Como se preparar para uma entrevista de emprego

Quem deseja uma boa colocação no mercado de trabalho precisa se preparar para competir com dezenas de pessoas tão qualificadas para o cargo pretendido quanto ele mesmo. Nesse momento a postura e segurança do candidato pode fazer toda diferença.
Prepare-se com antecedência:
pesquise sobre a empresa e ramo de atuação da vaga a qual está se candidatando mesmo que já tenha experiencia anterior no ramo ou que o anuncio da vaga seja bem especifico, quanto mais souber sobre a empresa, melhor serão suas respostas pois você Saberá o que esperar e o que se espera de você. Se possível conheça o local da seleção um dia antes e veja qual o melhor caminho para se chegar até ele, procure chegar com ao menos 15 minutos de antecedência.

Treine para a entrevista.
Faça uma lista das perguntas feitas em entrevistas de emprego e treine em casa com um amigo ou parente de sua confiança,   se responder as mesmas perguntas varias vezes você fica confiante o suficiente para não vacilar nem ficar na duvida.
Responda com calma, observando o que é pedido e respondendo sempre com sinceridade.

Não fale mal de seu antigo emprego
É nesse ponto que muitos candidatos se atrapalham, quando o selecionador perguntar porque deixou seu ultimo emprego, não fale mal de seus ex colegas ou patrões. nem diga que foi pela distancia ou horário, responda com sinceridade sem mencionar possíveis conflitos no ambiente de trabalho. Diga que deseja crescer e ser reconhecido por seu trabalho

Separe suas coisas com antecedência
Separe documentos, uma copia de seu currículo, mesmo que já tenha enviado anteriormente. Tenha sempre 2 canetas a mão caso uma falhe. Revise todo seu material antes de dormir para ter certeza de que não está se esquecendo de nada.
Separe com cuidado a roupa que pretende vestir. Verifique se são roupas adequadas para ir a uma entrevista de emprego, e se esta apresentável. Evite bermudas, regatas, blusas com decotes, saias curtas e roupas coladas ao corpo, escolha algo que reflita sua confiança profissional.

Seja educado
Seja Cortez com todos, não fale alto na sala de espera, muito menos durante a entrevista, desligue o celular ao entrar na empresa. não fique preocupado com o horário pois pode demonstrar desinteresse na empresa e vaga a ser preenchida. Sorria quando falar com alguém e olhe sempre nos olhos das pessoas com quem falar.




Sugiro que leia

Como se dar bem numa entrevista de emprego

Como fazer um bom currículo



Se prepare para o Mais difícil.
Faça uma lista das perguntas mais difíceis de se responder mas que sempre são feitas em entrevistas de emprego. Um exemplo é quando te pedirem para falar sobre seus pontos fracos e fortes, não cometa o erro de disfarçar qualidades como se fossem defeitos. Diga a verdade, não diga que é ansioso ou perfeccionista pois essas respostas são mais que manjadas pelos entrevistadores, diga algo que tem a melhorar e como faz para lidar com essa falta da melhor maneira.

Seja confiante.
Passe para o entrevistador que você é sim o mais adequado para aquela vaga, demonstre confiança sem se tornar arrogante, mostre que você é qualificado mas não precisa fazer isso demonstrando que o outro não é.

Com essas dicas espero que seu desempenho seja melhor ainda. boa sorte.