Como consultar pontos na habilitação

Profissionais que atuam dirigindo  veículos precisam ficar atentos a quantidade de pontos por infração de transito que possuem em sua CNH pois caso o condutor atinja 20 pontos num período de 12 meses, pode perder o direito de dirigir por até um ano ou até 2 anos se houver reincidência.
 Segundo o artigo 259 do código de transito brasileiro, cada tipo de infração gera um determinado numero de pontos na CNH.
Infrações gravíssimas geram 7 ponto, infrações graves geram 5 pontos, infrações ,médias geram 4 pontos e infrações leves geram 3 pontos.



Porque consultar a pontuação na CNH

O grande problema é que as vezes um motorista comete uma infração e não percebe, ou acha que esta já expirou quando na verdade continua ativa já que a pontuação nada tem a ver com o pagamento da multa.
A pontuação alta pode ate arruinar a chance de alguns na hora de conseguir emprego pois existem empresas que não contratam se o motorista tiver cometido alguma infração grave ou gravíssima.






Tipos de consulta

É  possível consultar o extrato de pontos apenas para informação ou pedir uma certidão  com o histórico do motorista, esta ultima pode ser apresentada para fins trabalhistas e judiciais.
Os dois serviços são gratuitos e podem ser solicitados tanto pela internet quanto pessoalmente em postos do Detran de sua cidade ou postos do Poupa Tempo.

Solicitar Extrato de CNH ou certidão de CNH Pessoalmente:

É preciso que o próprio motorista vá ate uma unidade do Detran ou poupa tempo (verifique se a unidade do polpa tempo de seu município presta este serviço) com a habilitação e o CPF, solicitar o serviço desejado  e esperar a emissão do extrato ou da certidão, este serviço sai na hora em algumas unidades, se não for o caso basta estar com o RG e o protocolo em mãos para retirar o documento..
Se precisar que um parente próximo ou cônjuge peça o extrato por você, este deve levar o CNH e o CPF do motorista e um documento que comprove o parentesco, como RG ou certidão de nascimento para pais e filhos e a certidão de casamento ou união estável para cônjuges.

Solicitar extrato de CNH pela internet:

 Acesse o site do Detran de seu estado, efetuar login com seu CPF e sua senha ( se não for cadastrado é preciso se cadastrar antes) e clicar no botão:



Depois digite no espaço adequado o numero de registro de sua CNH que aparece na parte da frende do documento conforme figura abaixo. Uma pagina se abrirá informando quais as infrações e a pontuação do motorista.



 Para solicitar a certidão de CNH através da internet.

Faça o login com seu CPF e senha, deslize a pagina até "mais serviços" e clique em "comprovante- certidão de CNH", uma pagina se abrirá com opção de apenas consultar os pontos ou solicitação de certidão de prontuário, clique nesta ultima e digite o texto que aparece na imagem. Digite o numero de registro da CNH e sua data de nascimento  conforme figura abaixo e clique em Avançar.

Uma nova pagina será aberta, com todas as informações sobre o motorista e sua situação,  clique em imprimir e anote o código que é dado no final para poder consultar em ocasiões futuras. esta certidão tem validade de 3 meses, depois deste prazo é preciso solicitar uma nova certidão.
Para mais informações acesse o site do Detran de seu estado.





Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo