Como comprar um terreno

Por causa dos autos preços de casas e apartamentos e espaços cada vez menores em construções novas é cada vez mais comum que as pessoas optem pela compra de terrenos para construir uma casa.
E não é para menos, comprar um terreno e construir uma casa de seu jeito pode diminuir o custo para se ter a casa própria em até 50%, principalmente se o comprador optar por lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, bairros novos ou cidades do interior.
Mas é preciso tomar muito cuidado ao comprar um terreno pois existem golpes que vendem varias vezes o mesmo terreno ou mesmo vendem terrenos em locais onde não se pode construir.

Antes de comprar um terreno:
  • Visite o local do loteamento, nada de adiantar valores mesmo que em caráter de reserva antes de conhecer o local. Verifique também se o terreno não esta muito próximo a mananciais, rios, nascentes ou represas pois além de riscos de futuros alagamentos também podem existir restrições ao uso e necessidade de aprovação de órgãos de proteção ambiental.
  • Vá até a prefeitura do município onde fica o terreno que quer comprar e veja se o terreno tem aprovação para ser vendido, se não faz parte de área de interesse social ou utilidade publica pois caso haja existe um serio risco de desapropriação. Também na prefeitura é preciso verificar se existe possibilidade de desdobramento do lote, caso esteja sendo vendido meio lote pois se não houver ficará muito difícil a regularização do imóvel a ser construído como numero da casa e escritura definitiva. Por ultimo , ainda na prefeitura é preciso pedir uma certidão negativa do IPTU ou IPTR para garantir que não existam dividas.

  • Caso esteja de olho em um terreno em condomínio fechado pergunte sobre taxas de conservação e condomínio além de se certificar de quais tipos de imóveis podem ser construídos ou não no terreno.
  • Vá ao cartório de registro de imóveis da região e verifique se o terreno esta registrado e peça uma certidão de propriedade na qual devem constar negativa de ônus e alienações, isso vai garantir que o imóvel esta desembaraçado e evita problemas futuros.
  • Se o terreno tem arvores ou vegetação natural é bom verificar se ele esta livre para construção e se não há tombo ou proteção semelhante  na área.
  • Escolhido o terreno leia atentamente o contrato e registre o quanto antes sua posse no cartório de registro de imóveis da região.








Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo