Quem tem direito ao seguro desemprego.

O seguro desemprego foi criado para ajudar o trabalhador a se sustentar enquanto busca por um novo trabalho. É calculado com base nos 3 últimos salários do beneficiado e pode ir de 1 a 5 meses de beneficio.

Quem pode pedir:
  • Podem recorrer ao seguro desemprego pessoas que trabalharam por um período minimo de 6 meses com carteira assinada e que tenham sido dispensadas pelo empregador sem justa causa. Ou seja, não tenha pedido demissão.
  •  Pessoas que não tenham recebido o beneficio nos últimos 16 meses.
  • Trabalhadores que  tiveram contrato de trabalho suspenso ou revogado devido a participação de programa ou curso de qualificação oferecido pelo empregador.
  • Pessoas resgatadas de condições semelhantes a de escravidão.
  • Pescadores profissionais no período em que a pesca é proibida devido a reprodução dos peixes.
  • Trabalhadores domésticos, devidamente registrados como contribuinte individual na previdência social e que tenha trabalhado por pelo menos 15 meses exclusivamente nessa atividade nos últimos 2 anos.
Como calcular sua rescisão trabalhista


Como sacar o FGTS


seguro desemprego


Atenção: As regras para requerimento de seguro desemprego mudaram, veja aqui se  estas mudanças te afetam.

O que é preciso para receber:

Para receber o seguro desemprego é preciso que o trabalhador tenha recebido salários consecutivos por pelo menos 6 meses nos últimos 3 anos e não esteja recebendo auxilio do INSS, sendo exceção auxilio acidente e pensão por morte.
Não ter renda própria para o sustento de sua família.

como receber:

É necessário dar entrada no seguro desemprego de 7 a 120 dias após a demissão formal. O beneficio deve ser retirado diretamente nas agencias da caixa, ou no caso do trabalhador ser correntista da caixa será depositado diretamente em sua conta.
Se houve vinculo empregatício por até 11 meses, são 3 as parcelas a receber. de um ano a 23 meses, são quatro as parcelas e aqueles que ficaram mais de 2 anos em uma unica empresa tem direito a cinco parcelas.
A parcela do seguro desemprego varia a cada caso. Você pode Fazer o calculo do seguro desemprego no endereço

 http://www.calcule.net/calculos.trabalhistas/calculo.seguro.desemprego.htm

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação