Curso profissionalizante e tecnico gratuitos no Rio de janeiro

Apesar da dificuldade que algumas pessoas temem encontrar emprego, existe muitas vezes sem preenchimento que permanecem em aberto por dias e dias. Essas vagas exigem profissionais qualificados, com conhecimentos técnicos e específicos.
Possuir uma formação técnica ou profissionalizante é de longe a melhor maneira de se destacar no mercado de trabalho, porém cursos deste tipo muitas vezes são caros e inacessíveis as condições da maioria das pessoas que precisam trabalhar.


No Estado do Rio de Janeiro, quem tem vontade de fazer um curso técnico e profissionalizante pode contar com a  ajuda da FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro) que tem mais de 108 unidades distribuídas entre os diversos municípios do estado e fornece capacitação profissional  de forma gratuita.

Como funciona:

A FAETEC oferece mais de 80 opções de capacitação entre cursos profissionalizantes e cursos técnicos, distribuídos em diversas áreas diferentes como saúde, construção civil, beleza e estética entre outros, divididos entre cursos livres, médios e até mesmo superiores.
Para se tornar aluno de um dos cursos da FAETEC, seja de formação inicial e continuada, l ou mesmo para as atividades artísticas como banda, orquestra e coral, é preciso antes de tudo passar por um processo seletivo compatível com o nível esperado do candidato.
As inscrições para o processo seletivo são feitas apenas pela internet e não há cobrança de taxas. 
Como as vagas são limitadas e muitas vezes o numero de interessados excede em muito o numero de vagas para o processo seletivo, os candidatos que prestarão  a prova podem ser escolhidos por meio de sorteio publico.
Este sorteio é realizado em data, horário e local previamente estabelecido, sua listagem é divulgada em seguida.
Caso seja aprovado no processo seletivo, o candidato não pode faltar em seus primeiros 15 dias de aula, a menos que tenha uma justificativa documentada (atestado médico ou outro de valor oficial) pois caso contrario poderá perder sua vaga.

Como se inscrever:

As inscrições ocorrem 2 vezes ao ano,  no inicio e no meio do ano, são totalmente gratuitas e são feitas através do site: 


http://www.faetec.rj.gov.br/

É preciso acessar o site regularmente para saber quando as inscrições estarão abertas, pois o período de inscrição costuma ser pequeno.
Para se inscrever é preciso ter CPF próprio, inscrições feitas com CPF de terceiros são canceladas.
Antes de concluir a inscrição é recomendado que o candidato leia as normas da mesma, também que observe os pré requisitos pois quando você concluir sua inscrição estará concordando com essas normas.
Através do site acima é possível verificar as unidades da FAETEC de fácil acesso  ou próximas a sua casa, também é possível verificar quais cursos estão disponíveis nestas unidades, é bom que o candidato já saiba com antecedência que curso deseja fazer e onde antes da inscrição.
Ao finalizar sua inscrição, o numero de inscrição será fornecido, imprima o comprovante de inscrição e  anote o numero fornecido em algum lugar seguro e do qual se lembre se necessário.
É importante acompanhar sua inscrição para saber datas e horários da prova, além do local e se houver uma possível mudança.






Como se matricular:

Após ser aprovado em processo seletivo ou sorteado o candidato deverá procurar a unidade de ensino para a qual foi selecionado no período designado no site.
É preciso que o candidato compareça pessoalmente no ato da matricula pois a foto de sua identificação de estudante será tirada no local, o candidato menor de 18 anos deve comparecer acompanhado de um maior responsável. No  dia da matricula também deverá apresentar todos os documentos exigidos e nos casos em que houver pré requisito a cumprir, também é preciso apresentar no ato da matricula os documentos que comprovem o cumprimento da condição exigida.
Caso o candidato não compareça na unidade de ensino nas datas designadas, perderá o direito a sua vaga, mas se desejar poderá se informar  na própria instituição de ensino se há vagas remanescentes e se houverem, se inscrever nelas.

Documentos que devem ser apresentados no ato de matricula:

O candidato, e seu responsável caso tenha menos de 18 anos, deverão apresentar no momento da matricula um documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho) original, o CPF, Um comprovante de residência com no máximo 3 meses de emissão (contas de água, luz, gás ou telefone) e comprovante de escolaridade que comprove atendimento de pré requisito ( histórico escolar ou declaração da escola).






Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo