Passe livre Riocard para universitários do Rio de Janeiro

Quem estuda já tem que arcar com uma série de gastos que muitas vezes levam o orçamento do estudante ao limite, mesmo que se estude em universidades publicas ou com bolsa de estudos de programas como o PROUNI ou com ajuda do FIES, o estudante tem que gastar com livros, xerox de material,  alimentação e transporte.


Para melhorar um pouco a situação do estudante , a partir do inicio de 2014 A cidade do Rio de Janeiro passou a oferecer um cartão de gratuidade de transporte para universitários o Rio Card. Estudantes que estejam fazendo cursos de graduação em universidades localizadas no município do Rio de Janeiro.
Se estudam em universidades privadas é necessário que sejam bolsistas do PROUNI ou beneficiários de políticas afirmativas ou ainda que tenham financiamento do FIES.


Se estudantes de universidades publicas é preciso comprovar renda familiar per capta de até 1 salário mínimo, ou ser aluno beneficiário de programa de cotas ou políticas afirmativas
Também é preciso que o estudante more dentro do município do Rio de Janeiro e que esteja devidamente matriculado e com a frequência comprovada por semestre.



Como funciona:



Os estudantes poderão utilizar o cartão Rio Card para obter o passe livre em ônibus das linhas municipais do Rio de Janeiro. O cartão de gratuidade Rio Card não pode ser utilizado em ônibus intermunicipais, trens, metrôs e nem em barcas, também não podem ser utilizados em ônibus municipais fora do município do Rio de Janeiro.
O cartão é emitido gratuitamente e já é entregue no dia do cadastramento.

Quantas Viagens eu Posso Usar com o Riocard?

Com ele o estudante pode realizar até 4 viagens por dia e pode utilizar esta cota para realizar até 2 integrações com o Bilhete Único Carioca.
São ao todo 76 viagens por mês, obedecendo o limite diário acima descrito, caso o estudante não utilize todo o saldo mensal, este não se acumula com o mês seguinte.
O cartão Rio Card pode ser utilizado a qualquer dia ou horário, inclusive fins de semana e feriados.
Se o estudante tiver matriculado em mais de um curso em instituições diferentes, só poderá pedir um cartão Riocard.

Quem tem o cartão Bilhete Único Carioca Universitário?

Aqueles que já possuem o Bilhete Único Carioca Universitário podem utilizar o cartão  Riocard normalmente até o fim de seu saldo, mesmo após fazer o cartão Riocard novo da gratuidade, quando o saldo acabar, o BUC Universitário será cancelado.
O cartão tem validade de um ano a partir da data de cadastramento e deve ser recarregado em pontos de recarga eletrônicos ao longo deste ano em todos os meses. Após esse período é preciso revalidar  o cartão, para isso é preciso agendar um novo atendimento no site e comparecer no posto de atendimento no horário e dia agendados, o cartão não será trocado.

Como se cadastrar para receber o Passe Livre Universitário:

É preciso acessar o site:

www.riocard.com/passelivre


E clicar em agendamento, onde o estudante deve selecionar o tipo de situação o representa (bolsista, cotista ou baixa renda). Digitar seu CPF no campo indicado. Se você já for cadastrado basta seguir com o agendamento, caso ainda não seja cadastrado é preciso preencher o formulário com seus dados pessoais, melhor que esteja com seu RG em mãos no momento do cadastramento.

Também é preciso informar sua renda e quantas pessoas residem em sua casa, além de informações sobre imposto de renda.
Depois escolha um dos postos de atendimento que realizam o cadastramento do Passe Livre universitário e um dia e horário disponíveis. Os endereços dos postos de atendimento são:


Posto Central do Brasil – Central do Brasil, subsolo, Praça Cristiano Otoni, s/nº. Centro
Posto Carioca – Rua da Carioca, 44. Centro
Posto Assembleia – Rua da Assembleia, 10, subsolo , loja C. Centro
Posto Terminal Alvorada – Av. das Américas, s/nº. Terminal Alvorada. Barra da Tijuca





Documentos exigidos para conseguir o beneficio:

No dia e data marcados,  você deve comparecer ao posto de atendimento com TODOS os documentos exigidos, pois em caso contrario o cadastramento não pode ser realizado.



  • É preciso comparecer com um documento de identificação com foto.
  • RG, CNH, Carteira de trabalho)
  • CPF original
  • Comprovante de residência, que não precisa necessariamente estar no nome do estudante (contas de água, luz, telefone ou gás, com no máximo 3 meses da data de emissão) Declaração da instituição de ensino contendo carimbo, assinatura do responsável e em papel timbrado onde devem estar informados o curso e o semestre corrente do estudante (original e emitido no máximo a 30 dias)
  • Se você é bolsista do PROUNI ou cotista  é preciso levar também um comprovante de matricula ou declaração ativa que deve informar a condição de bolsista ou cotista e ser feita em papel timbrado e conter carimbo e assinatura do responsável.
  • Já se você possui baixa renda, ou seja, menos de um salário mínimo mensal por pessoa na família (que morem com você) é preciso apresentar os comprovantes de renda familiar (holerites das pessoas que trabalham em casa, declaração de imposto de renda, ou documentos equivalentes) e apresentar uma Autodeclaração  preenchida com os dados de sua família, essa declaração pode ser impressa no site onde se faz a inscrição.






Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo