Pegar Remédio no Programa Dose Certa

O programa Dose Certa oferece remédios para pessoas que não encontram nos hospitais, policlínicas ou, UBS ou no postinho de saúde, infelizmente não é raro ir até um posto de saúde e não encontrar o remédio que você precisa, pessoas que sofrem de pressão alta não podem ficar sem o remédio, pois podem sofrer com derrames, ataques cardíacos e outras sequelas, já pacientes com diabetes podem sofrer por anos com esta doença silenciosa, nem por isso pode ficar sem o seu remédio, sem falar em diversas outras pessoas que precisam do remédio para tratar outra doença crônica ou aguda, pensando nisso o Governo tenta aliviar a luta dessas pessoas com o fornecimento de alguns medicamentos através do Programa Dose Certa.

Pegar remédios no Programa Dose Certa.


O que é o Programa Dose Certa?

É um Programa de repasse de medicamento para pessoas que precisam deles, mas não encontram no UBS do seu bairro, é um programa popular de saúde que atende a três esferas da saúde:



  • A saúde Básica;
  • A saúde da Mental;
  • A saúde da mulher;
  • E métodos contraceptivos.
Você encontra um lista com diversos medicamentos nas farmácias do Dose Certa, normalmente não existem filas nos postos de atendimento e você consegue ser atendido rapidamente, bastando apresentar a receita médica para retirar os seus medicamentos.


O que é preciso para pegar o remédio na Farmácia Dose Certa.

Para conseguir pegar remédio na farmácia Dose certa você deve ir até uma de suas unidades com a receita adequada, a receita deve estar dentro da validade, RG e cartão do SUS, entregar os documentos necessários ao atendente e retirar os seus remédios, para mais detalhes veja abaixo como deve ser a receita, a validade da receita e os documentos aceitos no Dose certa.

1) A receita deve ter sido feita pelo SUS do Estado de São Paulo.
Receitas de planos de saúde ou particulares são aceitas apenas nas unidades:
  • Sé;
  • Hospital Mandaqui;
  • Hospital Pedreira.
  • Desde que junto com o cartão do SUS da cidade de São Paulo.
2) A receita deve obedecer a validade e ter o nome do princípio ativo ou o nome genérico, não podendo conter o nome comercial, sendo:

  • Medicamento anticoncepcional = 1 ano de validade;
  • Medicamentos  de uso Contínuo = 180 dias de validade;
  • Medicamentos controlados= 30 dias de validade;
  • Medicamentos antibacterianos = 10 dias de validade;
  • Pílula de emergência / Pílula do dia seguinte = 5 dias de validade;
  • Outros tipos de medicamentos = 30 dias.
3) Apresentar um documento com foto, (RG, carteira profissional, carteirinha da OAB ou de conselho de classe e o cartão do SUS e pronto é só retirar os seus remédios.

Como Conseguir Remédios

Quais cidades têm um posto do Programa Dose Certa?



O Programa Dose Certa está presente na cidade de São Paulo e em alguns municípios do Estado de São Paulo, as cidades que possuem a população menor de 270 mil habitantes pode solicitar a instalação de uma farmácia do Dose Certa, claro que isso é relativo e depende de outros fatores diversos, um destes fatores é da vontade do prefeito da cidade solicitar a instalação do Dose Certa em sua cidade. Muitas dessas cidades pequenas têm dificuldades em manter a manutenção do fornecimento de certos medicamentos e podem pedir auxílio para que o Governo do Estado de São Paulo ajude nesta tarefa.

Remédio e Farmacêutico



Onde Encontrar as Farmácias do Dose Certa.

Endereços das Unidades do Dose Certa.

Grande parte das unidades de Farmácia Dose Certa está na região metropolitana de São Paulo, com ênfase nas estações de metrô, estações de trem da CPTM, hospitais estaduais, você pode ver a relação das Unidades do Dose certa logo abaixo.

Hospitais Estaduais.


Endereço Dose Certa em Hospitais.


Estações do Metrô.


Endereço Dose Certa em Metrô


Estações da CPTM.
Endereço Dose Certa em CPTM.


Terminal de Ônibus.


Endereço Dose Certa em TErminais de ônibus.


Horários de Funcionamento das Farmácias Dose Certa.

O horário de funcionamento das farmácias do Dose Certa podem variar de acordo com o dia da semana, mas geralmente funcionam em horário comercial nos dias úteis e com um horário diferenciado na unidade do Metrô Sé, sendo especificamente desta forma:

Na Unidade do Metrô Sé: 

Das 7:00 às 20:00, funcionando de segunda-feira a sexta-feira.

Nas demais Unidades da Farmácia:

Das 8:00 às 12:30  e das 13:30 às 17:00, também atendendo de segunda-feira a sexta-feira.

Atenção para medicamentos controlados é seguido as orientações da portaria  número 344, que diz como o farmacêutico deve trabalhar e dispensar medicamentos controlados, entre estas orientações está a de somente entregar estes medicamentos com a presença de 2 vias da receita e que a receita deve ter sido escrita em notificação de receita da cor certa, mas quem faz uso de medicamentos controlados sabe como funciona este processo.

Farmaceutico, Remédio e paciente



Quais Medicamentos o Programa Dose Certa Oferece.

Medicamentos para a saúde básica.

Como dito anteriormente, o Programa Dose Certa é um programa complementar, então possui uma lista de medicamentos menos do que a lista de medicamentos distribuídos no posto de saúde, com a diferença que o controle e a regularidade destes medicamentos é mantida, os medicamentos tentam suprir a falta de medicamentos para pressão alta, a terrível hipertensão arterial que assola tantas pessoas em nosso estado, diabetes, inflamações, febre, verminose, dor, inflamações ou seja medicamentos para o tratamento de doenças atendidas pelo sistema básico de saúde.

Medicamentos para a saúde mental.

O quão terrível seria buscar um remédio tão importante no como este no UBS do seu bairro ou no CAPS e não encontrar, sendo assim você pode ver se o remédio que você precisa está disponível no Dose certa.
Medicamentos para saúde mental, estes medicamentos podem ser retirados nas unidades desde que respeitando a portaria 344, que conta com a apresentação de 2 vias na cor específica.

Medicamentos para a saúde da mulher.

São medicamentos para manutenção da saúde das mulheres, estes remédios  são o anticoncepcional injetáveis mensal e o anticoncepcional de três meses, a pílula anticoncepcional o diafragma e a pílula  do dia seguinte, são alguns medicamentos para gestantes e mulheres que acabaram de ter um filho e alguns contraceptivos.


Lista de Medicamentos distribuídos no Dose Certa.


Lista de Remédios do Dose Certa



Contato com o Dose Certa:


Se você tiver alguma dúvida ou reclamação sobre os remédios ou sobre o atendimento nas Farmácias Dose Certa você tem algumas formas de contato.

Telefone: 0800 - 055-1530
Fax: (11) 2423 - 6202

E-mail do programa Dose Certa:

sac@furp.sp.gov.br
ouvidoria@furp.sp.gov.sp



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo