O que fazer se tiver o Cartão de Crédito Clonado
O Brasileiro já tem no seu dia o costume de utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, usamos o cartão de crédito para pagar o combustível dos nossos carros, as roupas , calçados , as compras do supermercado e até as compras na padaria, mas mesmo tomando todas as precauções e os cuidados com o nosso cartão de crédito podem acontecer golpes que não nos damos conta, e o nosso cartão pode ter sido clonado.
O Brasil está entre os países com a maior incidência de clonagens de cartões de crédito do mundo, para se ter uma ideia 3 de 10 brasileiros donos de cartões de créditos já tiveram pelo menos um cartão clonado.
Como evitar que o seu Cartão seja clonado.
Alguns cuidados podem ser tomados para diminuir a chance de você ter um catão clonado:
Cartão de Crédito Pré-Pago.
O Brasil está entre os países com a maior incidência de clonagens de cartões de crédito do mundo, para se ter uma ideia 3 de 10 brasileiros donos de cartões de créditos já tiveram pelo menos um cartão clonado.
Como evitar que o seu Cartão seja clonado.
Alguns cuidados podem ser tomados para diminuir a chance de você ter um catão clonado:
- Não tire o seu cartão de vista.
- Não entregue o seu cartão para o frentista do posto de gasolina.
- Se o atendente de uma loja colocar o seu cartão atrás do balcão onde você não consiga ver, considere em cancelar a compra.
- Verifique se o caixa eletrônico tem peças soltas ou avulsas.
- Procure por furos no caixa eletrônico, ele pode ter câmeras.
- Utilize um sistema de envio de SMS para compras acima de 30 reais.
Você teve o Cartão Clonado.Mas se Você já recebeu um email ou a fatura de seu cartão com as compras realizadas em seu nome e você tem certeza que estas compras não foram feitas por você não precisa se desesperar porque com algumas atitudes podem resguardar as suas finanças.
Cartão de Crédito Pré-Pago.
Veja o que você tem que fazer em caso de cartão clonado.
- Ligue para o SAC seu banco ou para a administradora do cartão, tenha em mãos os seus documentos, o cartão clonado e a fatura e anote todos os protocolos .
- O SAC do seu banco tem pela lei cinco (5) dias para resolver o seu problema.
- Depois de notificar o banco tire cópias da fatura, do email recebido da loja.
- Leve as cópias da fatura, email e seus documentos até uma delegacia próximo de sua residência e faça um boletim de ocorrência para resguardar os seus direitos.
- Entre novamente em contato com a administradora do cartão dentro de três dias já com a primeira reclamação, o boletim de ocorrência e com as cópias de tudo, fatura, boletim de ocorrência e os emails da compra.
- Guarde todos os documentos.
- Pronto, a responsabilidade da investigação e de ressarcimento é da administradora do cartão de crédito e as vezes da loja que vendeu os produtos, a administradora é obrigada a fornecer um ambiente seguro para os seus cartões e a loja que vendeu tem que pedir o RG para quem estiver comprando com cartão de crédito.
Você pagou a Fatura que teve compras indevidas.
Se a fatura do seu cartão de crédito é pago por débito automático ou se você simplesmente não viu as compras feitas pelo seu cartão clonado fique calmo você não perdeu o seu dinheiro, além disso você tem o direito de receber o valor pago em dobro então siga estas dicas e aguarde a solução do seu caso.
Normalmente as empresas responsáveis costumam resolver os problemas relacionados à clonagem de cartões de crédito de forma rápida e em quase em sua totalidade o consumidor não tem prejuízo algum mas me este não é o seu caso entre em contato com o PROCON e faça uma reclamação enviando uma cópia de todas as conversas, emails, fatura e boletim de ocorrência.