Como aumentar o score e conseguir financiamento

É comum que pessoas tenham cartão de crédito ou financiamento recusado mesmo ganhando o suficiente para pagar a parcela do valor financiado ou da fatura e estando com o nome limpo. Nessa situação, a pessoa não tem a menor ideia de porque o cartão ou financiamento foi rejeitado.

O financiamento ou o cartão podem não ter dado certo devido a um Score baixo e a cada vez que se pede crédito, esse Score pode reduzir ainda mais.

Neste artigo você vai  descobrir:
  • O que é o score.
  • Porque o score fica baixo.
  • Como saber qual é o seu score.
  • Como fazer o score aumentar para conseguir crédito.

Como aumentar o score para conseguir um financiamento:

Que é o score:

O score ou pontuação de crédito é uma avaliação feita por lojas, bancos e instituições financeiras, baseada nas estatísticas de consumo e pagamento de uma pessoa e que é usada  para que decidam se vão ou não conceder crédito a essa pessoa.

A avaliação do score para concessão de crédito é feita de forma estatísticas, baseadas no seu habito de consumo e em alguns dados públicos e indicam para o banco qual a probabilidade de você pagar o empréstimo ou o cartão de crédito e não fique inadimplente. 

É uma espécie de análise de risco onde o banco avalia se vale ou não a penas emprestar dinheiro para você

O score pode ser afetado por diversos fatores, como estado civil, trabalho fixo, renda mensal, inadimplência, dividas pagas na data correta, se  tem ou teve nome em cadastros de proteção ao crédito, se já foi vítima de roubo de identidade ou caiu em algum golpe financeiro, se paga suas contas mensais em dia, entre outras coisas.

A pontuação do score considera seu histórico de consumo e pagamento de até 5 anos antes.

A faixa de pontuação do score de crédito vai de 1 a 1000. Cerca de  1/3 das pessoas cujo score  se encontra abaixo de 300 pontos se torna inadimplente em até 6 meses.

Com um score entre 300 e 700 já é possível conseguir um cartão de crédito e alguns tipos de financiamento ou empréstimos.

Com um score entre 700 e 1000 o consumidor é considerado de baixo risco e, se tiver outros requisitos necessários, provavelmente seus pedidos de crédito serão aprovados.

Porque o score fica baixo:

Vários fatores podem contribuir  para seu score se manter baixo ainda que você tenha nome limpo, entre eles:
  • Pedir crédito em lugares diferentes.
    • Se você preenche muitos cadastros de cartão de crédito em lojas ou sites em que costuma comprar, pede pequenos empréstimos, entra no cheque especial com frequência, faz crediário em lojas de departamento e tenta um financiamento de um carro seu score vai ser reduzido pois indica ao mercado que você não está conseguindo arcar com as contas que você já tem.
    • Espere um período razoável entre um pedido de crédito e outro, após os pedidos de créditos, em aproximadamente 1 ano seu score volta ao normal se não houver outras coisas que o prejudiquem.
  • Atrasar as contas.
    • Se você se esquece de pagar as contas corriqueiras como água, energia e internet sempre ou deixa pra pagar as parcelas de um financiamento depois da data de vencimento poque se esquece ou  deixa acumular porque quer fazer apenas uma visita a lotérica, seu score pode baixar pois esses atrasos indicam para o banco que você pode se tornar inadimplente.
  • Comprometer quase ou todo o limite de seu cartão de crédito.
    • Ainda que você sempre pague o valor total da fatura, usar o limite todo pode indicar que você não tem condições de adquirir outros débitos, sempre que puder, deixe metade de seu limite disponível.
  • Não ter contas em seu nome.
    • Muitas pessoas tem score baixo mesmo  sem nunca ter tido uma única dívida, isso ocorre porque se você não tem conta nenhuma em seu nome, os bancos e instituições financeiras não sabem que você existe, nem como bom pagador e nem como mau pagador.
  • Inadimplência
    • Se você tem contas com atraso por mais de 30 dias já é considerado inadimplente, ainda que seu nome ainda não esteja no cadastro de proteção de crédito. Seu score acabará sendo reduzido pois estar inadimplente te faz aparentemente um investimento de alto risco de um banco.

Como saber qual é o seu score.

A maioria das pessoas acredita que só o banco ou a financeira podem saber qual o score de um consumidor, mas essa é uma informação errônea pois você tem direito de saber sua situação financeira, quais são suas dívidas e seu score.
  • Consulte sua pontuação no Serasa.
Acessa a https://www.serasaconsumidor.com.br e faça seu cadastro, tome cuidado para preencher corretamente os dados, você também pode acessar dando permissão por suas redes sociais.

Após efetuar seu cadastro, ative o cadastro através do email enviado e acesse sua conta,  lé será possível ver ser score e ter conhecimento de seus débitos e tudo que está relacionado com seu nome.

  • Consulte pelo Boa Vista SPC.
Acesse https://www.consumidorpositivo.com.br/  e faça seu cadastro.
Após ativar o cadastro, você será encaminhado para página onde será possível tomar conhecimento de todas as suas dívidas, ver se seu nome foi consultado nos últimos tempos e ver o seu score.

Como aumentar o score:

Existem pequenas atitudes que podem aumentar seu score.
  1. Se estiver com nome restrito, limpe seu nome.
    • Mesmo podendo pagar apenas um pouquinho por mês, é bom negociar sua dívida pois assim que pagar a primeira parcela seu nome será tirado dos cadastros de proteção ao crédito e em pouco tempo seu score começará a subir.
  2. Abra o cadastro positivo.
    • Na mesma ferramenta que você usará para consultar seu score estará disponível a opção de criar um cadastro positivo. Essa opção pode ser usada ainda que você esteja inadimplente pois mesmo que você não tenha conseguido pagar uma conta e tenha acabado se endividando, pode ser que esteja mantendo todas as outras em dia e é importante que o banco também saiba disso.
  3. Tenha contas em seu nome.
    • Se você mora com pais ou companheiro e todas as contas estão no nome de outras pessoas, peça para passar algumas contas básicas para seu nome e mantenha-as em dia, não se esqueça de pagá-las corretamente para mostrar ao banco que você é sim um bom pagador.
  4. Evite pedir cartões de crédito e empréstimos em diversos bancos diferentes.
    • Pedir vários cartões de crédito em bancos diferentes dá a entender que você esta passando por dificuldades para manter suas contas em dia. Cada consulta de empresas a seu nome fica registrada por cerca de 1 ano, assim, cada vez que você faz um simples cartão de loja seu score pode ficar mais baixo.
  5. Não use o limite todo do cartão e nem entre no cheque especial.
    • Quando você usa o cartão de crédito, na verdade o banco ou financeira está te emprestando dinheiro, o mesmo ocorre com o cheque especial. ter um bom limite de cheque especial ou de cartão de crédito mas optar por não usa-los mostra que você tem o controle de seus gastos e sabe pagar suas contas.
  6. Se você quer aumentar seu score na intenção de pedir um financiamento de veículo ou imóvel, abra uma conta no banco em que vai contratar esse financiamento.
    • Se for possível, passe a receber seus ganhos através deste banco.
  7. Mantenha seus dados atualizados nas plataformas de consulta.
O score não aumenta imediatamente, mas em alguns dias você já começará a perceber uma mudança significativa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de contrato de locação

Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente

Como Fazer o Cartão Da Centauro