Direitos do consumidor em compras online

Quem faz compras online pode se sentir perdido quando algo sai errado ou quando se sente lesado pela loja online.
Diversos motivos podem levar a insatisfação do consumidor e nesse caso sempre há o medo de ficar no prejuízo por não saber quais os direitos do consumidor em compras online.
Se arrependeu da compra
O produto não é exatamente o que você esperava ou por algum outro motivo você se arrependeu da compra que fez. No caso de qualquer compra feita fora de um estabelecimento comercial você tem 7 dias para devolução do produto ou desistência da compra com devolução total de seu dinheiro ou estorno do cartão de credito.

Defeitos no produto
Quando o produto recebido não funciona, não corresponde as informações passadas pela loja virtual que efetuou a venda, chega em suas mãos avariado ou quebrado ou não corresponde a informações prestadas na embalagem ou o produto chega em quantidade menor do que a escrita na embalagem Você tem direito a troca do produto por outro igual que esteja em perfeita condição de uso, a devolução total de seu dinheiro com correção monetária, o abatimento proporcional do valor a ser pago ou a complementação do peso ou medida do produto a sua escolha.

Seu cadastro tem que ser protegido
Não se preocupe, a loja virtual não pode fornecer seus dados a ninguém a não ser quando autorizada previamente e você tem direito a  acesso total de seus dados e pode exigir correções quando encontrar alguma informação que não proceda.
Caso suas informações sejam repassadas a terceiros você pode procurar o procos.
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Como denunciar ao Procon



Documentação que comprove a compra.
Todo contato eletrônico com a loja virtual como troca de emails ou recebimento de informativo de oferta é valido como documento eletrônico que confirme a compra. Guarde emails, pedidos de confirmação de compra, e copias de ofertas enviadas.
 Toda empresa que realiza vendas pela internet tem o dever de fornecer os termos de contrato de forma que possa ser guardada por meio digital ou impresso.
Caso não sejam respeitados seus direitos você pode procurar o Procon e exigir que as condições de contrato sejam cumpridas.