Curso técnico em Análises clínicas Gratuito.

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira e uma maior preocupação geral com as condições de saúde, houve um aumento da necessidade de mão de obra especializada em coletar,  analisar e  preparar dados sobre a condição de saúde de pacientes, além trabalhadores capacitados para operar as tecnologias relacionadas com o diagnóstico e investigação de situação clinica.
Por causa desta crescente demanda, a cada dia surgem novas oportunidades para quem deseja fazer um curso técnico de analises clinicas.

Qual a função de um técnico em análises clínicas:



O técnico em análises clinicas colabora em equipes multidisciplinares, colaborando na investigação e implementação de novas tecnologias relacionadas a análises clinicas, realiza atividades de rotina de laboratórios e tarefas necessárias ao diagnóstico ou monitoramento de patologias assim como investigação microbiológica, parasitológica, imunológica, hematológica, bioquímica, de biologia molecular, entre outras. Também é responsabilidade por operar equipamentos tecnológicos dos laboratórios de saúde. 
O técnico de análises clínicas também é capacitado para coletar e preparar a amostra de material, fornecer orientação necessária ao paciente a respeito do exame e da coleta do material.
opera, calibra e cuida para que os equipamentos estejam em perfeitas condições, realizar testes laboratoriais e análises microscópicas além de realizar exames específicos, sempre de acordo com a orientação médica.








Onde trabalhar depois de formado:

Um técnico em análises clinicas tem um amplo campo de atuação, que vai desde o setor publico, em unidades de saúde e laboratórios que atendem exclusivamente o SUS como também em empresas privadas.
Pode trabalhar em hospitais, unidades ou postos de saúde, bancos de sangue, produção de reagentes laboratoriais, laboratórios de análises clínicas, clínicas médicas, laboratórios de pesquisa, industria farmacêutica e de cosméticos  e ainda instituições de ensino (universidades e escolas técnicas).



Prós e contras de um técnico de análises clinicas:



Um técnico de análises clinicas encontra um  grande campo de trabalho a sua frente onde a demanda por profissionais é grande. Com salários que podem variar entre R$1500.00 e R$2500,00 mais uma série de benefícios.

Também a grande possibilidade de crescimento na carreira, principalmente se o profissional decidir prosseguir seus estudos dentro de outro ramo da área da saúde.

É um ótimo trabalho para quem gosta de ambientes silenciosos e não gosta muito de trabalhar em equipes grandes.
Porém o trabalho de um técnico em análises clinicas  muitas vezes é feito em longos períodos em pé ou banquetas que podem ser desconfortáveis, além disso existe o risco de exposição a material tóxico ou infeccioso que pode oferecer risco biológico.
Geralmente trabalha-se em turnos alternados e por isso existe a possibilidade de se trabalhar em finais de semana ou durante a noite ou madrugada, horários que não são bem vindos por todos os profissionais.

Analise clínica com microscópio.


O Curso:

O curso técnico de análises clinicas pode ser feito por quem já concluiu o ensino médio ou na modalidade integrada ( junto com o ensino médio).
É um curso  de duração mínima de 1200 horas, das quais boa parte é cumprida em aulas práticas e um estágio obrigatório ao fim do curso, supervisionado por profissional competente.
Durante o curso serão abordados assuntos como bioquímica, parasitologia, imunologia, fisiologia, hematologia, morfologia, citologia, biossegurança, entre outros.

O que é preciso para fazer o curso técnico de analises clinicas:

Para fazer um curso técnico de análises clínicas é preciso que o candidato esteja cursando o ensino médio (para a modalidade integrada) ou já ter concluído o ensino médio. Também é preciso, na maioria das instituições passar por um processo seletivo da própria instituição, com regras e exigências próprias.

Onde fazer o curso de graça:

Através do PRONATEC é possível fazer este curso  nas faculdades Metrocamp onde o aluno pode fazer sua inscrição  online.:

http://www.metrocamp.com.br

A FAMESP (faculdade método de São Paulo) oferece bolsa de 100% nos cursos técnicos de análises clínicas através de processo seletivo da instituição, pelo programa VENCE, mais informações na pagina:

http://faculdadefamesp.com.br/t/curso-de-analises-clinicas-gratuito/

A Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) oferece este curso gratuitamente, o processo seletivo ocorre 2 vezes ao ano, sendo uma próxima ao fim do ano e outra próxima ao meio do ano, é preciso verificar com frequência no site para saber quando as inscrições se abrem.

http://www.fieb.edu.br/

A FAETEC  oferece para os alunos residentes no estado do Rio de Janeiro (com unidades em vários municípios) mais de 900 cursos técnicos, entre eles o curso de análises clínicas na modalidade integrada ou subsequente. a seleção é feita por processo seletivo da própria instituição que ocorrem 2 vezes por ano, sendo necessário verificar as datas de inscrições no site da instituição.

http://www.faetec.rj.gov.br/

A ETESB (escola técnica de saúde de Brasília) oferece a oportunidade de formação de qualidade gratuita para estudantes do Distrito Federal na área da saúde, fornecendo também a formação de técnico em análises clínicas.
Para mais informações acesse o site da instituição:

http://www.etesb.fepecs.edu.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação