Como agir no primeiro dia de trabalho

Primeiro dia de trabalho é bastante complicado  para todo mundo, mesmo que já esteja familiarizado com a função que vai exercer, o ambiente estranho, novos colegas de trabalho enovas diretrizes podem assustar até ao trabalhador mais experiente. Além disso sempre temos em mente que a primeira impressão é a que fica, o esforço e vontade de impressionar podem criar duvidas em qualquer novo empregado.
Pra isso preparamos algumas dicas de como se comportar no primeiro dia de trabalho.
Esteja disposto a aprender:
Não importa o quão experiente você seja, é um novo ambiente com nova rotina e novas regras, esteja disposto a aprender, aceitar as sugestões de colegas de serviço. Pergunte tudo o que  tiver duvidas e não tenha medo de dizer que não sabe algo ou não conhece algum procedimento. Mostre interesse e entusiasmo em sua função e se esforce para mostrar sua competência. 

Chegue no horário:
Como você ainda não conhece direito seu local de trabalho, é preciso que você chegue um pouco antes do horário e se informe sobre sua  atividade, local de trabalho, rotina. para estar apostos na hora certa.

Conheça seus colegas:
Procure conhecer seus colegas, se tiver dificuldade de se lembrar dos nomes de seus colegas no primeiro dia de trabalho, anote os nomes junto com alguma característica  que não seja ofensiva. Não julgue ou classifique seus colegas pela primeira impressão, se não simpatizar com alguém, não guarde essa má impressão. Muito cuidado com as fofocas, se alguém se aproximar de você contando algo sobre um colega de trabalho, procure mudar de assunto educadamente e não leve em consideração o que foi dito.
Não se aborreça com brincadeiras e comparações com o ultimo a ocupar sua vaga, tome muito cuidado com suas próprias brincadeiras para não criar inimizades e constrangimento.

Sugiro que leia;

Como se vestir para uma entrevista de emprego;

Como se preparar em uma entrevista de emprego;

Esqueça o celular:
Por ser seu primeiro dia de trabalho, evite deixar seu celular, ou tablet ou computador pessoal por perto para que sua atenção esteja unicamente em seu trabalho. Caso sua empresa libere o acesso a redes sociais também evite no inicio para não perder algo importante na empresa.





Fique atento:
Preste atenção aos usos e costumes da empresa para aprender a se portar dentro da mesma sem cometer nenhuma gafe.
No primeiro dia de trabalho procure ir com uma roupa discreta e formal, então observe como vão vestidos seus colegas de trabalho e acompanhe o espirito. Se tiver duvida em algum comportamento, observe seus colegas.
Na hora do almoço, não se isole e procure se juntar a maioria, preste atenção no que se conversa mas evite emitir opiniões no inicio.

Seu comportamento:
Sorria sempre pois ajuda a disfarças o estranhamento dos primeiros dias além de ajudar a conquistar a simpatia dos colegas, cuidado com o que fala, procure não contar vantagem a respeito de sua carreira para não parecer metido ou com mania de superioridade, mostre interesse sincero pelas pessoas e pelo que lhe for explicado, seja cordial com todos e tente ser um bom colega.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo