Como pedir isenção de IPTU por causa de alagamentos.

São Paulo é uma das cidades que mais sofre com alagamentos e enchentes.
Todos os anos milhares de famílias ficam desabrigadas ou sofrem grande prejuízo devido a enchentes.
São alimentos, eletrodomésticos, roupas e móveis perdidos devido as fortes chuvas.
O que pouca gente sabe é que imóveis atingidos por enchentes tem direito a isenção de IPTU no ano seguinte ao do alagamento conforme a lei 14.493/2007(regulamentada pelo Decreto 48.767/2007).

Como funciona:

A isenção do IPTU esta limitada a 20.000 R$ do valor que deve ser pago por imóvel e também por ano e é concedido ao ano seguinte do que o imóvel foi atingido.
Tem direito a essa isenção de IPTU todo imóvel que teve a rede elétrica ou hidráulica prejudicada e também aqueles que tiveram algum dano físico no imóvel ou prejuízo com destruição de alimentos, eletrodomésticos ou eletrônicos  e móveis.




Como proceder:


Para pedir a isenção de IPTU devido a alagamento a primeira coisa a fazer é ir a subprefeitura de seu bairro, é lá que são identificados os contribuintes e os imóveis afetados pelas ocorrências de enchentes.

Na subprefeitura de seu bairro ou região você pode fazer o pedido de isenção do IPTU, mas esse pedido só pode ser feito pelo proprietário do imóvel ou em caso do imóvel ser alugado, o inquilino titular do contrato, desde que o proprietário lhe de uma procuração para este fim.













Depois de fazer o pedido de isenção devido a enchente na subprefeitura, esta fará um relatório  que será enviado a secretaria de finanças, neste relatório constará uma lista com todos os imóveis prejudicados pelos alagamentos  e então a secretaria de finanças fara uma analise para conceder o beneficio, se for concedido os contribuintes e imóveis da lista terão isenção do IPTU no próximo ano ou devolução dos valores já pagos.


No dia em que for  pedir a isenção na subprefeitura é melhor levar alguns documentos, como a escritura e cadastro municipal da residência, a procuração registrada no caso de inquilinos, além de seus documentos pessoais.

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de contrato de locação

Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente

Como fazer o Cartão Casas Bahia