Como Usar a Nota do ENEM para Estudar em Portugal.

Já pensou em fazer estudar em uma faculdade fora do país, em Universidades conhecidas mundialmente e conseguir entrar em uma delas através da nota do ENEM? Sim, é possível usar a nota do ENEM para estudar em Portugal, existem alguma Universidades Portuguesas que aceitam a nota do ENEM de candidatos brasileiros, algumas vezes a nota de corte é bem menor do que a nota de corte de uma Universidade no Brasil. A lista de Universidades que aceitam a nota do ENEM de alunos brasileiros é grande, mais de 30 instituições educacionais em Portugal aceitam, os alunos brasileiros são aceitos em uma lista especial de estudo e podem fazer toda a sua graduação do ensino superior na Europa!


Usar Nota do ENEM em Faculdades em Portugal.

Essa oportunidade é para todos que tiraram uma nota razoável no ENEM, pode acreditar, não é precisa tirar uma super nota, a nota de corte para os ingressantes brasileiros nas faculdades portuguesas não são muito altas quando comparadas com notas de cortes de alguns cursos no Brasil como engenharia, medicina, direito ou psicologia, como o número de candidatos é bem menor a concorrência também diminui e por consequência temos notas de corte menores.






É Possível fazer Medicina em Portugal?


Dentre estas mais de 30 faculdades portuguesas que aceitam a nota do ENEM a Universidade de Coimbra iniciou esta parceria com o governo brasileiro, abrindo as suas portas para o ingresso de alunos brasileiros em alguns de seus cursos de ensino superior. Para que esta porta fosse aberta a estudantes brasileiros, algumas leis em portuguesas tiveram que serem reformuladas e ficou decidido que apenas o curso de medicina teria algumas regras diferentes, uma delas é que a nota do ENEM não é aceita, mas existe a possibilidade de brasileiros fazerem o vestibular regular em medicina em Portugal, mas esta é a exceção, vamos falar do podrão que é: É possível estudar em faculdades em Portugal usando o ENEM.







Alunos Formados

Quais cursos são oferecidos a brasileiros.

A quantidade de cursos superiores oferecidos a brasileiros em Universidades portuguesas são enormes, existem algumas diferenças que podem confundir em um primeiro momento, mas com o tempo tudo vai ficando mais claro, uma destas diferenças é que você vai encontrar muito o termo "Licenciatura", aqui no Brasil um curso de Licenciatura é aquele que permite que o aluno formado apenas dê aulas das matérias estudadas, um exemplo é a licenciatura em química que habilita o profissional a lecionar aulas de química, mas fica limitado a isso. Já em Portugal licenciatura é usada para qualquer curso superior e não tem esta diferenciação que temos aqui no Brasil.

Os cursos oferecidos em Portugal são diversos e vou citar apenas alguns disponíveis na Universidade de Coimbra, apenas como exemplo:

  • Arqueologia;
  • Ciência da Computação;
  • Artes;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • História da Arte;
  • Jornalismo e Comunicação;
  • Línguas Modernas;
  • Português;
  • Administração;
  • Direito;
  • Biologia;
  • Bioquímica;
  • Design;
  • Física;
  • Matemática;
  • Química;
E muitos outros.



O que é preciso para Usar a Nota do ENEM.

1) Ter o comprovante do ensino médio.

O candidato tem que apresentar o seu diploma do ensino médio, ou compatível com este.

 

2) O Candidato tem que ter feito o ENEM. 

Um requisito essencial é que o candidato que quiser concorrer a uma vaga em uma Universidade em Portugal deve ter feito o ENEM e ter uma nota de corte compatível com a nota pedida para o curso desejado.

3) Não pode ser morador de Portugal.

Estas vagas são exclusivas para brasileiros residentes no Brasil, ou seja se um brasileiro que mora em Portugal por mais de dois anos não pode vir para o Brasil, fazer o Enem e depois usar a nota para entrar em uma Universidade portuguesa, brasileiros que morem em outro país da Europa por mais de dois anos também não tem este direito.


4) Não pode ter a nacionalidade Europeia.

Brasileiros naturalizados que têm a primeira nacionalidade um país integrante da União Europeia não pode usar o ENEM para ingressar em faculdades portuguesas, E brasileiros natos que abraçarem outra naturalidade também ficam fora.


5) Ser aprovado em vestibulares específicos de alguns cursos.

Dependendo do curso apenas a nota do ENEM não é o suficiente para  ser aceito em alguns cursos ou universidades, um exemplo é de comprovar que sabe ler partitura para poder ingressar em uma graduação de música clássica, mas você deve avaliar o edital de candidatura da Universidade e do curso que você pensa em ingressar, neste edital vai estar descrito com detalhes os pré-requisitos do curso.

6) Apresentar os documentos necessários.

Para que a sua inscrição seja aceita você deve entregar algumas cópias de alguns documentos, entre eles estão a cópia de um documento oficial com foto, RG, carteira de trabalho, CNH, uma cópia da declaração de notas do ENEM, cópia do comprovante do ensino médio, normalmente estes documentos devem ser entregues da forma que a Universidade orientar.

 

Qual é a nota de corte nas Faculdades de Portugal.

Não existe um padrão na nota de corte para quem usa o ENEN para entrar em uma faculdade em Portugal, mas na maioria das vezes a nota mínima é de 500 pontos, mas cabe a cada Universidade dizer qual é a nota mínima, então depende da Universidade e do curso que você escolher.

Como calcular a nota do ENEM para Universidades de Portugal.

A pontuação do vestibular em Portugal e no Brasil funciona da seguinte forma:

Portugal: 0 - 200.

Brasil: 0 - 1000.

Mas como converter a nota do ENEM para a classificação de notas de Portugal?
Basta pegar a sua nota do ENEM e dividir por 5, desta forma um aluno que tirou 750 de média no ENEM, tem a sua nota convertida para 150 pontos em Portugal, o que é uma ótima nota!

Lista de Universidades que aceitam a nota do ENEM.


Muitas Universidades e institutos de ensino de Portugal aceitam a nota do ENEM como vestibular, você pode se candidatar para mais de uma Universidade com a mesma nota do ENEM, mas atenção pois cada Universidade tem suas próprias regras, então, às vezes o que serve para uma pode não servir para a outra, então é importante que você capte todas as informações necessárias para se candidatar a uma vaga em uma faculdade em Portugal.


  1. Universidade de Açores;
  2. Universidade de Aveiro;
  3. Universidade de Algave;
  4. Universidade de Beira Interior;
  5. Universidade de Beja;
  6. Universidade de Bragança;
  7. Universidade de Cávado e ave;
  8. Universidade de Coimbra;
  9. Universidade de Católica do Porto;
  10. Universidade Fernando Pessoa;
  11. Universidade de Lisboa;
  12. Universidade Lusíada;
  13. Universidade Lusíada Norte;
  14. Universidade Lusófona;
  15. Universidade Lusófono do Porto;
  16. Universidade da Madeira;
  17. Universidade do Minho;
  18. Universidade do Porto;
  19. Universidade Portucalense Infante D. Henrique;
  20. Instituto Politécnico do Cávado e Ave;
  21. Instituto Politécnico de Coimbra;
  22. Instituto Politécnico de Castelo Branco;
  23. Instituto Politécnico da Guarda;
  24. Instituto Politécnico de Leiria;
  25. Instituto Politécnico Maia;
  26. Instituto Politécnico do Porto;
  27. Instituto Politécnico Portalegre;
  28. Instituto Politécnico de Santarém;
  29. Instituto Politécnico de Setúbal
  30. Instituto Politécnico de Viseu;
  31. Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida;
  32. Instituto Universitário Maia;
  33. Instituto Leonardo da Vinci;
  34. Escola Superior de Saúde do Alçoitão;
  35. Cooperativa de Ensino Superior Politécnico de Universitário;
  36. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.


Fazer a inscrição em uma Faculdade de Portugal.

Para fazer a inscrição em um curso de graduação superior em uma faculdade em Portugal você precisa primeiro visitar o site da Universidade que você escolheu na lista acima, e ver os cursos que ela oferece, após escolher o seu curso você deve ler o edital para o ingresso de brasileiros, cada universidade tem as suas regras e normas, então não convém eu detalhar o que fazer, mas você irá conseguir todas as informações nos sites das Faculdades.

As épocas de inscrições.

Você tem 3 oportunidades de ingresso dentro do mesmo ano, você pode usar a sua nota do ENEm em uma Universidade portuguesa logo depois do ENEM.

Entre janeiro e fevereiro, provavelmente é a época onde a maioria dos inscritos iniciam seus pedidos.

Entre Março e abril e entre maio e julho, normalmente quem se inscreve nestas duas últimas fases concorre apenas com as vagas que não foram preenchidas entre janeiro e fevereiro, então pode ser que o curso que você tanto sonha não esteja mais disponível.

 

É preciso de um visto para estudar em Portugal.

Apesar da relação Brasil - Portugal ser muito amistosa e os direitos cedidos a portugueses aqui no Brasil também devem ser dados a brasileiros em Portugal, ainda assim é necessário que o estudante tenha um visto para ficar em Portugal.
Este visto é um visto de estudante temporário que deve ser renovado periodicamente.


Estudar em Portugal Quanto Custa?

O pensamento que domina a cabeça de quem tem interesse em estudar em Portugal é que o aluno com uma boa nota do ENEM e aprovado em uma faculdade portuguesa não irá pagar nada para estudar, mas diferente do que acontece no Brasil estudar em Portugal tem um custo, às vezes um custo muito maior do que uma graduação em uma boa Universidade aqui no Brasil, com a diferença de quem teve a sua formação universitária fora do país ganha muito mais do que um diploma. As Universidades de Portugal estão entre as melhores da Europa e a experiência de morar fora do país, ter contato com outra cultura pode somar muito no seu currículo.

Taxa de Matrícula.

Esta taxa de matrícula deve ser paga aqui no Brasil, ela pode ter o seu valor variável, mas não costuma ultrapassar os 150 Euros, na cotação do dia em que este artigo foi feito corresponde a uma taxa máxima de R$ 670,00.

Mensalidade da Faculdade em Portugal.

Infelizmente é aqui que o sonho de muitos candidatos acaba, apesar de valer muito a pena, existem alguns cursos que não são acessíveis para muitos estudantes, algumas mensalidades de faculdades Portuguesas podem chegar a 1000 Euros, um valor alto quando comparado ao valor cobrado na maioria das Universidades no Brasil, mas este valor não é regra, você pode pesquisar nestas 36 Universidades em Portugal os valores das mensalidades, com certeza você irá encontrar valores bem menores.

Taxas Extras.

Alguns cursos podem cobrar algumas taxas extras como cobrança de provas, avaliações ou afins.

Bolsas e Descontos.

Dependendo da sua nota você pode ganhar um grande desconto, mas depende da Universidade e do curso selecionado, algumas destas bolsas podem reduzir estes custos de matrícula e de mensalidades em 90 %.