Consultar nome no SERASA

Uma grande preocupação para quem pretende futuramente fazer um financiamento de casa ou automóvel, ou mesmo para quem tem pretensões mais simples, como obter um cartão de crédito, é estar co o "nome limpo" no momento de procurar o banco ou a financeira.

O nome da pessoa suja quando é colocado em cadastros de proteção ao crédito  por órgão como SPC e SERASA. Isso pode ocorrer quando a pessoa passa por apertos financeiros, como também quando não recebe uma fatura ou boleto e não é avisado ou quando tem os documentos furtados e usado indevidamente.

Muitas pessoas, quando não tem certeza que seus nomes constam nesses cadastros, acham que a melhor maneira de descobrir é tentando abrir  um crediário ou fazer o cartão de alguma loja,  Principalmente em casos de dividas antigas em que se acredita que estão prestes a serem retiradas do SPC e SERASA porque a empresa perderá o direito de cobrar a divida ( 5 anos da data de inclusão). 

Porém isso é um erro, já que as muitas consultas podem gerar Score no SERASA e complicar na hora de pedir um empréstimo ou fazer um financiamento, mesmo com o nome limpo.

Existem formas seguras e gratuitas de se consultar não apenas os seu CPF como também seus débitos  locais onde foram feitos, data dessas dividas e seus valores.






Logo SPC


 Consultar Pessoalmente

 Para consultar seu CPF no SERASA procure uma agência  do SERASA próximo a sua casa (é possivel consultar os endereços das agências próximas a  sua casa no endereço http://www.serasaexperian.com.br/quem-somos/agencias/). Leve seu CPF e um documento oficial com foto (RG ou CNH) um atendente vai consultar para você e em pouco tempo você já sai de lá com suas respostas.
Para consultar  seu CPF no SPC é preciso ir a um posto de atendimento do CDL (câmara de dirigentes lojistas) da cidade onde vive, que podem estar muitas vezes em centros comerciais e Shopping. É preciso levar seu RG original e CPF.

Como consultar por carta.

Se não é possivel ir a uma agência para pedir informações sobre o CPF, também existe a possibilidade de fazer isso através de correspondência.
Para isso é preciso escrever uma carta, a mão ou digitada,  informando detalhadamente  o que você deseja saber a respeito de seu CPF.

Esta carta deve estar assinada, com firma reconhecida em cartório e deve conter  os números do RG e CPF. É preciso anexar cópias simples do RG e CPF. Caso fique inseguro sobre o que escrever na carta, é possivel seguir este padrão.



Eu, (nome completo) , portador do RG____________ e CPF __________,venho através dessa solicitar a consulta do meu CPF  com o objetivo de saber se possuo pendências, o valor  e data destas para poder regularizar débitos se possuir. Aguardo resposta em (escreva o endereço de sua casa)
Assinatura ___________________


Esta carta deve ser enviada  para a Rua Antonio Carlos nº 434, Cerqueira Cesar,  CEP 01309-010, São Paulo -SP. 
Nas duas alternativas acima, apenas o dono do CPF pode pedir a consulta do nome no SPC/SERASA, porém nem sempre isso é possivel pois existem pessoas com problemas de locomoção ou outros problemas de saúde, por isso existe a possibilidade de um procurador  pedir a consulta no SERASA  pelo portador do CPF.

Veja dicas de como manter seu nome fora de SPC e SERASA.

Como consultar  CPF no SERASA  através de um procurador.

Se a pessoa já tem a procuração para agir no nome de outra, basta ir pessoalmente a uma agência de atendimento do SERASA com  a procuração original ou com uma cópia autenticada (esta procuração deve estar assinada pelo titular do CPF e com firma reconhecida em cartório) e uma cópia simples da mesma que ficará retida  no atendimento. Também é preciso levar um documento de identificação com foto ( RG, CNH ou carteira de trabalho).
O procurador já sai de lá com as resposta que precisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação