Renda cidadã São Paulo Inscrição

Famílias que vivem em situação de baixa renda podem participar do Programa Renda Cidadã que oferece uma ajuda financeira e apoio para melhorar de vida.

O que é o programa renda cidadã:

É um programa  presente em diversos estados brasileiros  que visa ajudar famílias em situação de risco e pobreza  através transferência de renda imediata e ações de crescimento. Cada estado tem seus próprios critérios de atendimento e valores.
No estado de São Paulo,  o programa renda cidadã atende famílias de renda mensal per capita de até meio salário minimo.
O programa ocorre de maneira descentralizada, em parceria com os municípios do estado que precisam manifestar adesão ao programa para participarem.
São os municípios que selecionam os participantes do programa e que oferecem as ações complementares ao programa renda cidadã.



Quem pode participar do programa Renda Cidadã em Sp:

Para participar do programa é preciso comprovar ou declarar renda mensal de até meio salário minimo por pessoa da família (você deve considerar como sua família, apenas as pessoas que moram sob o mesmo teto que você e que participam da renda familiar) e comprovar que mora no município em que se cadastrar para o programa.
Além disso, é preciso se enquadrar em pelo menos um dos seguintes critérios:
  • Que a família seja chefiada por uma mulher (mãe, avó).
  • Que existam pessoas com idade inferior a 18 anos na família.
  • Que existam membros da família cumprindo medidas socioeducativas.
  • Que exista na família pessoa egressa do sistema penitenciário ou que se encontre preso.
  • Presença de pessoa com deficiência física ou incapacitada de trabalhar na família.
  • Presença de idoso com mais de 60 anos na família.
  • Se houver em sua família crianças de até 6 anos de idade é preciso comprovar que  foram vacinadas com todas as vacinas obrigatórias (apresentando a carteira de vacinação) 
  • Se houver em sua família crianças entre 6 e 15 anos de idade, é preciso comprovar que estão matriculadas na escola e que tem frequência maior que 75%.



renda cidadã

Como o Programa Renda Cidadã funciona:

Ao se cadastrar a família passa a receber um valor fixo mensal de R$ 80,00. Esse dinheiro pode ser recebido através de um cartão magnético do Banco do Brasil.
É possível permanecer no programa por 36 meses (3 anos), sendo que a cada 12 meses a família passa por uma avaliação feita por um gestor municipal. Essa avaliação é para verificar se as condições da família ainda estão dentro dos critérios do Programa renda Cidadã.
Para participar e permanecer no programa renda cidadã, o cidadão deve se comprometer  a participar de ações complementares do programa que visam oferecer ao cidadão a condição necessária para melhorar de vida. Você pode participar de uma ação que se enquadre em seu horário e na sua disponibilidade porém não pode deixar de participar.

Como são essas ações complementares:

São atividades que dão maior oportunidade de desenvolvimento as famílias possibilitando a inclusão social e favorecendo sua autonímia futura.
São iniciativas como o Apoio a Formação e Capacitação do trabalhador, que oferece cursos para formação e capacitação profissional do beneficiário e como o Serviço socioeducativo que visa a emancipação e participação social da família.

Como se cadastrar:

Para se cadastrar no Programa Renda Cidadã São Paulo é preciso procurar  um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  próximo de sua casa para fazer o cadastramento.
Leve documentos que possam comprovar sua situação, como:
  • A carteira de trabalho dos membros ativos da família, os que trabalhem e os que estejam desempregados.
  • Certidão de nascimento das crianças até 6 anos e carteira de vacinação.
  • Atestado de matricula e frequência das crianças entre 6 e 17 anos, junto com seus RGs
  • Comprovante de residência ( contas de água, energia elétrica ou gás em seu nome ou contrato de aluguel, carne de IPTU ou declaração de próprio punho de que reside no endereço informado)
É preciso que seja possível lhe contactar no endereço fornecido.

Em caso de duvidas é possível obter orientação no CRAS mais próximo de sua casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação