Como legalizar o negocio autonomo
Se você trabalha por conta e quer regularizar seu negócio, veja neste texto como se tornar um microempreendedor individual e garantir seus direitos.
Muitas pessoas optaram por iniciar seus próprios negócios, se tornam o próprio patrão e ficam muito satisfeitas com o rendimento que alcançam, porém existem algumas desvantagens em ser um profissional autônomo informal, como não poder comprovar renda, não ter direito a seguros em caso de sofrerem acidentes e não poderem trabalhar, perda de clientes por não poder oferecer nota fiscal sobre seus produtos e serviços.
Quem pode se inscrever no MEI:
Todo profissional autônomo pode formalizar seu negocio, desde que receba no máximo 36 mil ao ano e possua até 1 funcionário que receba salario minimo ou piso de sua categoria.
Quais direitos o MEI garante:
O profissional autônomo formalizado tem direito a:
- Auxilio reclusão, auxilio doença
- Auxilio maternidade
- Auxilio acidente
- Salario família
- Seguro por acidente de trabalho
- Pensão por morte e a
- Aposentadoria por idade.
Além de passar a ter acesso a assessoria técnica, linhas de credito especificas para pequenos negócios, isenção de impostos federais, consulta em portal do MEI e CNPJ descomplicado.
Como se aposentar
Como se cadastrar:
Para se cadastrar o profissional autônomo deve acessar ao endereço
http://www.portaldodempreendedor.gov.br/
ou no endereço
www.sebrae.com.br
Com seus documentos pessoais em mãos e se cadastrar.
O Numero de seu CNPJ e inscrição na junta comercial é emitido no mesmo momento e você deve imprimir o documento gerado, assinar, juntar a uma copia autenticada de seu RG e CPF e encaminhar a junta comercial.
Confira os dados de seu cadastro para evitar erros e encaminhe a via impressa do documento em 60 dias no máximo para validar sua inscrição, se os documentos tiverem dados errados ou não forem entregues a tempo a inscrição é cancelada automaticamente mas o profissional autônomo pode fazer uma nova.
Pagamento de impostos:
Procure a orientação de um contador ou um agente publico que pode ser disponibilizado pela prefeitura de sua cidade ou Sebrae, junto com o documento de inscrição você pode imprimir sua guia de recolhimento anual que pode ser paga em qualquer banco ou mesmo em casas lotéricas.
Você vai pagar taxas equivalentes a mais ou menos 1 real ao mês para o estado mais 5 reais ao mês para a prefeitura, dependendo do ramo de atuação, mais o equivalente a 11% de um salario minimo para a previdência social. Esse valor deve ser recolhido até o dia 20 de cada mês e também pode ser pago em qualquer banco e lotérica.
Para esclarecer possíveis duvidas entre em contato com o SEBRAE de sua cidade ou acesse um dos endereços já citados.