A Informação Que você Precisa

Como fazer uma certidão de união estável.

Muitos casais vivem juntos, formam família e criam seus filho mas por algum motivo com falta de condição ou por simplesmente não se importarem com formalidades não se casam.
Muitas empresas quando contratam funcionários disponibilizam planos de saúde, seguros de vida e benefícios para toda a família, como títulos de clubes. nesses casos para usufruir dos benefícios é exigido apresentação de certidão de nascimento dos filhos e certidão de casamento ou união estável.
Todo casal(seja ele de natureza hétero ou homo afetiva) vive uma relação solida e duradoura com intenção de formar família  tem direito a pedir uma declaração de união estável que assegura os direitos dos companheiros como comunhão parcial ou total de bens , pensão alimentícia e direito a herança.

Veja Como se casar no civil.

Como se casar de graça

Para conseguir sua declaração de união estável vocês precisam:

Comparecer em um cartório.
Ao contrario do casamento não precisa ser agendado,para fazer uma certidão de união estável basta comparecer em um cartório de notas com seus documentos pessoais (RG, CPF) não é necessária a apresentação de comprovante de residencia já que não é obrigatório que o casal more junto, mas é preciso que haja duas testemunhas de que o casal tem uma relação estabelecida a algum tempo. também não é necessária a comprovação de tempo da relação.

Qualquer casal pode conseguir sua declaração de união estável que pode ser convertida em certidão de casamento. Desde 2011 casais em união estável homo afetiva também podem converter a união estável para casamento e garantir todos os  direitos civis como visto de permanecia no Brasil para estrangeiros, herança necessária dos bens do cônjuge e requerimento de pensão do INSS em caso de morte.

No caso de separação: Deve-se fazer a revogação em cartório apresentando duas testemunhas do fim do relacionamento, com divisão de todos os bens conquistados durante a união.





Escreva seu email e receba novidades.

Siga-nos

Obrigado pela Visita!