Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente

Ser demitido pode significar um grande abalo no modo de vida e na situação financeira e para que o trabalhador não passe por necessidades ou deixe de cumprir com seus compromissos existe o seguro desemprego.

Quem pode pegar seguro desemprego

O seguro desemprego é um direito do trabalhador que trabalhou com carteira assinada por mais de 18 meses em seu 1º pedido, mais de 12 meses em seu segundo pedido e  mais de 6 meses a partir de seu terceiro pedido, e foi demitido sem justa causa ou de forma indireta (quando o empregado pede judicialmente seu desligamento de empresa alegando que o patrão não tem cumprido seus deveres) e foi criado para suprir suas necessidades e de sua família no período em que ele busca um novo emprego.



Obrigações de quem quer pegar um seguro desemprego.

Mas existem regras para quem deseja pegar o seguro desemprego, uma delas é que o trabalhador não pode recusar ofertas de emprego que estejam de acordo com suas qualificações, função e salario anteriores.
Até algum tempo atrás, essa regra não era muito observada, já que era difícil para o ministério de trabalho fiscalizar. Muitas pessoas acabavam rejeitando trabalhos para receber todas as parcelas do seguro desemprego ou pedindo para ficar sem registro até o final do seguro desemprego.



seguro desemprego



NOVAS REGRAS DO SEGURO DESEMPREGO
.

Mas agora esta um pouco mais complicado já que a solicitação do seguro desemprego é feita através de portais ou centros unificados para trabalhadores e agora, assim que se faz o pedido de seguro desemprego você entra para um cadastro em busca de vagas. Se houverem vagas interessantes para seu perfil você já pode ser encaminhado para uma entrevista, se não houverem vagas seu telefone fica disponível para quando surgirem vagas semelhantes a seu perfil. Você recebe o seguro desemprego até  ser recolocado no mercado de trabalho. 


Posso Recusar o Emprego Oferecido Quando for das entrada no Seguro ?

Se você recusar 3 ofertas de emprego que lhe forem feitas pelo portal ou centro de trabalhadores seu seguro desemprego é bloqueado automaticamente, então você deve comparecer as entrevistas e processos seletivos que lhe forem oferecidos pelo portal do trabalhador.
Você só pode recusar uma vaga se o salario oferecido estiver a baixo do que você recebia em seu emprego anterior ou se estiver em meio a um curso de requalificação profissional.


Em quanto tempo pode pedir seguro desemprego

Outra preocupação de muitos trabalhadores é quanto tempo pode pegar seguro desemprego novamente, por exemplo: 

Se você for demitido, pegar todas as parcelas do seguro desemprego e voltar a trabalhar mas for demitido 6 meses depois, será que pode pegar seguro desemprego novamente?

A resposta é não, se você for demitido sem justa causa e pedir o seguro desemprego só poderá voltar a pegar o seguro desemprego após 1 ano e 6 meses da data em que deu entrada no primeiro seguro desemprego.

Caso esteja recebendo o seguro desemprego quando encontrar um emprego e ainda restarem parcelas deste, você pode retomá-las caso fique desempregado novamente em até 16 meses ( 1 ano e 4 meses) passando este período não é possível recuperar as parcelas faltantes, devendo pedir u novo seguro desemprego se houver essa possibilidade.
Mas se você sair de um emprego diretamente a outro sem pegar o seguro desemprego mas as coisas acabarem não dando certo por algum motivo e você acabar sendo demitido sem justa causa antes de completar os 6 meses exigidos para requerimento do seguro desemprego então poderá pedir o seguro desemprego porque os tempos de serviço neste caso se somam.

Veja abaixo na Tabela por quanto tempo você tem que trabalhar para ter direito ao seguro desemprego, quantas parcelas do seguro você tem diteiro e quanto você terá que trabalhar nas próximas vezes que for der entrada novamente no seguro desemprego.


Tabela Seguro Desemprego





Comentários

  1. Dei entrada no meu seguro em setembro de 2012, e acabei d sair do meu emprego atual. Em fevereiro agora já posso dar entrada novamente?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso esperar 1 ano e 6 meses para dar entrada no seguro novamente, se você der entrada em fevereiro é bem provável que tenha o pedido negado, mas você tem até 3 meses a partir da data de homologação da demissão para dar entrada no seguro desemprego, sendo assim, se esperar até próximo do fim de seu prazo pode ser que consiga pegar o seguro desemprego novamente

      Excluir
  2. Anônimo20:12

    Sai da empresa atual em 20/02/2014 trabalhei 7 meses mais ja recebi o seguro desemprego da empresa anterior que trabalhei 1 ano e 7 meses e recebi 4 parcelas fui demitida em 29/11/2012 ou seja pra que eu possa receber um novo seguro conta da data que foi dado baixa na minha carteira ou de quando recebi a última parcela?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:20

    Em alguns lugares dizem que se pode receber novamente o seguro desemprego com 16 meses apartir da data em que foi dado baixa na carteira eu acabei de sair de uma empresa e tem 15 meses no caso eu posso esperar completar os meses que faltan para dar entrada novamente?

    ResponderExcluir
  4. Me mandaram embora do meu emprego, estou cumprindo aviso até final do mês mas já arrumei outro emprego que vou começar dia primeiro. Minha dúvida preciso dar entrada no seguro mesmo já tendo arrumado outro serviço e se perco o seguro e tipo vamos supor que me mandem embora daqui 9 meses consigo pegar o seguro que deixei de pegar? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ja peguei o seguro denseprego com 5 mes e 29 dias 3 pacelas voutei a trabalhar e trabalhei 7 mes e 12 dias nesse caso eu tenho direito no seguro ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um ano é quatro mais eu pegou seguro

      Excluir
    2. Se você nunca pegou o seguro desemprego não, a primeira vez que você pega seguro desemprego você tem que ter trabalhado no mesmo emprego por 18 meses.

      Excluir
  6. Anônimo13:21

    Eu pegue o seguro a um ano e 2 mês e trabalhei um ano e1uno 3 mês tenha direito???

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13:23

    Trabalhei 1e 3 tenho direito ao seguro

    ResponderExcluir
  8. Peguei o meu FGTS há um mes.. mais por motivos pessoais, nao pude dar baixo no meu seguro desemprego. Gostaria de saber se agora ainda há possibilidades deu conseguir pega-lo?

    ResponderExcluir
  9. +priscila lara Você tem três meses para dar entrada em seu seguro desemprego, lembrando que vocÊ tem que ter em mãos os documentos rescisórios, carteira de trabalho e o documento que você recebeu ao retirar o FGTS.

    ResponderExcluir
  10. Dei entrada no seguro recebi apenas uma parcela e voltei a trabalhar porem após três meses fui dispensada,nesse caso posso dar entrada no seguro novamente

    ResponderExcluir
  11. +gilmaria oliveira ribeiro, se você deu entrada em seu seguro você não pode receber mais. agora você só receberá outro depois de 18 meses.

    ResponderExcluir
  12. Olá dei entrada no meu ultimo seguro desemprego em 04 de fevereiro de 2013, voltei a trabalhar em 01 de setembro de 2013, porém fui demitida no dia 01 de outubro de 2014 com rescisão indenizada, posso dar entrada no seguro desemprego, contado com a data da ultima entrada do seguro dá 20 meses.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. +Ana Paula Ramos, Você pode dar entrada normalmente, porque já se passaram mais de 18 meses desde da última entrada no seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia caros, dei entrada no meu último seguro em maio de 2013 e recebi tudo. Depois entrei numa empresa e passei 7 meses, e depois em outra no contrato de experiência de 3 meses agora em julho de 2014, pelo tempo de carteira posso receber o seguro msm trabalhando nesse último só 3 meses? E se eu tiver direito a receber, onde adquiro o Doc pra da entrada? grato

    ResponderExcluir
  15. Alberto Quirino, ainda não se passaram 18 meses de carência para poder dar entrada em seu seguro desemprego, e o cálculo é feito pela data do último mês de recebimento do seu seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  16. Trabalhei 3 anos e fui demitido, dei entrada no seguro onde peguei 5 parcelas, das quais recebi somente 2 e voltei a trabalhar, o seguro se cancelou automaticamente e depois de 5 meses de trabalho mais 1 mes de aviso indenizado fui demitido e peguei mais 3 parcelas totalizando as 5 apos pegar a ultima parcela voltei a trabalhar em 07/10/13 até os dias de hoje. A duvida é: Se eu sair hoje pego o seguro ou não? Os 6 meses anteriores contam para qual período aquisitivo?

    ResponderExcluir
  17. Gregory, fazem 13 meses desde que você pegou seu ultimo seguro desemprego, mesmo que as parcelas deste tenham completado a do anterior a contagem de tempo se iniciou novamente em 10/2013, neste momento você não tem direito de requerer o seguro desemprego, apenas depois de se completarem os 18 meses de intervalo entre este e o ultimo.

    ResponderExcluir
  18. A minha duvida e, se eu conto os dias de carencia a partir da data de entrada no seguro, ou a partir da ultima parcela, pois eu tinha um seguro bloqueado e quando sai da empresa desbloqueei, mais como trabalhei mais de 6 meses ja tenho direito ao seguro, mais contudo, a partir de qual data posso dar entrada no novo seguro?
    Grato.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo15:58

    Gente eu peguei a minha última parcela do seguro em outubro de 2013. Fichei numa firma de janeiro a abril de 2014, só 3 meses! Dps fichei novamente agora de agosto a outubro de 2014. Novamente só 3 meses. Totalizando os meses trabalhados dão 6 meses. Será que eu tenho direito de pegar o seguro desemprego novamente?! Grato!

    ResponderExcluir
  20. Nunca peguei seguro desempre e já estou completando 1 ano de empresa fichado, tenho direito de seguro desemprego?

    ResponderExcluir
  21. +Adnilson Nazario, Até ano passado você teria direito ao seguro desemprego , mas o governo federal mudou as regras para poder pegar o seguro, você apenas pode dar entrada no seguro desemprego depois de 18 meses.

    ResponderExcluir
  22. O aviso indenizado é considerado para contagem dos 16 mesea de carência?? Tenho 15 + 1 de aviso soma os 16 meses. Conforme a CLT ele integra tempo de serviço e faz cômputo para todos os efeitos legais trabalhistas.

    ResponderExcluir
  23. Amanda , o seu aviso prévio conta sim , pois você ainda é uma funcionária da empresa.

    ResponderExcluir
  24. Tenho duas dúvidas. A primeira e se devo contar 18 meses a partir da data da entrada no seguro ou da última parcela ? E a segunda e se devo ter trabalhado 6 meses na mesma empresa ou posso ter trabalhado 3 meses em uma empresa e 3 meses em outra por exemplo . aguardo resp pfvr

    ResponderExcluir
  25. Tenho duas dúvidas. A primeira e se devo contar 18 meses a partir da data da entrada no seguro ou da última parcela ? E a segunda e se devo ter trabalhado 6 meses na mesma empresa ou posso ter trabalhado 3 meses em uma empresa e 3 meses em outra por exemplo . aguardo resp pfvr

    ResponderExcluir
  26. +Priscila Barbosa, você tem que começar a contar a partir da última parcela do seguro desemprego.

    E o governo mudou as regras para dar entrada no seguro desemprego, agora são 18 meses de trabalho na mesma empresa para poder dar entrada no seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  27. Recebi seguro em 2013... Dei entrada no mês de abril... Recebi ate o mês de outubro peguei todas as parcelas em outubro de 2013 comecei trabalhar sai dia 30/01/2015... A dúvida eh conto a carência a partir da ultima parcela ou a partir da data q deu entrada anteriormente?

    ResponderExcluir
  28. As regras mudaram, se tiverem dúvidas entre em contato via comentários.

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde sai do meu emprego no começo desse ano , porém mesmo tendo direito não dei entrada no seguro pois consegui um trabalho como autonoma(no qual ainda estou trabalhando) posso dar entrada nesse seguro agora ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, existem algumas variáveis, como tempo de serviço, o motivo da dispensa do emprego e o que é mais importante para você, existe um limite de 90 dias para poder dar entrada no seguro,

      Excluir
  30. Eu ja peguei seguro desemprego 3 vezes, depois de um ano e meio de carteira registrada fui demitida, posso dar entrada novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já faz 18 meses da última parcela em que você pegou o seguro desemprego você tem direito sim, a partir do momento em que você foi demitida você tem 3 meses para dar entrada no seguro desemprego.

      Excluir
  31. Peguei seguro 3 vezes, depois de um ano e mio com carteira registrada fui deminida. Posso dar entrada de novo? pela quarta vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, resumindo a nova regra do seguro desemprego, para a primeira vez que você for pegar o seguro desemprego você tem que ter trabalhado 18 meses na mesma empresa, depois que você recebeu no seu próximo emprego você tem que trabalhar 12 meses para pegar 4 parcelas do seguro desemprego e 24 meses para pegar 5 parcelas, na terceira vez em que você pedir o seguro desemprego se você trabalhar 6 meses pega 3 parcelas do seguro desemprego, 11 meses para pegar 4 parcelas e 12 meses para pegar 5 parcelas.

      Excluir
  32. Trabalhei em uma empresa por 4 anos ,fui mandado embora e logo já passei outra empresa e não dei entrada seguro desemprego, e agora trabalhei por 10 meses em outra fui mandado embora,eu pego ainda seguro empresa trabalhei por 4 anos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

VOCÊ PODE ESCREVER O QUE PROCURA AQUI EM BAIXO.




Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação