Dicas Para se Dar Bem no ENEM

Leia atentamente as perguntas.
Muitas das respostas se encontram dentro do próprio problema formulado
as questões das provas são enormes e é fácil se perder em meio a tanto texto.
Marque com lápis ou caneta o trecho do problema que corresponde a questão.
Em questões de "assinale a alternativa correta" ou "assinale a alternativa incorreta"é comum os candidatos se confundirem uma vez que varias das alternativas podem estar corretas e não ter nenhuma relação com a pergunta. fique atento a o que o problema pede.
Fique ligado nas noticias.
Algumas das questões são sobre noticias recentes, não adianta estudar tudo o que esta nos livros e não ter ideia do que aquela questão esta falando.
  • Estude mas não exagere.
É importante estudar todos os dias, pelo menos três horas por dia mais que isso é cansativo e pode comprometer sua capacidade de aprendizado, não se esqueça  de fazer um pequeno intervalo para descanso,  uns quinze minutos são suficientes.

  • Evite estudar de madrugada.
Durante a madrugada seu corpo ja esta cansado, sua mente também (mesmo que voce já esteja acostumado) é mais fácil confundir as informações, melhor pela manhã que sua mente ainda não tem fatos recentes para assimilar ( seus estudos se fixam com mais facilidade.

  • Evite distrações.
É necessário disciplina para cumprir seu horário de estudos, evite ligar o radio e a televisão. se você estuda pela internet não entre em redes sociais.

  • Treine para a redação também.
Quando estiver estudando, procure redigir textos de temas variados que tenham a ver com as coisas que te cercam, assim poderá melhorar seu desempenho na prova de redação


  • Use seus conhecimentos adquiridos em sua redação.
Todo ano o tema para redação muda, mas todo ano só temais atuais e que tem a ver com a realidade geral dos candidatos.  desenvolva o tema proposto usando seus conhecimentos, seja objetivo. escolha e organize seus argumentos, relacione fatos e opiniões para defender sua perspectiva e suas propostas.


  • Faça simulados.
Procure imprimir as provas dos anos anteriores e tentar fazer em até cinco horas, o tempo de duração da prova do Enem, assim você adquire familiaridade com as questões apresentadas.

Durma cedo, tome um bom cafe da manhã, escolha roupas leves.
chegue cedo para conhecer o lugar da prova, leve uma garrafinha com água.


um dia antes procura relaxar, ousa musicas que te acalmem , não estude até tarde para evitar o famoso branco .
                                                              boa sorte!!!