como alugar uma casa na praia

Que bom sair de ferias, poder descansar, ficar com a família e amigos e se divertir sem preocupação. Muitas pessoas passam boa parte do ano economizando e planejando para que as ferias sejam especiais, outras mais aventureiras decidem o destino da viajem quase no dia da partida.A também as pessoas que decidem aproveitar um feriado prolongado ou as festas de fim de ano para viajar. Um dos destinos mais procurados é o litoral e muitas famílias e pessoas preferem alugar uma casa ou apartamento para a temporada do que ficar em hotéis ou pousadas, o que deveria garantir a privacidade e conforto da família, mas é preciso tomar alguns cuidados para alugar uma casa no litoral para que as ferias não se transformem em um verdadeiro pesadelo.
Muitas pessoas optam por alugar apartamento para temporada através da internet ou classificados em jornais, outras preferem alugar de vizinhos ou conhecidos, mas de qualquer forma é preciso ficar de olho em algumas coisas.
Se escolher um imóvel, apartamento ou casa dentro de condomínio fechado é muito importante saber as regras deste condomínio, por exemplo, condomínios com quadra esportiva, piscina e churrasqueira, algumas vezes só permitem que os proprietários utilizem  essas dependências, se você escolheu o imóvel pensando nessas comodidades é melhor ligar no condomínio e se informar se poderá utiliza-las para não ter aborrecimentos depois.





Caso deseje levar animais de estimação ou for viajar com uma turma grande de amigos, é importante saber também se o condomínio ou proprietário permitem a entrada de animais no imóvel ou se existe um limite para numero de pessoas no imóvel pois se você alugar antes de perguntar pode ser que seja barrado por causa de seu bichinho ou por estarem em muitas pessoas.
Antes de alugar você também precisa perguntar a respeito dos móveis e utensílios disponíveis para uso na casa, faça uma especie de check up com o dono do imóvel de temporada que deseja alugar, pergunte se o imóvel tem chuveiro, fogão, geladeira, colchões, e demais objetos que você considere essencial pois o que não tiver disponível você terá de levar de casa ou passar sem, e muitas vezes pode ser determinante na sua decisão de alugar ou não ao imóvel de ferias.
Ao escolher o imóvel, depois de ligar e fazer as perguntas necessárias, procure o local do imóvel no Google Maps e veja como é a área em torno do imóvel, se existem padarias, restaurantes e supermercados nas proximidades pois muitas vezes esses comércios serão essenciais a seu conforto, aproveite e verifique a distancia da praia para o imóvel que deseja alugar, se existe iluminação publica e etc.
Lembre-se que fotos nem sempre falam a verdade, ao se interessar em alugar um imóvel na praia para a temporada procure entrar em contato com o dono do imóvel e antes de fechar contrato peça que ele lhe dê alguns telefones de referencia de famílias que já alugaram o imóvel, ligue para essas famílias e veja a opinião geral delas sobre o imóvel e localidade.
Mesmo que seja apenas por alguns dias ou uma semana, é preciso fazer um contrato de aluguel  onde devem constar não só a condição do imóvel como também os utensílios e móveis que existirem dentro dele e o período de locação e  valores do contrato. Isso dá segurança ao locador e a quem aluga e ainda garante que não existam surpresas ou cobranças adicionais.
Ao chegar no imóvel alugado, verifique se a descarga, torneiras, chuveiro, tomadas e interruptores funcionam corretamente e se os utensílios, móveis e condições presentes no contrato estão de acordo com o imóvel, se houver alguma coisa errada ligue para o proprietário no mesmo instante, ele é quem tem obrigação de resolver esses problemas, mas caso não sejam resolvidos fotografe tudo  e tome providencias junto ao proprietário, se preciso no Procon ou na justiça.