Como usar nota do Enem para entrar em universidade publica

Quem deseja estudar em faculdade publica pode usar a nota do Enem para garantir sua vaga. Veja neste artigo como.Estudar em uma universidade publica pode ser  uma excelente oportunidade, principalmente para jovens que não tem condições de pagar por universidades particulares, porém muitas pessoas se assustam com o nível de dificuldade do vestibular tradicional das instituições publicas.
é possível entrar em uma faculdade publica sem ter prestado vestibular, através de sua nota do ultimo ENEM.                  Como funciona: 
Através do SISU, sistema de seleção unificado é possível usar a nota do Enem no lugar do vestibular para concorrer a vagas em universidades publicas.
Para usar a nota do Enem para entrar em universidades publicas, o candidato deve selecionar duas opções de cursos em instituições federais ou estaduais, por ordem de preferencia, ao final do período de inscrição o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados para a ocupação das vagas.

Como se dar bem no Enem


Com participar do PROUNI


O estudante também deve escolher se deseja participar da seleção de ampla concorrência ou de programas de cotas.
Caso o candidato se classifique para as duas opções que selecionou, a vaga conquistada será a de primeira opção.

Como é feita a seleção:

A distribuição das vagas será realizada em uma unica chamada, ao ser classificado na sua primeira opção só terá esta oportunidade e  deve ficar atento para não perder os prazos de entrega de documentação para realizar a inscrição.
 Aqueles que se classificarem em sua segunda opção, se perderem o prazo de matricula ou mesmo que já tenha se matriculado ainda podem concorrer a segunda chamada de sua primeira opção. Caso apareçam vagas em sua primeira opção ele pode desistir de sua matricula na segunda opção e se matricular na primeira.
 O candidato também tem a possibilidade de participar de uma lista de espera para ocupar vagas eventualmente não preenchidas caso não seja qualificado para suas opções. Bastando para isso manifestar interesse no momento da inscrição.

Como se inscrever:

Para fazer a inscrição no SISU o candidato precisa ter realizado o Enem do ano anterior e ter obtido nota maior que 0 na redação. o Candidato deve acessar o site oficial do SISU

 http://sisu.mec.gov.br/

 Com o numero de inscrição e senha cadastrada no Enem, No momento da inscrição o sistema apresentará ao candidato a nota de corte, ou seja, notas  abaixo da apresentada não concorrerão as vagas.
A nota de corte é atualizada uma vez por dia durante a sema de cadastro, ou seja, todos os dias a nota minima muda, conforme os candidatos se inscrevem para aquele curso e instituição.
Isso significa que se o candidato perceber que sua nota esta muito próxima da linha de corte antes do fim da seleção, é possivel mudar as opções dos cursos para uma em que a nota esteja dentro  da classificação, isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias antes da finalização   do período de seleção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo