Curso técnico de análises quimicas

Para quem esta na fase de decidir o que deseja fazer no futuro e qual profissão deseja seguir, o curso de analises químicas pode ser uma ótima opção pois esta profissão tem diversos campos de atuação, tanto em laboratórios quanto na industria.
Este curso forma profissionais de nível técnico com conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais que abre as portas do futuro profissional  para diversos setores da indústria como petroquímica, plásticos, fertilizantes, tintas, cimento, cosméticos, alimentos, entre outras.

Qual a função de um técnico de analises químicas:

Um técnico de analises químicas pode trabalhar em laboratórios realizando amostragem de matérias, analise de constituição química, testes físico-químicos, analises microbiológicas.


 Pode atuar no planejamento execução e coordenação de processos de analise laboratorial, ajudando a desenvolver e  estipular procedimentos de operações padronizados e auxilia na validação de metodologias de analises, empregando normas  técnicas de biossegurança e respeitando as normas de segurança.
Também pode atuar no controle e coordenação do descarte de resíduos, na industria e em laboratórios, aplicando a responsabilidade ambiental.





Laboratório experiencia Homem.


Onde trabalhar depois de formado:

Ao se formar o técnico de analises químicas pode procurar trabalho em laboratórios de analise físico-químicas e microbiológicos,  em laboratórios de controle de qualidade, realizando ensaios físico-químicos para garantir que o produto esta dentro da especificação desejada. Em laboratórios de manipulação farmacêutica e em instituições de ensinos, auxiliando na preparação de reagentes e  manipulação de instrumentos.
Na indústria é possível trabalhar com analises e ensaios, orientação de compradores sobre as especificações e características exigidas do material a ser comprado como matéria prima ou reagentes. Também é possível trabalhar com o tratamento de resíduos  que devem ser despejados na natureza, para diminuir o impacto ambiental.

Salário e detalhes do trabalho:

Após formado, um técnico de analises químicas pode ganhar entre R$1200,00 e R$1500,00 iniciais. É um trabalho que exige muita concentração e atenção do profissional, pois é preciso entregar resultados exatos.
O profissional muitas vezes trabalhara isolado. Também é preciso ser cuidadoso pois boa parte do trabalho é feito com vidrarias, gerando algum risco de corte caso ocorram quebras.
Em alguns momentos será necessário trabalhar em pé, ou em espaços pequenos.

O Curso:

O curso técnico de analises químicas é ministrado em pelo menso 1200 horas aula, e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos  e esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio.
Pode ser feito também no modo integrado, quando  curso técnico acontece em conjunto com o ensino médio.
Durante o curso o aluno tem contato com conhecimentos como química, metrologia química, sistema de gestão ambiental, técnicas de analises , boas práticas de laboratório, conhecimento de substancias, analises físico-químicas, instrumentais, qualitativas, quantitativas, químicas, controle de qualidade analítico, operações unitárias, processos de produção, segurança laboratorial e analise microbiológica.

Onde fazer o curso gratuitamente:

O SENAI oferece o curso de analises químicas  gratuitamente.
 Para conseguir uma vaga  em uma das unidades que oferecem o curso de analises químicas é preciso passar por  um processo seletivo. 
O curso esta disponível em poucas unidades do SENAI, espalhadas pelas cidades do Brasil, então é necessário verificar se existe o curso em sua cidade.

http://cursostecnicos.senaipr.org.br/cursos-tecnicos/

Este curso também está disponível em diversas instituições de ensino através do PRONATEC e do SISUTEC, para saber qual unidade conveniada ao programa  é preciso procurar  através dos sites:

http://pronatec.mec.gov.br/


http://sisutec.mec.gov.br/

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferece este curso gratuitamente através do pronatec, com garantis de auxilio transporte e alimentação dos alunos matriculados. Para mais informações acesse;

http://www.ifsc.edu.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação