Como desbloquear o cartão do bolsa familia

Ao fazer a inscrição para o programa Bolsa Família, o ministério do desenvolvimento social avaliará o perfil da família e se esta for selecionada para participar do programa, receberá na residência ou no CRAS (centro de referência e assistência social) o cartão do programa bolsa família, através do qual poderá receber o pagamento dos benefícios a que tem direito.
Esse cartão precisa ser desbloqueado antes de seu primeiro uso.
Caso precise desbloquear o benefício do bolsa família, que por algum motivo foi  suspenso, veja como fazer no link abaixo.

Passo a passo para receber o benefício do bolsa familia.

Ao ser selecionada para participar do programa, o responsável da família recebe em casa uma carta informando que foi selecionada para o programa, é importante guardar essa carta pois o cartão pode demorar entre 15 e 45 dias para chegar e se for o caso, a carta pode ser  usada para efetuar o saque da primeira parcela do benefício. O responsável da família (pessoa no nome de quem o benefício foi feito) deve ir a uma agência da caixa com seu RG, CPF e a carta para efetuar o saque da primeira parcela do bolsa família se o cartão demorar para chegar.


 Sabia que é possível pedir empréstimo com o Bolsa família? Veja como no link abaixo:

Recebendo o cartão

Após receber a carta de aviso da seleção, certifique-se de que alguém maior de 18 anos estará em casa para receber e assinar pelo recebimento do cartão que é enviado pelos correios. O carteiro faz duas tentativas de entrega e se não conseguir entregar, o cartão fica disponível na agência dos correios por 20 dias, geralmente o carteiro deixa um aviso na caixa de correio ou portão da casa informando que tentou entregar e não havia ninguém em casa e com o endereço da agência onde o cartão pode ser retirado, se isso acontecer, compareça o quanto antes na agência do correio, o responsável da casa deve ir pessoalmente e levar seu RG ou documento de identificação.





como fazer o desbloqueio do cartão bolsa família






Se em 20 dias o cartão não for retirado nos correios, o cartão será mandado para agência da Caixa Econômica Federal e ficará aguardando a retirada.

Ativando o cartão

Assim que estiver com o cartão em mãos, será necessário ativá-lo para só então poder definir uma senha para seu uso.

1) Com o cartão em mãos, ligue de qualquer telefone fixo ou celular para o número 0800 726 0207 e peça a ativação do cartão e a liberação para o cadastramento de senha.

2) É importante que a ligação seja feita pelo responsável da família e que no momento da ligação esteja com o cartão, o RG, CPF e número do NIS (número de identificação social) em mãos, caso não saiba o NIS, o telefone acima também serve para consultar o número do NIS.

3) Após liberar o cartão através do telefone, o responsável da família deve ir a uma agência da caixa ou casa lotérica para assinar o termo de responsabilidade e guarda do cartão do bolsa família e cadastrar sua senha de uso do cartão, é preciso apresentar o RG para ativar o cartão.

4) A atendente então passará o cartão na máquina e esse passará a funcionar e já poderá ser usado.
Guarde bem a senha de seu cartão do benefício pois seu funcionamento é semelhante ao funcionamento de um cartão de banco, se a senha for digitada errada por 3 vezes o cartão será bloqueado.

Sacando o benefício

Para sacar o Benefício é preciso observar o calendário de pagamentos do programa bolsa família, que é baseado no NIS então anote seu NIS e verifique qual o dia de seu pagamento pois a parcela não é liberada antes do prazo.






desbloquear o cartão do bolsa família






O calendário não é fixo, ou seja, o dia de recebimento cai cada mês em um dia, embora sejam dias próximos. É possível ver a partir de qual dia o saque estará liberado no link abaixo.


E também através  do telefone acima, selecionando a opção 2 em seguida novamente 2, depois basta digitar o número de seu NIS.
Caso o benefício já esteja liberado, basta ir a uma agência da caixa e utilizar o cartão  no caixa eletrônico normalmente ou pedir ao caixa da agência para realizar o saque, neste caso é necessário apresentar o RG e que o responsável vá pessoalmente, assim como se quiser receber através de uma casa lotérica.
Também é possível receber sem o cartão, indo até a agência bancária ou lotérica apenas com o RG e o número do NIS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação