Cursos de musica e arte gratuitos no Rio de Janeiro.

Quem sonha trabalhar um dia em contato com a arte, seja na atuação teatral, tocando um instrumento, cantando num coral ou mesmo na parte técnica muitas vezes tem dificuldades em se profissionalizar ou se especializar. 
 Cursos nessa área são na maioria das vezes muito caros e não possuem cobertura de programas como FIES ou PRO UNI em muitos casos.
Quem quer ser um profissional da área artística pode contar com os cursos  gratuitos da FAETEC para especialização na área artística e técnica de orquestra, banda, coral e teatro.



Quais os cursos disponíveis:

A FAETEC tem cursos em diversas áreas de atuação que podem ser feitos como iniciação profissional, em conjunto ou após o ensino médio na modalidade  técnico e cursos superiores.
Na  área musical existem diversos cursos.
Há diversos cursos de profissionalização em instrumentos musicais que podem ser para banda ou orquestra. Existem cursos dos seguintes instrumentos:
Clarineta, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone alto e tenor, trombone, trompa, trompete, tuba, bombardino, teclado, trombone, trompete, tuba, viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho, clarinete, contrabaixo, flauta, flauta doce, flauta transversa, precursão e bateria, piano, guitarra.
Há também os cursos de canto e canto para coral, musicalização infantil.
Na área teatral existem cursos de contador de história, iniciação teatral e teatro musical.
Existem também os cursos de aperfeiçoamento  nas funções de bastidores  e área técnica para espetáculos, como maquiagem para espetáculo, modelagem e confecção de adereços, modelagem e costura de fantasias, assistente de camarim, assistente de produção cultural, contrarregra, figurinista, iluminador cênico, sonoplastia,  pintura cênica, produção de textos teatrais, recreador animador cultural, roteirista e carpinteiro teatral.
Também existem cursos de efeitos digitais, como cinematografia digital, composição e efeitos visuais, editor de vídeo e escultura laminação e efeitos especiais.







Como é feita a seleção:

O interessado deve se inscrever no período determinado no site:

http://www.faetec.rj.gov.br/

Para se inscrever é preciso ter CPF próprio, as inscrições são gratuitas.
Seu nome será encaminhado a um sorteio publico com data agendada pela própria FAETEC e de responsabilidade da instituição.
Os candidatos sorteados participam de um processo seletivo onde sua habilidade com o instrumento musical escolhido será avaliada, mesmo sendo sorteado é preciso ser aprovado no teste de aptidão para conquistar a vaga no curso desejado.
A data do processo seletivo precisa ser verificada na unidade de ensino escolhida pelo candidato.
A avaliação corresponde a um teste teórico e pratico onde o candidato devera demonstrar algum conhecimento em leitura de partitura e desempenho no instrumento e será avaliado por pelo menos 2 profissionais.

Como fazer a matricula:

Após participar do sorteio e do processo seletivo e ser aprovado, é preciso procurar a unidade de ensino para a qual se inscreveu dentro do período divulgado no site oficial descrito acima. É preciso consultar o site regularmente para não perder o período de matricula pois se isso acontecer o candidato perderá a vaga que tem direito.
O candidato precisa comparecer pessoalmente na unidade de ensino para fazer a matricula, caso tenha menos de 18 anos de idade é preciso estar acompanhado de um maior responsável. Caso o candidato não possa comparecer para efetuar a matricula pessoalmente por motivo de força maior, é preciso que um procurador munido de procuração particular vá  realizar a matricula no lugar do candidato.
No ato da matricula é preciso estar com original e cópia de um documento de identidade (RG, CNH, CTPS) e CPF, tanto do futuro aluno quanto do responsável no caso dos menores. Também é preciso apresentar um comprovante de residência recente, com no máximo de 3 meses  de emissão (contas de água, luz, telefone e gás) e comprovante de escolaridade (histórico ou declaração).
Não é preciso levar foto 3x4 pois a foto para identificação do aluno será tirada no momento da matricula.
Para garantir a vaga é necessário ainda que o aluno compareça nas duas primeiras semanas de aula, caso seja obrigado a faltar deve apresentar um documento que justifique essa falta.

Preenchimento das vagas remanescentes: 

Caso o candidato seja aprovado mas não consiga realizar a matricula no período designado, é possível procurar a unidade de ensino e perguntar sobre vagas remanescentes.
Os candidatos que não forem aprovados em uma primeira chamada, podem se matricular se houverem vagas remanescentes, neste caso, é preciso chegar cedo a unidade de ensino pois as vagas remanescentes são distribuídas conforme a ordem de chegada dos candidatos.






Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação