Como comprar um terreno

Por causa dos autos preços de casas e apartamentos e espaços cada vez menores em construções novas é cada vez mais comum que as pessoas optem pela compra de terrenos para construir uma casa.
E não é para menos, comprar um terreno e construir uma casa de seu jeito pode diminuir o custo para se ter a casa própria em até 50%, principalmente se o comprador optar por lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, bairros novos ou cidades do interior.
Mas é preciso tomar muito cuidado ao comprar um terreno pois existem golpes que vendem varias vezes o mesmo terreno ou mesmo vendem terrenos em locais onde não se pode construir.

Antes de comprar um terreno:
  • Visite o local do loteamento, nada de adiantar valores mesmo que em caráter de reserva antes de conhecer o local. Verifique também se o terreno não esta muito próximo a mananciais, rios, nascentes ou represas pois além de riscos de futuros alagamentos também podem existir restrições ao uso e necessidade de aprovação de órgãos de proteção ambiental.
  • Vá até a prefeitura do município onde fica o terreno que quer comprar e veja se o terreno tem aprovação para ser vendido, se não faz parte de área de interesse social ou utilidade publica pois caso haja existe um serio risco de desapropriação. Também na prefeitura é preciso verificar se existe possibilidade de desdobramento do lote, caso esteja sendo vendido meio lote pois se não houver ficará muito difícil a regularização do imóvel a ser construído como numero da casa e escritura definitiva. Por ultimo , ainda na prefeitura é preciso pedir uma certidão negativa do IPTU ou IPTR para garantir que não existam dividas.

  • Caso esteja de olho em um terreno em condomínio fechado pergunte sobre taxas de conservação e condomínio além de se certificar de quais tipos de imóveis podem ser construídos ou não no terreno.
  • Vá ao cartório de registro de imóveis da região e verifique se o terreno esta registrado e peça uma certidão de propriedade na qual devem constar negativa de ônus e alienações, isso vai garantir que o imóvel esta desembaraçado e evita problemas futuros.
  • Se o terreno tem arvores ou vegetação natural é bom verificar se ele esta livre para construção e se não há tombo ou proteção semelhante  na área.
  • Escolhido o terreno leia atentamente o contrato e registre o quanto antes sua posse no cartório de registro de imóveis da região.








Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de contrato de locação

Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente

Como fazer o Cartão Casas Bahia