Como fazer laqueadura pelo SUS

Existem muitas mulheres que desejam evitar gravidez ou não pensam mais em ter filhos, e para estas existem diversos métodos contraceptivos que podem ser utilizados sem riscos e são muito seguros. 

Mas quando uma mulher esta decidida a não ter mais filhos, além dos métodos mais simples também existe a possibilidade de fazer uma cirurgia de laqueadura, desde que se entenda que este é o método mais extremo e por isso deve ser muito bem pensado. 

Requisitos para realizar uma laqueadura

Embora a cirurgia de laqueadura seja considerada simples, no qual as tubas uterinas são ligadas impedindo que o ovulo desça para o útero impedindo assim a gravidez, deve ser considerada com muito cuidado pois é de difícil reversão. 


Para que uma mulher esteja apta a passar por uma cirurgia de laqueadura ela precisa ter idade acima de 25 anos e/ou mais de 2 filhos vivos.





Foto da barriga de uma grávida


Orientação para o casal que não deseja mais ter filhos 


1 - Também é preciso que ela manifeste sua vontade de passar pelo procedimento por escrito em um documento assinado e registrado em cartório, depois passar junto com o seu companheiro por uma reunião marcada pela unidade de saúde em que profissionais de saúde esclarecem sobre outros métodos contraceptivos que embora não sejam definitivos, são bastante eficazes. 

2 - Se após a reunião a mulher ainda tiver certeza que deseja fazer a cirurgia, ainda precisa aguardar por 2 meses antes de marcar a cirurgia, tempo necessário para que o governo seja notificado e para que a família converse e chegue a uma conclusão sobre a necessidade da cirurgia e se restarem duvidas, que procure o serviço de saúde para aconselhamento . 

3 - Existem médicos que também pedem que a mulher interessada em realizar uma laqueadura passe por uma avaliação psicológica pois se houver um arrependimento futuro, dificilmente a mulher conseguira reverter a cirurgia, e ainda que consiga, sua chance de engravidar cai para 40% e os riscos de aborto aumentam. 

4 - Após operada, o risco de gravidez passa a ser de apenas 1%. 


Pode ser feito imediatamente após o parto?

Algumas mulheres que estão atualmente gravidas se perguntam se podem realizar a laqueadura juntamente com o parto, neste caso só é possivel realizar a laqueadura imediatamente após o parto se este for feito através de cesariana e a mãe já tiver passado por outras cesarianas e tiver cumprido os requisitos mencionados acima. Porém esta não é uma pratica comum pois é preciso cuidado para que a mulher não seja submetida a cirurgia contra sua vontade.


Como pedir a laqueadura?

Se você atende aos requisitos e deseja realizar a cirurgia de laqueadura, procure uma unidade de saúde próxima a sua casa e marque uma consulta com o ginecologista, no dia da consulta diga a ele sobre o seu interesse e inicie o processo para realizar a cirurgia.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação