Inscrição no Programa Renda Mínima

Existem pessoas que por golpes da vida não têm condições de ter uma vida digna, passam por dificuldades e precisa de uma mão para conseguir seguir em frente, se você precisa dessa mão acompanhe este artigo com atenção.

O Programa renda mínima é um programa social similar ao bolsa família que foi criado para diminuir a pobreza que auxiliar as famílias carentes com R$ 200,00 por 2 anos, este programa social vem ajudando famílias que não tinham condições de se sustentar sozinhas, com crianças fora da escola, sem ter o que vestir, brincar ou comer, como ficar tranquilo sabendo que não têm o que dar para os filhos comerem? Mas esta situação mudou, o Programa Renda Mínima veio para dar uma nova esperança para estas famílias.



Onde Existe o Programa Renda Mínima?

É um programa social da cidade de São Paulo, mas existem outras variantes no Brasil todo, as vezes com o mesmo nome, as vezes não, mas na prática é a mesma coisa. O Programa Renda Mínima de São Paulo foi criado em 1988 e já teve o papel que o Bolsa Família faz hoje, ele servia para dar uma Renda Mínima para a família carente que não tinha condições financeiros de prover a mínima condição de vida.


Programa Renda Cidadã.

Café da Manha



Quem Recebe Bolsa Família Pode participar do Renda Mínima?

O Renda Mínima tem como objetivo dar uma ajuda financeira para a família e preparar os pais para o mercado de trabalho, para que consigam exercer um ofício e sustentar a sua família, existem algumas regras para poder participar deste programa social e existe uma seleção das famílias que irão participar, semelhantemente ao bolsa família, a função do renda mínima agora é complementar a renda da família, então se a pessoa já recebe a ajuda do Programa Bolsa Família ela também pode participar do Programa Renda Mínima.



Quem Pode Participar do Programa Renda Mínima?

Apesar deste programa social ser focado no auxílio à pessoas carentes, infelizmente não é possível atender todas as famílias e existem alguns critérios de avaliação para selecionar os participantes do Programa Renda Mínima, os requisitos pra participar são:

  • Ter cadastro no Banco de Dados do Cidadão, que é feito no CRAS,
  • Ter a renda menor do que R$ 175,00;
  • Ter Pelo menos 1 filho menos de 16 anos;
  • Os filhos tem que estar estudando e com a carteirinha de vacinação em dia;
  • Ser morador da cidade de São Paulo por pelo menos 2 anos.

As Inscrições são feitas nos CRAS da cidade de São Paulo, onde será feito o cadastro e uma pesquisa social, para os interessados também podem ligar para o número 156 e pedir mais orientações.


Como Posso Perder o Benefício?

As regras do programa  tem que ser respeitadas e qualquer uma destas ações acontecerem provavelmente o pagamento do benefício será cancelado e o cadastro cancelado:

  • Se os pais deixarem de vacinar o filho;
  • Se o filho não frequentar a escola o benefício também é cortado;
  • Se transferir o filho de uma escola para outra e não avisar o CRAS;
  • Depois dos 2 anos em que a família recebeu o auxílio do renda mínima o cadastro deve ser atualizado noa CRAS.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação