Como transferir os pontos de multa para outra pessoa

Emprestou o carro para alguém e agora a multa chegou ? beja como transferir os pontos para outra habilitação.

Quem tem carro sempre esta correndo o risco de levar uma multa, seja por um pequeno erro como passar um radar pouco acima da velocidade ou por, sem querer, fazer uma conversão errada, por estacionar em área de zona azul ou por erros mais graves como atender ao celular em quanto dirige ou ultrapassar o sinal vermelho.

O problema esta em quando o carro pertence a família e não é o dono mas sim o filho ou esposa quem estava dirigindo ou ainda quando se empresta o carro a um amigo ou vizinho para uma emergência e ele é quem toma a multa, jé que a multa e os pontos na carteira vão automaticamente para a CNH do proprietário do carro.

Muito pior se o proprietário for motorista profissional ou usar o veiculo para trabalhar já que neste caso os pontos na CNH podem comprometer sua vida profissional e ameaçar sua carreira.

Mas existe uma maneira de corrigir uma possível injustiça que possa acontecer e transferir os pontos da carteira para outra pessoa, a que realmente estava dirigindo no momento da multa.



detran


Aja no tempo certo:

A notificação de multa chega em sua casa por volta de 30 dias em que aconteceu a multa, depois de receber a notificação o dono do veiculo tem até 15 dias para comparecer no Detran com o motorista na ocasião da multa para fazer a transferência dos pontos da carteira para ele.

Preencha a notificação com os dados do infrator:

Normalmente a notificação de multa chega pelo correio, preencha então com os dados do infrator.

Esta notificação deve ser assinada tanto pelo proprietário do veiculo quanto pelo próprio infrator. e anexada a cópias da CNH do infrator e ao CRLV do veículo que foi multado.

 Documentos necessários:

É preciso que você leve ao Detran os seguintes documentos:
  • RG do dono do veiculo e cópia simples
  • RG, do infrator e cópia simples
  • CPF do infrator e cópia simples
  • CNH do infrator e cópia simples
  • Comprovante de renda  do  infrator cópia simples.
Reconhecer firma:

Também é preciso que o dono do veiculo e o infrator vão a um cartório reconhecer firma antes de transferir os pontos da CNH para outro motorista, isso para dificultar possíveis fraudes que eram bastante comuns, é muito importante que você só  venha a transferir os pontos da CNH para outra carteira de motorista se realmente for o caso de ele ter levado a multa e não você.

Entrega da documentação via correios:

Em alguns casos é possivel entregar a documentação através dos correios, por meio de correspondência registrada (Já que se tratam de documentos). Este procedimento é bastante útil quando a multa foi emitida em outra cidade ou estado.

Para isto basta enviar a documentação para o endereço indicado na notificação de multa.

Vale lembrar que a responsabilidade sobre o pagamento da multa é do dono do veiculo , não deixe de pagar a multa e se for o caso peça a devolução do valor ao infrator.

Depois de pedir a transferência de pontos, é possivel consultar os pontos da  habilitação 

Comentários

Postar um comentário

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

VOCÊ PODE ESCREVER O QUE PROCURA AQUI EM BAIXO.




Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação