O que é preciso para morar sozinho

Morar sozinho é um grande passo para muitas pessoas. Algumas se decidem a morar sozinho como modo de começar uma vida nova, longe da casa e cuidados dos pais, outros por necessidade e dificuldades nos relacionamentos, e ainda existem os que precisam se mudar para uma cidade estranha para crescimento profissional.
Porém é preciso ter uma certa estrutura para começar a morar sozinho, e quando possível um bom planejamento pode ajudar muito a fazer dessa nova fase da vida  um período de sucesso.

Antes de sair, se prepare:

Primeira coisa a se pensar é que você precisa ter um emprego estável para se manter, e esse emprego precisa render o suficiente para suas despesas básicas e para garantir uma vida estável dentro de seu padrão.
Sua renda precisa ser suficiente para prover sempre seu aluguel, despesas com alimentação, contas de consumo como água, luz, condomínio quando preciso, além de despesas que podem ser cortadas num caso de aperto, como telefone, internet, roupas e despesas de passeios e refeições fora de casa.
Também é preciso  ter uma reserva para possíveis despesas extras como remédios, algum conserto na casa entre outras coisas.





Planeje sua nova casa.

Tendo condições de lidar com essas despesas, é preciso ter um certo capital para iniciar sua vida. Para morar sozinho você precisara de no minimo uma geladeira, fogão ou forno microondas e uma cama com colchão, caso não tenha tempo ou disposição para lavar roupas a mão, também é preciso uma lavadoura. Um forno microondas pode substituir o fogão ou caso sua condição permita existir em conjunto com ele.
Caso compre seus moveis em prestações, o valor total das parcelas deve constar com suas despesas fixas, assim você evita ficar endividado.







Coloque no papel.

Antes de se decidir a morar sozinho faça uma tabela ou lista de suas despesas fixas, somente depois que todas estiverem pagas você pode partir para gastos extras.
Também é preciso se organizar para manter sua casa em ordem se deseja morar sozinho, mesmo que você tenha liberdade em sua casa para deixa-la do jeito que quiser, você mesmo acabara percebendo que precisa se organizar até para facilitar sua própria vida.
 Criar o habito de colocar roupas que ainda vai usar num  local especifico em vez de espalhadas pelo chão, arrumar um cesto ou balde de roupa suja, manter a louça lavada e a cama arrumada já facilita seu dia a dia, assim você evita de passar seu dia de folga todo arrumando e limpando a casa.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação