Como se aposentar

Quem trabalhou a vida inteira tem direito de descansar agora. Muitos trabalhadores tem duvidas quanto aos procedimentos a serem adotados na hora de pedir aposentadoria.
Quem tem idade minima para aposentadoria que é 65 anos se for homem e e 60 se for mulher pode pedir a aposentadoria por idade desde que tenha no minimo 180 contribuições, o que equivale a 15 anos de serviço que não precisa ser continuo.
Também se pode pedir a aposentadoria por tempo de contribuição.
Nesse caso são necessários  períodos comprovados de 35 anos para homens e 30 para mulheres e pode ser integral ou proporcional.
Para requerer a aposentadoria por contribuição proporcional o trabalhador precisa combinar uma idade minima de 53 anos e 30 anos de serviço para homens mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava para completar o tempo minimo de contribuição. As mulheres precisam ter no minimo 48 anos de idade e 25 de contribuição mais 40% sobre o tempo que faltava para completar o tempo minimo.
Para requerer a aposentadoria é necessário agendar o atendimento na previdência social pelo telefone 135 que é gratuito no caso da ligação ser feita de telefone fixo.
Na data agendada, compareça na agencia da previdência social marcada com os documentos que possam ajudar a comprovar seu tempo de contribuição além do cartão do PIS/PASEP, Documento de identificação (documento oficial com foto valido em todo território nacional) e seu CPF.
O funcionário da previdência vai emitir um documento com todas as suas contribuições e seus vínculos empregatícios que você deverá analisar, se tudo estiver certo sua aposentadoria sai imediatamente.


Sugiro que leia

Como calcular sua rescisão

Como conseguir advogado grátis

Como pedir isenção de IPTU


É importante ter um saldo de contribuições além do exigido para aumentar seu beneficio pois as contribuições minimas exigidas dão direito a 70% de seu salario que sobem 1% por ano de contribuição a mais até chegar no valor total.
Não se pode desistir da aposentadoria após pedi-la, então se ainda pode esperar um pouco para aumentar seu benéfico é uma boa ideia faze-lo .
Você não precisa desistir de seu emprego ou deixar de trabalhar porque se aposentou, pode continuar na mesma função.