Como Se Tornar um Policial Militar - SP

A polícia militar de São Paulo é uma instituição que recebe muitos candidatos para ingressar no serviço de segurança pública, mas para o candidato não basta apenas querer entrar para a polícia militar, existem alguns fatores que podem tornar o seu ingresso na PMSP mais difícil, através deste artigo vou tentar detalhar como você pode acumular as informações para diminuir a influência destes fatores e facilitar a sua entrada no serviço público. 

Como é feita a seleção para a entrada na PM-SP.

Entrar na polícia militar do estado de São Paulo não é tão simples como arrumar um emprego na iniciativa privada, não adianta formular um belo currículo com todas as suas experiências profissionais e seu currículo acadêmico, a entrada na PM - SP acontece através de aprovação em concurso público, este concurso público acontece com uma certa regularidade, então provavelmente você terá tempo hábil para preparar um material de estudo, realizar simulados e no dia da prova conseguir uma boa colocação dentro dos aprovados no concurso da polícia militar.



O Concurso público da PMSP.

Existem algumas formas de entrar para a polícia militar de São Paulo, através do Curso de Formação de Oficiais da PM, onde o candidato após aprovado no curso passa diversas patentes sendo nomeado como um oficial da polícia militar, este concurso acontece todo ano e é bem concorrido.
Outra opção e ingressar na polícia militar como soldado da PM onde o candidato passa por uma prova teórica, uma prova física o TAF, o teste de aptidão física, este teste tem uma reprovação alta. Depois disso tudo o candidato ainda é sujeito a uma investigação social.



Como acompanhar o lançamento do concurso.


O concurso da PM acontece com uma certa regularidade, está sempre que disponível no diário Oficial do Estado de São Paulo, mas fica um pouco difícil verificar diariamente se o concurso saiu ou não, então recomendo algumas formas alternativas para acompanhar o lançamento do edital. Algumas opções são:

O Jornal JC Concursos;
O Jornal Folha Dirigida;
O Site PCI Concursos.

Os jornais Folha Dirigida e Jc Concursos estão nas bancas semanalmente, já o site PCI concursos traz novidades diárias, então fica bem mais fácil acompanhar a saída do concurso da Polícia Limitar por estes meios.






Policiais militares de SP





Como estudar para o concurso da PM SP.

O último concurso da PM-SP foi em 2018 e abriram mais de 2500 vagas para soldados da PM, mas com a promessa do novo governador do estado João Dória prometeu mais reforços para as forças policiais, então é provável que um novo concurso da PM está próximo.

Para começar a se preparar eu recomendo que você adquira um material compilado com as matérias que caem neste concurso, claro que você pode estudar por livros ou por vídeos do Youtube, mas vai te faltar  a organização deste material, então recomendo que ganhe tempo estudando por um material específico para o concurso da PMSP.

Vou indicar alguns cursos para que você possa estar preparado para o concurso da PM-SP, nenhuma destas empresas listadas pagaram para estar nesta lista, são as que conheço e é claro que também existem outros excelentes cursos preparatórios para a PM, mas não posso recomendar algo que não conheço, então listo as que mais gostei.

Você pode encontrar materiais de qualidade em sites de cursos para concursos como:

Focus Concursos.

 É uma empresa localizada em Cascavel no Paraná, trabalham com cursos presenciais, mas também tem um ótimo material de cursos online, é um dos cursos com o melhor custo-benefício.












O Focus concursos é responsável pela aprovação de milhares de candidatos na área policial.


Estratégia Concursos.

Talvez o curso que tenha a maior quantidade de questões e questões comentadas, o foco deste curso são os PDFs que são detalhados e com explicações com estudo de caso, as aulas em video também acompanham o curso, mas eu acho totalmente desnecessários, já que os PDFs são sensacionais.














Existem outros ótimos cursinhos para concurso, mas deixo minhas impressões nos dois que conheço.


Quem pode ser soldado da PMSP.

Existem muitas informações desencontradas sobre este tema, uns dizem que o candidato a soldado não pode ter menos de 1,70 m, outros que não podem ter tatuagens, enfim o tema polêmico, mas o que vale são as palavras da Secretaria de Segurança de SP e a letra do edital, no dia em que este artigo foi escrito as regras para que uma pessoa se torne um soldado da polícia é:

1) Ser Brasileiro. 

Quer dizer que um brasileiro nato pode ser um soldado e que um brasileiro naturalizado também pode ser um policial militar, porque ele também é brasileiro.

2) Apresentar o Certificado de Reservista. 


Apresentar a reservista, o certificado de isenção ou a o certificado de dispensa do serviço militar.
Se o candidato estiver servindo o exército deverá apresentar uma autorização do seu oficial superior.
Mulheres não precisam seguir este requisito, pois não são obrigadas a servirem o exército.


3) Idade entre 18 e 30 anos. 


O candidato a soldado da PM tem que estar nesta faixa etária no dia da inscrição, quer dizer que tem que estar dentro desta faixa de idade no dia da inscrição, então se você tem 17 anos, mas faz 18 até o dia da inscrição no concurso você pode participar do concurso, o mesmo para pessoas que têm 30 anos, mas não fazem 31 antes do dia da inscrição.

4) Não ter registro de crimes na sua ficha de antecedentes criminais.


Para entrar na Polícia Militar o candidato não pode ter qualquer antecedente criminal, às vezes coisas simples como uma briga familiar ou dirigir embriagado pode tirar de você o sonho de ser um policial militar.

5) Ter o ensino médio completo.


O ensino médio, antigo segundo grau é um requisito necessário para o concurso da PMSP, se você não tem o ensino médio e quer terminar, veja como terminar seus estudos neste artigo.

 Se você ainda está cursando o ensino médio é importante que você já tenha terminado no ato da inscrição.

6) Altura mínima para o soldado da PM SP.


Como já dito anteriormente este é um dos tópicos mais discutidos, mas a orientação oficial é que o soldado da PM-SP tenha a altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 para mulheres.

7) Estar em boas condições físicas.


Este requisito é o que é mais negligenciado pelos candidatos, muitos pagam caro em cursos, livros, apostilas, estudam por meses ou anos, mas esquecem do condicionamento físico, o que pode levá-los a serem reprovados no TAF.

8) Ter boa sanidade mental e autocontrole.


A seleção para polícia militar é muito rígida e o aspecto psicológico conta muito, talvez você diga que não tem nenhum problema mental, então não terá problemas, mas não é apenas esse critério que é avaliado, o teste psicológico da PM analisa também o seu controle emocional e a resposta a estímulos, então uma pessoa muito agressiva não passará neste teste e uma pessoa muito frágil e emotiva, que se comove com qualquer situação também pode ser desclassificada.

9) O soldado da PM tem que ser uma pessoa idônea.


O candidato vai passar também por uma pesquisa social, onde a vida do candidato vai ser analisada, estes critérios não são divulgados pela banca que organiza o concurso, então não posso detalhar aqui o que pode atrapalhar, mas é de comum acordo que a pessoa tem que ter uma vida de acordo com a moral e com os bons costumes.



 Benefícios dos Soldados da PM SP.

 

Carreira com grandes oportunidades de crescimento. 

A polícia militar é uma carreira que oferece grandes oportunidades de crescimento, existem várias patentes que o soldado pode alcançar através de cursos ou concursos internos. Estas promoções são graduais e ocorrerão durante o tempo de serviço do candidato.

 

Estabilidade no serviço público. 

O serviço público pode oferecer a estabilidade para alguns ramos da administração pública, o soldado da polícia militar de São Paulo goza deste benefício, o soldado após 3 anos de estágio probatório é considerado servidor efetivo e estável, podendo ser demitido ou exonerado somente através de um processo administrativo, onde ele tem o direito à ampla defesa. 


Assistência médica e odontológica.

O policial e sua família conta com a assistência médica, psicológica e odontológica, então é uma preocupação a menos que o policial da PM SP tem que passar.



Considerações finais.

Tendo estas informações se você tem o sonho de ser um policial da polícia militar e cumpre todos os requisitos acima, comece a estudar e acompanhe as publicações nos sites de concursos que indiquei acima, vale lembrar que não deixe de treinar para o TAF, porque é uma das etapas que mais desclassifica candidatos.