Economizar na hora da limpeza

Todo mundo gosta de casa limpinha e cheirosa, principalmente se for possível fazer a faxina economizando um dinheirinho que no fim do ano pode se tornar um dinheirão.

Quando estamos enfrentando dificuldades ou desejando fazer sobrar alguma grana para realizarmos sonhos, procuramos meios de reduzir custos em todas as áreas de nossa vida e não seria diferente no gasto com a manutenção da limpeza em nossa casa, neste artigo você vai aprender como, com pequenas mudanças na rotina é possível gastar muito menos pra limpar a casa, veja abaixo as dicas.

Como economizar na hora da limpeza:

Leia atentamente os rótulos dos produtos.

De que adianta comprar o melhor desinfetante ou o detergente que promete render muito mais se você vai usar errado e acabar desperdiçando  um produto tão bom, e as vezes até mais caro do que aquele com que você já está habituado?
Não tem muito tempo que descobrir que seguindo as instruções do rótulo, os produtos rendem muito mais.

O desinfetante :

Aquele de pinho que sua mãe e talvez sua avó já usavam, que tem poder bactericida, a embalagem diz que ele rende até 20 litros. Sempre pensei que isso fosse só um chamariz da embalagem, afinal, como 500ml renderiam 20 litros? Pois foi ai que li as instruções de uso e descobrir que é possível diluir 125 ml em 5 litros de água, fiz o teste  acreditando que ficaria uma água rala sem cheiro nenhum e sem nenhuma propriedade de limpeza e para minha surpresa, o desinfetante diluído continua muito perfumado e deixa o piso brilhando. Em vez de despejar o produto puro diretamente no chão, use o produto diluído para a limpeza básica, do dia a dia e deixe de gastar um bom dinheiro.

Paguei 3,50 num vidro de 500ml do desinfetante de pinho, com ele fiz 20 litros de desinfetante diluído, ou seja, gastei mais ou menos 18 centavos por litro.

Para economizar também o seu tempo e não ser necessário medir e diluir toda vez que for usar o produto, é possível utilizar galões de água mineral de 5 litros para armazenas o produto diluído que tem durabilidade de mais ou menos 2 meses. Só dilua o próximo garrafão quando o primeiro acabar.

Amaciante e sabão líquido para roupas:

O rótulo do produto diz qual a quantidade ideal para ser usada na sua máquina de lavar, que nem sempre condiz com o limite máximo do recipiente da máquina de lavar.

Nós temos o costume de colocar uma boa quantidade a mais que a indicada acreditando que a roupa ficará mais macia e perfumada, mas o que realmente acontece é que a roupa pode ficar com resíduos do amaciante, manchada em algumas áreas ou com aparência de "empoeirada" depois que seca. Além disso, para que a roupa fique perfeita pode ser necessário enxaguar novamente para tirar os resíduos, gastando mais água e energia elétrica.
Confie no rótulo pois ele sabe o que esta dizendo.

O mesmo vale para o sabão líquido. Não é a quantidade de espuma que faz a sujeira ir embora e sim o movimento da máquina de lavar, siga corretamente as instruções de uso, ainda que pareça que a quantidade de sabão não é suficiente, aproveite e economize água e energia elétrica e evite o desgaste desnecessário de sua máquina de lavar.

Esponja de aço:

Uma esponja de aço do tipo lã de aço não dura muito mais que duas ou três lavagens pois enferruja e fica desmanchando, mas é possível dobrar  o rendimento dela se cortar cada uma das esponjas de lã de ação no meio. O mesmo vale para a esponja de lavar louças.

 Outra forma de economizar com esse produto é trocar a lã de aço por  esponjas de inox do tipo que não enferruja pois, embora inicialmente mais caras, tem uma boa durabilidade e se mantidas limpas e secas após o uso podem rendar diversas lavagens.

Detergente:

Separe uma vasilha que pode ser até mesmo um pode de margarina de 500g que iria para o lixo, um pode que perdeu a tampa ou qualquer um que encontre em sua casa e deixe sob a pia da cozinha.  na hora de lavar a louça, encha esse pode de água, que pode estar quente ou morna se a louça for difícil ou fria mesmo, e coloque uma ou dua colheres do seu detergente favorito, molhe a esponja e depois mergulhe ela na água com sabão do pote e faça o movimento de apertar suavemente para formar espuma, lave a quantidade de louça que der e depois repita o processo.

Você sabia que seu detergente foi feito para durar até 50 lavagens de louça? as marcas deixam tudo claro, nós é que usamos os produtos de forma errada.

Escolha certo seus produtos.

Se faz a mesma função, você só precisa de um:

Se, ao ler a embalagem de um produto no supermercado você perceber que ele faz a mesma função e tem os mesmos componentes de outro mas os rótulos marcam um como uso geral e outro como "banheiro", compre só um vidro, afinal, é o mesmo produto com apenas o perfume diferente.

Refil pode valer muito a pena:

Alguns produtos com embalagens mais rígidas e duráveis oferecem uma opção do produto na versão refil cujo custo é muito mais baixo que o produto com a embalagem "melhor". Nesses casos vale a pena comprar  o produto de embalagem tradicional na primeira compra e seguir com essa embalagem ao longo de vários meses, apenas reabastecendo com o mesmo produto na versão refil.

O mesmo vale para embalagens com borrifadores acoplados, que costumam ter custo mais elevado que as embalagens refil, mas podem ser reabastecidas por estas.

Escolha os melhores panos.

De preferência a panos reutilizáveis, laváveis e de tecido 100% algodão  ou microfibra, de nada adianta panos mais baratos ou reaproveitar uma roupa que se estragou se esse tecido vai absorver todo seu produto ou espalhar a sujeira em vez de limpar.

Panos descartáveis podem ser bem eficientes mas são caros e não duram nada, se o objetivo é economizar não tem sentido comprar novos panos todo mês. Prefira  panos que vão durar e podem te acompanhar por várias faxinas.

Uma boa  saída é comprar o tecido desejado na loja de tecidos, comprar sacos não alvejados, sai muito mais barato que comprar os panos prontos e depois basta cortar do tamanho desejado e fazer uma barrinha e o pano estará  pronto para uso.

Faça substituições:

Se você precisa de um desengordurante para limpar os azulejos da cozinha mas acha o produto muito caro, use água quente e sabão de coco e limão em um borrifador.

O amaciante de roupas pode ser substituído por vinagre de álcool, que custa por volta de R$2,00, o produto tem efeito amaciante e ajuda a tirar os resíduos de sabão e não deixa cheiro nas roupas.

Limão ajuda a remover manchas difíceis e bicarbonato de cálcio ajuda a clarear panelas, dispensando o limpa alumínio.

Um borrifador com água morna, bicarbonato de sódio e vinagre branco pode ser usado para limpar estofados, até mesmo eliminar o odor ruim de urina de animais domésticos, substituindo limpadores específicos. Essa mesma mistura pode ser usada para limpar mofo de armários com alguma umidade.

Um borrifador com uma mistura de água e água sanitária com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio pode ser usado na limpeza do banheiro e da cozinha, como limpa limo e desengordurante, basta deixar agir por 15 minutos e passar o lado áspero da esponja com detergente nos azulejos a serem limpos.

Não se apegue a marcas:

Existem diversos produtos de marcas não tão conhecidas que são de excelente qualidade. Se você tiver oportunidade de experimentar produtos menos conhecidos, tente. Você pode descobrir uma maravilha com o preço bem mais em conta do que aquele que costuma pagar.

Na sua casa, existe outra maneira de economizar na hora da limpeza? diga nos comentários.



 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo