Como receber pagamento pelo celular

Quando a situação aperta, o trabalhador brasileiro sabe bem como se virar.

Vale quase tudo para fazer uma renda extra ou segurar as pontas até que consiga se recolocar no mercado de trabalho. Há quem decida fazer quitutes para vender, como salgados, bolos, trufas de chocolate e até marmitas e saladas de pote. Há também quem prefira revender roupas ou cosméticos e ainda há aqueles que utilizam seus talentos para prestar serviços, como fazer consertos e reparos em casa de vizinhos e colegas, organizar armários, dar aula de algum assunto que entenda e goste ou até mesmo passear com os cachorros dos vizinhos.

Apesar de tanta criatividade e tanta força de vontade, muitas pessoas ao começarem a fazer atividades para obter renda extra enfrentam uma dificuldade que é ter que vender fiado para vizinhos e amigos pois boa parte de seus faturamentos vem de pessoas conhecidas que nem sempre tem dinheiro em espécie para pagar na hora.
Nesse caso corre-se o risco de sair no prejuízo e não receber esses pagamentos deixados para depois.

Pouca gente sabe, mas é possível utilizar o celular para receber pagamentos, facilitando para quem vende pois não fica no prejuízo e também para quem compra que pode passar o cartão de crédito ou débito, ou mesmo fazer transferência bancária.

Nesse artigo vamos saber mais sobre:
  • Como funcionam os aplicativos para receber pagamento pelo celular. as chamadas maquininhas virtuais.
  • Principais serviços para receber pelo celular.
  • Em quanto tempo o dinheiro estará disponível para saque.
  • Quem pode receber pagamento pelo celular.
  • Como utilizar os serviços de receber pagamento pelo celular.

Como receber pagamentos pelo celular:

Como funcionam os aplicativos para receber pagamentos:

As ferramentas para receber pagamentos podem ser em forma de aplicativos ou com um acessório adaptado ao celular onde de fato o cliente pode inserir o cartão de crédito, em ambos os casos é preciso ter um Smartphone. Esses aplicativos funcionam bem em sistemas IOS, típicos do Iphone, e em sistema Android, mas podem não ter funcionamento  correto em outros sistemas operacionais.

No momento em que a transação é feita, é necessário que a internet esteja funcionando bem, para não ocorrer falha na comunicação ou para que não seja cobrado duas vezes. Não é preciso ter uma conexão de banda larga com alta velocidade, mas estar conectado a um Wi-fi  confiável ou ter um bom plano 3g ou 4g.

A maioria dos serviços de pagamento online exige que o vendedor ou prestador de serviços tenha uma conta corrente em um banco, esta conta está em seu próprio nome, que pode ser pessoa física ou jurídica. Existem aplicativos que aceitam pessoas com conta poupança em seu próprio nome e poucos aceitam pessoas sem conta bancária mas nesse caso os pagamentos são depositados em um cartão pré pago.

Os principais serviços para receber pagamento pelo celular:

PagSeguro: Deve ser o serviço de recebimento pelo celular  mais conhecido. Utiliza um aparelho que se conecta ao celular via Bluetooth.
Não cobra taxa de adesão e nem mensalidade. apenas porcentagem sobre as vendas.
Pode aceitar cartão de débito ou crédito e parcelar compras em até 12 vezes.
Esta disponível para pessoa jurídica ou pessoa física.
As taxas cobradas por este aplicativo  são de 2,99% para pagamentos a crédito que só estarão disponíveis após 45 dias, também existe opção de pagar uma taxa de 4,39% para receber o pagamento em 2 dias úteis. Os pagamentos no débito cobram 2,39% , os pagamentos são depositados em 1 dia útil.
Nesse caso é preciso adquirir um leitor de débito e crédito que custa 12 parcelas de R$ 35,90.

Cielo Mobile: Também utiliza aparelho conectado ao celular via Bluetooth, porém oferece uma versão para receber pagamentos por aplicativo, sem a necessidade de máquina associada.
Não é possível receber pagamentos por cartão de débito, apenas crédito.
Cada pagamento recebido pode gerar pontos no programa de fidelidade da Cielo.
Em pagamentos diretamente pelo aplicativos são cobrados 4,05% para pagamentos no crédito a vista e 6,99% para parcelamento em até 6 vezes.
Se optar por utilizar o leitor de cartão, haverá uma mensalidade de R$ 11,90 e taxas de 3,19% para débito, que não está disponível para pagamento diretamente no aplicativo, 4,05% para crédito a vista e 6,99% para parcelamento em até 6 vezes.

PayPal: É um aplicativo  no qual se pode fazer ou receber pagamentos.
Os pagamentos são transferidos do aplicativo do cliente para o aplicativo do vendedor, sem a necessidade de obter  dados do cartão, mais confiável para o cliente e para o vendedor que recebe confirmação de transferência na hora.
No momento que desejar pode pedir a transferência de seu dinheiro do PayPal para sua conta bancária.
Não cobra mensalidade e nem taxa de adesão, mas cobra uma porcentagem pequena sobre cada pagamento.

Mobile Rede: Não possui aparelho específico, todas as operações podem ser feitas diretamente do aplicativo.
Também permite que as compras  no cartão de crédito sejam parceladas em até 12 vezes.
Aceita cartões de benefício como vale refeição e vale alimentação de empresas como ticket e sodexo, porém não aceita cartão de débito da rede Elo.
É possível receber as vendas em até 2 dias úteis.
O leitor desta opção é disponibilizado gratuitamente aos usuários. São cobradas taxas de 3,99% sobre as vendas feitas a vista e 6,99% sobre as vendas efetuadas a prazo em até 3 vezes.
Você recebe as vendas a partir de 30 dias.

PagPop: Pode utilizar aparelho a parte ou receber pagamentos diretamente pelo aplicativo.
Também recebe crédito, que pode ser parcelado em até 12 vezes e em débito.
Se não tiver conta bancária pode receber seus pagamentos em um cartão mastercard pré pago.


Receba aqui: Chamada máquina de cartão virtual, funciona via aplicativo, você envia um link de cobrança para o cliente e ele mesmo insere, a partir do celular dele próprio, os dados  do cartão de crédito.
Não possui equipamentos próprios ou mensalidade.
Permite receber seus pagamentos em até 2 dias úteis.
Tem como diferencial permitir que se crie assinaturas ou mensalidades  para quem presta serviço, como limpeza regular, aulas de idiomas, entre outros.

Em quanto tempo o dinheiro está disponível na conta bancária:

O tempo de espera para que o dinheiro recebido por aplicativos caia na sua conta pode variar de uma empresa para outra. O dinheiro não é liberado automaticamente, é preciso acessar o aplicativo e "liberar" seu saldo para que este seja depositado na conta pois muitas pessoas preferem acumular valores mais altos para transferir para a conta bancária já que costumam ser cobradas porcentagens, cerca de 2 a 3%, para cada operação monetária feita pelo aplicativo.
Após autorizada pelo usuário a liberação do saldo, o dinheiro geralmente entra na conta bancária em 2 ou 3 dias úteis.

Quem pode receber pagamentos via celular:

A maior parte dos aplicativos só exigem que o usuário que deseja receber pagamentos pelo celular tenha um CPF ou CNPJ. Pode ser exigido uma conta bancária to tipo corrente, mas existem empresas que aceitam conta poupança ou mesmo que você receba pagamentos por cartão pré pago.
Apesar de não ser exigido, é bom ter documentação da empresa. Para quem esta começando ou só quer complementar a renda, é possível de cadastrar como MEI (microempreendedor individual) que permite ter um CNPJ da empresa e ainda gera algumas garantias e proteções para o responsável pela empresa.

Como utilizar aplicativos para receber pagamentos:

O primeiro passo é escolher o aplicativo que é mais adequada a seu negócio entre tantos disponíveis (falamos um pouco sobre alguns deles, mas existem muitos outros) pesquise com cuidado, veja se seu negócio é capaz de sustentar as taxas cobradas, se atende os requisitos de infra estrutura para o serviço funcionar, como uma internet estável.
Escolhido o aplicativo que serve para sua situação, observe que alguns deles, como o paypal, é necessário que o cliente também tenha uma conta no aplicativo para que possa fazer pagamentos.
Leia sempre o contrato com muita atenção.
Após conhecer a plataforma escolhida, avise a seus clientes que agora você recebe cartão e aumente seus lucros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo