O que não fazer em uma entrevista de emprego

Por mais preparado que um individuo esteja, uma entrevista de emprego é um momento desconfortável e muitas vezes estressante, por se tratar de uma avaliação, muitas pessoas acabam cometendo erros eliminatórios pensando que estão acertando, saiba quais os maiores erros em entrevistas de emprego e como evita-los.
Arrogância:
Demonstrações de superioridade, atitude de quem sabe exatamente o que esta fazendo e não tem mais nada a aprender, tentar humilhar outros concorrentes ou competir com o avaliador, tentando sobressair a ele.
As empresas procuram candidatos que saibam como podem ajudar e contribuir com a empresa mas que também estejam dispostos a aprender e melhorar. Atitudes arrogantes são eliminatórias pois ou são vistas como presunção ou como demonstração de insegurança. 

Falar mal:

Falar mal do ex chefe, dos antigos colegas de trabalho, da antiga empresa e afins, além de demonstrar falta de ética de sua parte pode levar o entrevistador a  acreditar que você não lida bem com pressões, a maior parte dos recrutadores avalia negativamente essa atitude, mesmo que esteja com raiva de sua antiga empresa , procure contornar a situação.
Sugiro que leia;


Insegurança e nervosismo:
Levar a mãe ou a namorada para lhe esperar após uma entrevista, assumir postura de vitima das circunstancias, assumir postura negativa, se deixar dominar pela timidez  e se mostrar desconfortável e hesitante ao responder as perguntas, mexer o tempo todo com as mãos ou pés, desviar os olhos o tempo todo, são atitudes que podem demonstrar que você não esta preparado para a vaga a que concorre. Confie em seu currículo e assuma uma postura confiante .

Despreparo:
Ir para uma entrevista de emprego sem saber nada sobre a empresa, o ramo de atuação da empresa ou funções atribuídas a vaga desejada é encarado pelo recrutador como falta de interesse na vaga e na empresa. Procure o máximo de informações possíveis sobre a empresa e o cargo pretendido pois isso pode aumentar suas chances além de lhe dar uma real perspectiva de sua futura função.

 Atrasos e celulares;
Chegar atrasado em uma entrevista de emprego ou atender o celular  durante o processo seletivo ou entrevista mais uma vez demonstram desinteresse na empresa e vaga concorrida, seja pontual e mantenha seu foco na entrevista.


Gírias, vícios de linguagem e palavreado de baixo nível:
Uso de Gírias e interjeições como " tá ligado" ou " tipo assim", uso de expressões chulas e palavrões demonstram falta de seriedade, procure ser educado e objetivo, não caia na cilada de enrolar falando muito e fugindo do assunto das perguntas, seja direto e objetivo sempre.

Mentir:
Mentir é um dos erros mais comuns em entrevistas de emprego, exaltar demais suas qualidades, inventar experiencias que não teve para melhorar o currículo, florear seus conhecimentos, todas essas coisas são facilmente descobertas durante entrevista e já que você precisa mentir provavelmente não esta preparado.

Roupas improprias;
Claro que nem todo ambiente de trabalho exige o uso de social, mas em qualquer entrevista de emprego, ir de shorts, mini saia, boné, regata, decotes muito fundos, calça de moletom, chinelos e rasteirinhas  pode significar sua eliminação pois se entende que você não está muito preocupado com sua postura na empresa.

Exagerar no bom humor:
Algumas pessoas são naturalmente espirituosas e o bom humor é uma forma de aliviar a tensão, porém é muito fácil passar do ponto e errar a mão, seja simpático mas evite fazer piadas que possam ser ofensivas.

Respostas decoradas:
Embora você precise estar preparado, repostas automáticas e ensaiadas podem ser vistas como falta se sinceridade, suas respostas tem que ser naturais e espontâneas.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo