Ensino fundamental e médio a distancia

Precisa terminar os estudos mas não tem tempo para frequentar a escola, veja neste texto como terminar o ensino fundamental ou médio a distância.

Quem precisa concluir os estudos para ter uma melhor chance no mercado de trabalho agora pode fazer isso em casa, em seu horário livre. Mesmo pessoas adultas que mal saber ler e escrever tem agora a oportunidade de terminar seus estudos através de diversos programas como projeto EJA educação para jovens e adultos, o programa ENCCEJA e o programa CEEJA.

Encceja - Exame nacional de certificação de competência para jovens e adultos:

É um exame que certifica que o jovem ou adulto tem o conhecimento necessário para iniciar seus estudos no ensino médio (serve para concluir o ensino fundamental) mesmo que não tenham como comprovar que já concluíram o ensino fundamental.

Pode ser utilizado por pessoas que tiveram que deixar os estudos antes da conclusão, pessoas que não tem condições de apresentarem seus históricos escolares ou por quem teve que parar a escola e por isso não pode concluir o ensino fundamental na idade correta.

Como se inscrever no Enem


Concluir ensino médio de forma fácil



terminar estudos em EAD


Trata-se de um exame para conclusão do ensino fundamental,formado por provas de linguagem (português, língua estrangeira, artes e esportes) matemática, ciências naturais, história, geografia e redação.

Concluir o ensino fundamental através do Encceja:

Para concluir o ensino fundamental pelo exame, o candidato deve obter acima de 100 pontos em cada matéria e  tirar nota superior a 5  pontos na redação.
Para ajudar nos estudos dos candidatos, o INEP oferece o material didático necessário para se preparar para o exame no endereço:

http://portal.inep.gov.br/web/encceja/materiais-para-estudo

Como participar:

Para participar o candidato tem que ter mais de 15 anos.
A participação e o material de estudos  são gratuitas.
Para se inscrever basta acessar:

http://encceja.inep.gov.br/

E preencher o cadastro com seu RG, CPF, Endereço para recebimento do cartão de confirmação.
 Este formulário de inscrição deve ser preenchido com toda a calma e cuidado pois nele você dirá o local onde deseja fazer a prova  e todas as informações importantes sobre o exame.
Quem mora no Brasil só pode utilizar o exame Encceja para concluir o ensino fundamental.
Apenas brasileiros que moram fora do país podem utilizar o Encceja para concluir o ensino médio.

EJA- Educação para jovens e adultos:

O EJA é um projeto oferecido gratuitamente para a conclusão do ensino fundamental ou médio por varias instituições. Você pode optar por concluir o ensino fundamental ou concluir o ensino médio através de aulas presenciais ou aulas a distancia, onde você poderá ter aceso a apostilas via internet ou impressas e só precisara comparecer em algumas ocasiões obrigatórias na instituição de ensino.
 No EJA o aluno escolhe uma área para estudar por semestre, entre

  • linguagens e suas tecnologias (português, artes, inglês e educação física)
  • ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física),
  • ciências  humanas e suas tecnologias (historia geografia, filosofia e sociologia)
  • matemática. 
Recebe então o material de estudos relativo a área escolhida e pode estudar em casa, no tempo livre, podendo ir até a instituição de ensino em datas programadas para esclarecer duvidas que tenha sobre o conteúdo,.
Depois é necessário marcar a prova e se for aprovado, aquela área de estudo estará eliminada.
Para participar o interessado precisa ter mais de 16 anos para o ensino fundamental e mais de 18 para o ensino médio.

Em aulas presenciais o  aluno pode concluir os primeiros anos do ensino fundamental em  aproximadamente 4 semestres , os anos finais do ensino fundamental em até 4 semestres e  o ensino médio em 3 semestres, a opção a distancia só é dada aos últimos anos do ensino fundamental e ao ensino médio.

A inscrição é feita diretamente na instituição de ensino que ofereça o programa, sendo necessário apresentar  o RG, CPF e o histórico escolar onde conste o ano em que está no ensino fundamental ou a conclusão do ensino fundamental. Se não tiver o histórico, o certificado de conclusão do ensino médio obtido pelo Encceja pode ser utilizado.
Informe-se junto a secretaria de educação de sua cidade quais instituições de ensino participam do projeto EJA e se inscreva. 

Pelo Enem:

Mesmo quem já esta cursando o EJA  ou quem pretende entrar no EJA pode tentar terminar o ensino médio através da prova do Enem ou eliminar matérias através do exame, veja como utilizar o Enem para terminar o ensino médio aqui.






Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo