Como entrar para a Polícia Civil

A polícia civil está entre as instituições que mais contratam servidores e que mantêm uma grande variedade de cargos, tudo depende da sua vocação, currículo acadêmico e disposição para estudar, existem vários cargos de ingresso na polícia civil, entre eles estão: investigador de polícia, escrivão, agente policial, agente de telecomunicações, assistente de necrotério, auxiliar de necrotério, médico legista, perito criminal, fotógrafo e alguns ouros cargos, você vai saber o que cada um desses cargos faz e saber como se preparar para o concurso da polícia civil do seu estado.


Como entrar na Polícia Civil.

O sonho de ser polícia civil é o sonho de muitas pessoas, este sonho para ser realizado tem que ser precedido de dicas e formas mais fáceis de entrar nesta carreira, se você quiser saber o que é preciso para entrar na polícia civil e quais são os cargos que aceitam ensino médio ou qual curso superior é preciso para outros, você pode ver este poste e seguir as indicações, mas se o seu sonho é entrar para a polícia militar você pode ver neste artigo:


Como ser um policial militar.





1) Ser aprovado no concurso público.

Diferente do que algumas pessoas possam pensar para entrar na polícia civil é necessário que o candidato passe por várias etapas de um concurso público, entre essas etapas estão a prova teórica, o teste de aptidão física o famoso TAF, uma pesquisa social e uma bateria de exames médicos, após estas etapas o candidato ainda passa por um treinamento intenso na escola da polícia a ACADEPOL, somente após o término deste treinamento o candidato pode ser considerado um policial civil pleno.


2) Passar no Teste de aptidão física.
O teste de aptidão física é a uma das partes do concurso que mais reprovam candidatos, alguns focam na parte teórica do processo, estudam e às vezes passam na prova com facilidade, mas não se preocupa com a parte física, o teste físico não é extremo, mas requer que o participante tenha um mínimo de condicionamento físico, veja algumas etapas da TAF:

  • Barra suspensa;
  • Abdominais;
  • Alguns estados pedem natação nas suas provas.
  • Corrida de 2 quilômetros em 12 minutos;
  • Flexões completas para homens e apoiadas no joelhos para mulheres;


Se quiser ver como é feito esse teste físico dá uma olhada nesse vídeo abaixo:






3) O candidato precisa ser Brasileiro.

Essa parte confunde muita gente, uma pessoa nascida no Chile pode ser policial civil?
Pode desde que ele seja naturalizado, passando a ser um brasileiro naturalizado.

Um estrangeiro pode fazer o concurso para polícia civil?
Pode, só não vai poder tomar posse no cargo.


4) Estar com o CPF ativo.

Isso não tem nada a ver com estar com o nome em órgãos de restrições de crédito como SPC, SERASA, SCPC, é um erro comum, mas ainda é um erro. O que acontece é que algumas pessoas têm o seu CPF suspenso por alguns motivos o mais frequente é não votar por três eleições, então se você deixou de votar vá até a sua agencia do TRE e regularize a sua situação.

5) Não ter antecedentes criminais.

O candidato a policial civil não pode ter antecedentes criminais, isso pode acabar com o sonho de alguns candidatos, sabe aquela briga familiar ou um desentendimento com um vizinho? Então às vezes não deu em nada, mas o processo pode estar correndo ou já ter corrido, então atenção neste tópico.



6) Estar com a Reservista em ordem.

Serve apenas para os candidatos homens.

7) Idade mínima de 18 anos.

Normalmente os editais pedem que o candidato tenha no mínimo 18 anos, mas podem existeir divergências, dependendo do cargo esta idade pode aumentar, o edital do concurso pode modificar esta idade para mais.

8) Ter ensino superior para alguns cargos.

Cargos como delegado, perito criminal e investigador precisam de ensino superior como pré-requisito para o candidato, alguns cargos pedem cursos superiores específicos, outros aceitam qualquer curso superior aceito pelo MEC.



9) Ter CNH com a categoria B.



10) Passar no teste psicológico.

O candidato não pode ter desvios comportamentais, nem comportamento agressivo, na verdade existem vários outros fatores que podem fazer que você seja reprovado no teste psicológica da Polícia Civil.







Policia Civil












O Papel da Polícia Civil.

A polícia civil é responsável por vários pontos no zelo da segurança pública, estas atribuições podem sofrer algumas pequenas modificações dependendo do estado, mas genericamente a polícia civil é responsável por:
  • Efetuar a investigação de crimes;
  • Analisar o local do crime e coletar os indícios que possam levar ao criminoso;
  • Periciar pessoas, carros e imóveis;
  • Cumprir ordens de prisão;
  • Alocar o preso temporariamente até que seja transferido;
  • Efetuar a abertura de Boletins de ocorrência;
  • Prevenir roubos e assaltos;

Estes são apenas algumas atribuições, mas existem várias carreiras policiais dentro da polícia civil, que ainda conta com algumas equipes de serviço policial especializado como grupo de combate a roubo e assaltos, grupo de combate a sequestro, entre muitos outros.





Cargos na Polícia Civil.

Quem entra na polícia civil tem uma gama de cargos para escolher, mas é bom escolher algo que tenha vontade de fazer, se você sonha em ser delegado, faça uma faculdade de direito ou tente entrar em um cargo que esteja próximos a delegados, onde você possa ver todo dia como é o trabalho, vou citar abaixo alguns cargos na Polícia Civil:

Investigador:

Esse é fácil de saber o que faz, ele é o responsável por investigar os casos agrupando depoimentos, analisando provas e fazendo o trabalho de juntar as peças para resolver o caso.

Perito Criminal:
O perito criminal tem como função executar a pericia em cenas de crimes, carros, imóveis, faz testes balísticos, químicos ou informáticos, faz exames laboratoriais, produz laudos   quem já assistiu a série de TV CSI pode fazer uma analogia do que faz um perito criminal.

Fotógrafo Criminal:

É o braço direito do perito, o fotógrafo policial é o responsável em captar e registrar a cena do delito, vale salientar que não é necessário que você tenha um conhecimento prático anterior para ser fotógrafo, basta saber informações básicas necessárias contidas no edital, respondendo as questões certas e aprovado no concurso você receberá um treinamento para manusear a câmera.

Delegado de Polícia:

É o responsável pela delegacia de polícia e por seus agentes, ele é o responsável e avaliar todos os casos, organizar e distribuir as atribuições dos seus comendados , para ser delegado o candidato precisa ser Bacharel em direito, ou seja, ter cursado um curso superior em direito, neste caso não é necessário tirar a OAB para ser delegado, apenas ser bacharel em direito.

Escrivão da Polícia Civil:

O escrivão de polícia é o servidor que lida com o público diretamente, quando um a pessoa vai fazer um boletim de ocorrência é o escrivão que colhe as informações e alimenta o sistema de informação.



Como se preparar para o concurso da Polícia Civil.

Mesmo não tendo edital aberto você deve começar a estudar, eu recomendo que você separe 1 ou 2 horas diárias para ir estudando, se não sabe como começar eu recomendo que você faça uma visita a alguns sites que vendem cursos preparatórios para polícia Civil, estes sites que indicarei não pagaram nada para estar ai, são somente os que conheço e acredito que sejam os mais eficientes para quem está começando e também praticam um preço acessível.

Você pode encontrar o curso para o concurso da polícia civil no site da:

Focus Concursos:

É um cursinho para concursos públicos que tem um preço bem baixo, mas mantêm ótimos professores já conhecidos na área.

www.focusconcursos.com.br/















Gran Cursos Online.


Estratégia Concursos.


Como acompanhar o Concurso da Polícia Civil.


Não basta ter escolhido o seu cargo, nem estar preparado para as provas, você precisa saber quando o edital da polícia civil irá abrir e para acompanhar o lançamento do edital recomendo que você acompanhe através destas fontes:

  • Jornal dos Concursos;
  • Jornal Folha Dirigida;
  • Site PCI Concursos;
  • Site JC Concursos.

Comentários

Postar um comentário

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

VOCÊ PODE ESCREVER O QUE PROCURA AQUI EM BAIXO.




Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo