Como conseguir financiamento do fies (nova regra)

Quem deseja fazer um curso superior muitas vezes esbarra em dificuldades financeiras e simplesmente não consegue se manter na faculdade sem algum programa de bolsa ou financiamento do FIES.
Em 2015, algumas regras para a aquisição do financiamento do FIES foram modificadas, tornando um pouco mais difícil a adesão ao financiamento.

A partir de primeiro de janeiro de 2016, o estudante que pretende  pedir o financiamento do FIES precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos  no ENEM e redação com nota superior a 0, mesmo aqueles estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010 e aqueles que já são professores  da rede publica. 

Requisitos, O estudante  também precisa estar matriculado de maneira regular, não ser inadimplente em outro programa de financiamento estudantil, não ter sido beneficiado pelo FIES anteriormente, deve cursar apenas um curso de  graduação ( no momento do pedido) não estar com a matricula trancada na universidade e ter renda familiar mensal bruta com percentual de comprometimento maior de 20%.







Estudantes do PROUNI que desejam fazer o FIES:
Estudantes do PROUNI que tem bolsa de 50% também podem se beneficiar do FIES  para o  pagamento de 25%  de sua mensalidade, porém estes não participam do processo normal  de seleção para o FIES, a universidade onde esta matriculado avisa o período especifico para estes estudantes aderirem ao programa.
Não é possível fazer um curso com bolsa do PROUNI e outro com financiamento do FIES.

Regras sobre o curso para conseguir o FIES:
Além disso, o estudante precisa estar matriculado em cursos e instituições com nota de 3, 4 ou 5  em seu CC ( conceito de curso) ou CPC ( conceito preliminar de curso) sendo que apenas os cursos com nota 5 podem oferecer o financiamento do FIES para todos os estudantes deste que se inscreverem desde de que cumpram os requisitos, já cursos com nota 4 e 3  só poderão atender a parte dos estudantes que requisitarem o FIES, tendo o numero de contratos limitado.








Valores que se paga no FIES:
O estudante que conseguir o financiamento através do FIES deverá pagar  até R$ 50,00 a cada 3 meses como abatimento de juros. Após o termino do curso o estudante  tem um período de carência de 18 meses para começar a  quitar o financiamento.
De acordo com a  nova regra, o parcelamento será baseado no tempo do curso que será multiplicado por  3 e acrescido de 12 meses para a quitação. Se seu curso corresponde a 4 anos ( 8 semestres) este período será multiplicado por 3, dando ao estudante 12 anos para a quitação do financiamento que pode ser acrescido de mais um ano.
As taxas de juros do financiamento pelo FIES são de 3,4% ao ano sobre o valor total do financiamento, para conseguir o financiamento  a renda familiar  bruta do estudante  não pode ultrapassar 20 salários mínimos.

Inscrição no FIES:
Para se inscrever é preciso acessar o site 

http://sisfiesportal.mec.gov.br/ 

Clicar em primeiro acesso e digitar seu CPF, data de nascimento, um e-mail valido e senha de acesso.
Após realizar a inscrição no site,  o estudante é encaminhado a uma entrevista onde precisa apresentar  um documento de identidade, comprovante de residência,  comprovante de conclusão de ensino médio e comprovante de renda.
Após a aprovação na entrevista, o estudante é encaminhado ao banco para assinar os papeis do financiamento.



Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo