Como alterar dados no CPF

O CPF é um documento que identifica uma pessoa física como contribuinte para a receita federal e é essencial na vida de um consumidor já que sem ele é impossível realizar qualquer operação financeira, incluindo compras em grandes lojas, utilizar um cartão de crédito ou até abrir uma conta no banco.
Quando seu CPF está desatualizado, ainda é possível comprar e adquirir cartões de crédito, mas se você pretende realizar tarefas como consultar seu score, negociar dívidas através de feirões limpa nome.
Além disso, seu CPF pode estar suspenso ou pendente de regularização sem que você saiba, e só descobre ao pedir um cartão de crédito, um empréstimo ou tentar abrir uma conta em uma banco.
É simples regularizar seu CPF, o processo pode ser feito pessoalmente ou pela internet.
Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre:
  • Quais os principais motivos de seu CPF estar precisando ser atualizado;
  • Quem pode fazer a atualização do CPF;
  • Quais os documentos necessários para atualização;
  • Como fazer a atualização pessoalmente;
  • Como fazer a atualização pela internet.

Como alterar dados do CPF:

Quais os principais motivos de seu CPF precisar ser atualizado:

É necessária a atualização dos dados cadastrais do CPF quando você troca de endereço, esse é um dos motivos que podem fazer seu CPF constar como pendente de atualização e pode complicar sua vida.
Outro motivo que faz com que a atualização seja necessário é se você obteve se CPF antes dos 18 anos, pois na época você não era obrigado a possuir título de eleitor e agora precisa adicionar, se não o fez ainda, um título de eleitor a seu CPF.
Se você mudou de nome, por casamento ou por divórcio, será preciso atualizar seu cadastro de pessoa física para o nome que utiliza agora. Da mesma forma, pessoa transsexual deve adicionar o nome social que usa em seu CPF, e se por algum motivo deixou de usar o nome social, também precisa atualizar os dados.
Se perceber que existem erros em seu cadastro, também é necessário fazer a atualização do CPF para corrigir esses erros no cadastro.

Quem pode fazer a atualização do CPF:

Se o dono do CPF é maior de 16 anos, ele mesmo pode fazer essa atualização, pessoalmente ou pela internet, sem nenhum problema. Já se quem precisa fazer atualização de CPF tem menos de 16 anos, é preciso que a atualização seja feita pelo responsável legal.

Documentos necessários para atualizar o CPF:

Quem precisa atualizar o cadastro de pessoa física deve ter em mãos os seguintes documentos:
  • Um documento que comprove a mudança do dado a ser alterado, como sua certidão de casamento em caso de mudança de nome por casamento, sentença ou averbação de divórcio no caso de divórcio, sentença reconhecendo o nome social.
  • Leve um comprovante de endereço, mas não é necessário comprovar que de fato houve uma mudança de endereço.
  • É necessário levar um documento de identificação que comprove sua filiação, naturalidade e data de nascimento, pode ser seu RG ou CNH.
  • Não precisa levar o cartão do CPF mas é necessário levar o número do CPF.
  • Se você tem mais de 18 anos e ainda não chegou aos 70, está entre as pessoas que são obrigadas a votar no Brasil, e por isso também precisa levar seu título de eleitor para atualizar seus dados no CPF.
  • Se você tem menos de 16 anos, o documento de identificação do responsável também precisa estar em mãos.

Como fazer a atualização do CPF pessoalmente:

Embora seja mais simples fazer a atualização dos dados do CPF  pela internet, podem ocorrer situações em que você precise desta atualização na hora, por exemplo, ao tentar abrir uma conta em um banco após conseguir um novo emprego.
Se escolheu fazer a atualização pessoalmente, será necessário ir a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, ou da Receita Federal em casos específicos.
Vá até uma agencia dos bancos informados ou dos correios, diga ao atendente que precisa atualizar seu CPF, entregue os documentos solicitados ao atendente, pegue o boleto emitido e pague no caixa do próprio banco ou ao atendente dos correios. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo da agência e do horário em que você decidiu ir fazer a atualização do seu cadastro.
Quem tem menos de 16 anos precisa ir acompanhado de um responsável legal.
Esse serviço é pago quando feito pessoalmente e pode custar até R$ 7,00 que deve ser pago em dinheiro.

Existem situações em que você  terá que ir a um posto de atendimento da Receita Federal pessoalmente, nestes casos não há opção de fazer pela internet a atualização de CPF. Para essas pessoas, o serviço é gratuito.
Esses casos são:
  • inclusão e exclusão de nome social no CPF.
  • pessoas que moram fora do brasil e queiram atualizar o CPF em quanto estiverem no Brasil. (esses podem fazer a atualização necessária em órgãos diplomáticos do Brasil no pais de residência).

Como fazer a atualização do CPF através da internet:

É bastante simples fazer alteração de dados do CPF utilizando a internet.
Deixe seus documentos próximos na hora de fazer o procedimento, não será necessário enviar cópias nem fotografar seus documentos, mas a numeração será solicitada no momento de preencher o formulário.
Acesse o link  https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp e preencha o formulário com
  •  o número de seu CPF,
  •  nome,
  •  data de nascimento, 
  • sexo, 
  • número de título de eleitor, 
  • nome da mãe
  • Selecione o documento que vai utilizar e coloque o número do documento selecionado.
  • Coloque seu endereço completo.
  • clique em enviar.
Seu CPF já estará atualizado com os dados inserido e você poderá imprimir ou salvar um comprovante de situação regular de seu CPF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de contrato de locação

Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente

Como fazer o Cartão Casas Bahia