Como se inscrever no Pronatec

Muitas pessoas  as vezes encontram dificuldades em arrumar trabalho pois tem seus currículos defasados ou não possuem nenhum conhecimento mais especifico que muitas vezes é exigido em empresas na hora de preencher uma vaga de emprego. Para essas pessoas que desejam se qualificar existe o PRONATEC.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ou PRONATEC é um programa que visa levar qualificação profissional a pessoas que estão desempregadas ou possuem baixa renda, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas de atuação.

Através do Pronatec, muitos jovens, trabalhadores e pessoas beneficiarias de programas de distribuição de renda , como o Bolsa Família tem a oportunidade de se qualificar e receber formação profissional através de cursos em grandes instituições de educação da rede publica estadual e federal, além de instituições ligadas ao sistema S (SENAI, SENAC, SENAT e SENAR) e diversas  instituições privadas habilitadas pelo ministério da educação.






Tipos de curso ofertados:

Para atender a um publico mais amplo, existem 3 modalidades dentro das quais se dividem mais de 220 cursos  que podem ser feitos através do PRONATEC. Essas modalidades são:
  • Formação inicial continuada, ou qualificação profissional de destina a trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas de distribuição de renda como o Bolsa Família. Esta modalidade  tem como objetivo oferecer uma formação especifica em uma determinada área de atuação, possui carga horária minima de 160 horas, porém sua duração média é de 200 horas, aproximadamente 3 meses. Nesta modalidade existem cursos que podem ser feitos por pessoas que não concluíram o ensino fundamental e também cursos que exigem ensino médio completo, antes de escolher um curso é preciso consultar seus requisitos básicos.
  • Ensino técnico na forma concomitante que se destina a pessoas que estão cursando o ensino médio e capacita os estudantes em tecnologias empregadas nos setores de serviços e produção. A carga horaria dos cursos desta modalidade podem variar entre 800 e 1200 horas, com duração média de 1 ano e meio.
  • Ensino técnico subsequente, destinado a quem já concluiu o ensino médio, possui as mesmas características do curso técnico concomitante, com carga horaria entre 800 e 1200 horas, com duração média de 1 ano e meio.






Como funciona:



Quem deseja participar da formação profissional ou do ensino técnico concomitante ao ensino médio, antes de mais nada precisa acessar o site pronatec.mec.gov.br , onde é possível verificar quais instituições oferecem cursos em sua região e quais os cursos disponíveis.

Já quem deseja participar de cursos técnicos subsequentes, precisa se cadastrar no Sisutec, para que em períodos específicos possa se cadastrar em um dos cursos oferecidos.

Como se cadastrar:


Após encontrar uma instituição participante do programa que fique próxima a sua casa e ver quais os cursos oferecidos por ela, entre em contato com a instituição para obter informações sobre a forma de seleção para os cursos do Pronatec, como cada instituição tem liberdade em sua forma de seleção, as inscrições podem ser em dias e horários diferentes, algumas podem distribuir as vagas por ordem de chegada, outras através de processo seletivo e outras  por meio de entrevista com Assistente social, por isso é importante se informar na escola escolhida antes .


Para se inscrever é preciso se informar na instituição de ensino desejada sobre as datas de inscrições, se é necessário processo seletivo e quais os critérios desta instituição.


Depois de se informar, basta cadastrar-se diretamente na unidade de ensino do curso que deseja cursar, levando os documentos necessários para a matricula (documentos pessoais como RG, Comprovante de endereço, comprovantes de escolaridade nos casos em que se exista requisito de escolaridade, etc.).

Alunos do ensino médio de escolas publicas, beneficiários e dependentes do bolsa família, soldado das forças armadas e trabalhadores , desempregados e pessoas que vão requerer o seguro desemprego podem participar do PRONATEC.

Instituições de ensino publicas estaduais e federais e serviços nacionais de aprendizagem como Senai e Senac oferecem cursos para o PRONATEC, cada uma com critério próprio de seleção e inscrições próprias.

Através do site pronatec.mec.gov.br/inscricao você pode se inscrever no programa e consultar vagas em sua região, caso já tenha concluído o ensino médio e deseje fazer um curso técnico você pode utilizar sua nota do ENEM para se inscrever no SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).


Veja mais sobre o Pronatec no vídeo abaixo:






Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação