajustar o valor do aluguel de acordo com o mês em que completa 1 ano de contrato para ser justo tanto com quem aluga quanto com o proprietário.

O calculo do reajuste precisa estar de acordo com o IGP-M do ultimo mês antes d e fechar 12 meses do contrato, para calcular é preciso multiplicar o fatos de reajuste do mês anterior ao aniversario de contrato pelo valor atual do contrato, o resultado é o novo valor de aluguel a ser paga já a partir do próximo mês.

Modelos de contrato de locação de imóvel


Como fazer um contrato de aluguel





No site http://www.portalbrasil.net/igpm.htm você pode encontrar a tabela de reajuste mês a mês do IGP-M para poder basear o calculo do aumento de seu aluguel.

Além do IGP-M que é o índice mais usado e é calculado pela FGV também existem outros que caso sejam utilizados estão especificados no contrato, um dos mais usados depois do IGP-M é o IGP que é calculado pelo IBGE

Quem aluga a casa através de imobiliária não precisa se preocupar com este calculo que pode parecer complicado para alguns, mas quem tem contrato de gaveta ou aluga de maneira particular precisa calcular o valor do reajuste do aluguel de maneira correta ou pode se prejudicar por um erro de calculo.

O Banco Central do Brasil oferece para estes indivíduos um tipo de calculadora chamada calculadora do cidadão que auxilia em calculo como este de índice de reajuste do aluguel, assim como outros valores como índice de juros da conta poupança e outros, para utilizar a calculadora do cidadão para calcular o novo valor do aluguel basta colocar a data de inicio do contrato e de 1 mês antes de completar 1 ano, o valor a a ser cobrado no próximo aluguel aparece na tela em 1 clique sem a necessidade de preencher cadastro ou formulário, nem mesmo de fazer autenticação pelo celular ou e-mail como acontece em alguns sites.

Você encontra a calculadora do cidadão no endereço:


https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice

Comentários

Postar um comentário

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

VOCÊ PODE ESCREVER O QUE PROCURA AQUI EM BAIXO.




Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo