Como participar do Sisutec

Quer fazer um curso técnico que lhe ajude a conquistar uma profissão? veja abaixo como  conseguir isso gratuitamente.

Quem deseja conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho precisa se tornar um profissional qualificado antes, pensando nisso foi criado o Sisutec.

Para que  serve o Sisutec?

O Sisutec ou sistema de seleção unificado da educação profissional e tecnológica permite que participantes do ENEM tenham acesso a vagas de cursos técnicos oferecidas por instituições de educação superior, profissional e tecnológica, sejam elas publicas ou privadas, de forma gratuita.


Reserva de vagas e matricula na instituição de ensino:

O Sisutec tem uma grande quantidades de vagas exclusivas para pessoas que concluíram o ensino médio na rede publica ou com bolsa integral a rede privada, por isso é necessário marcar que deseja concorrer a estas vagas se estiver dentro desta condição, também há vagas reservadas para afrodescendentes e indígenas que também tenham cursado o ensino médio em escola publica ou com bolsa integral em instituição privada, principalmente em instituições federais. Caso não se enquadre nesta condição você pode concorrer a vagas por ampla concorrência.
Os candidatos mais bem colocados dentro do numero de vagas serão selecionados. Sendo selecionado, é preciso ir a instituição de ensino para a qual foi selecionado realizar a matricula dentro do prazo estipulado, é preciso ir realizar a matricula em posse de todos os documentos exigidos.
Como é feita a seleção?

As inscrições para o Sisutec ocorrem 2 vezes por ano, suas vagas são destinadas a pessoas que já terminaram o ensino médio e desejam fazer cursos técnicos.
Para participar o interessado precisa ter feito o ultimo ENEM anterior a inscrição. obtendo nota maior que 0 em sua redação.
Quando as inscrições abrem, o interessado precisa acessar o site http://sisutec.mec.gov.br/ com seu numero de inscrição no ENEM e sua senha de acesso a mão.






Escolher um curso para concorrer como primeira e segunda opção (observando ordem de preferência.



Depois é só ficar de olho nas notas de corte para ver se sua nota esta dentro das notas de corte, caso não esteja (ou saia durante o período de inscrição) você pode alterar as opções de curso para um que tenha nota de corte mais baixa, ficando valida a ultima opção marcada.




Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação