Como saber se o carro está alienado.

Se você deseja comprar carros semi novos ou moto usados diretamente com o proprietário ou mesmo na concessionaria é importante verificar se o veiculo não está alienado. O financiar carro, ou da-lo como garantia de um empréstimo, no caso de inadimplência o banco ou financeira pode pedir a busca e apreensão do veiculo e geralmente consta no documento de licenciamento do carro ou moto que o carro está alienado ao banco. O banco só pode tomar o carro se o dono do veículo parar de pagar as prestações. Todo carro financiado é alienado, quando financiado por leasing fica no nome do banco e alienado ao dono, se for um financiamento normal, fica no nome do dono alienado ao banco.

O Que é um veiculo alienado:

Um veiculo está alienado quanto tem dividas referentes a seu financiamento. Ou foi dado como garantia de um empréstimo ou de um empreendimento.

Como fazer a transferência do carro


Quando quer vender um carro alienado:

Se você tem um carro em que o financiamento esta em andamento e ainda faltam algumas parcelas para quitar, você pode vender este  veiculo, tanto para comprar um mais novo, quanto para se livrar da  divida e aliviar o orçamento.
É possivel vender  um carro alienado de duas maneiras, quitando o veículo ou a divida antes de vende-lo  ou transferi-a para o novo dono.

Transferir a divida para o novo dono:

Se não tiver condições de quitar o veículo e desejar repassar a divida, é preciso ir ao banco ou financeira que detêm a alienação do veículo junto com o comprado.
Isso porque a financeira precisa avaliar o crédito do candidato a novo proprietário, e apenas se for aprovado é que a divida pode ser transferida e o veículo passa para o nome do novo dono.
Neste caso, pode ser necessário o pagamento de algumas taxas, o atual dono do veículo e o comprador podem escolher se essas taxas vão ser pagas por apenas um deles ou divididas.
Caso a financeira não aprove o crédito para o  comprador, evite contratos de gaveta, pois diante da financeira, esses contratos não tem validade e caso o comprador pare de pagar, a divida será sua.



Comprar carro alienado:


Como saber se o carro tem multa




carro alienado


Se você deseja comprar um carro e já sabe que este esta alienado, é importante saber antes quantas parcelas ainda existem,assim como se existem parcelas atrasadas, o valor total da divida e se existem parcelas em atraso.
Caso existam parcelas em atraso, também é importante saber qual a taxa de juros cobrada por atrasos e o quanto isso aumenta a divida total. Em alguns casos, os juros são altos e tornam a compra do veículo inviável.
Por se tratar de um veículo usado, é importante averiguar também se existem multas e impostos não pagos  pois se estas existirem, é preciso avaliar se vale a pena comprar o carro, já que essas dividas de multas atrasadas e tarifas não pagas deverão ser pagos pelo comprador.

Como verificar  se  o carro esta alienado:

pesquisa alienação de veículo


É possivel saber  se um veiculo esta alienado através do site do Detran de sua cidade, de maneira fácil e rápida, podendo ser feito até mesmo através de seu celular.
Basta acessar o site do Detran, em São Paulo este é o endereço:

http://www.detran.sp.gov.br/

Clique em "veículos" e em seguida em "pesquisar débitos e restrições em veículos de terceiros".
Basta então colocar o numero da placa e no campo seguinte o numero do Renavan do veículo que deseja comprar.
O Detran irá informar a respeito de alienação de alienação de veículo e também se este tem outras dividas que possam impedir a venda do veículo.
 Porém não é possivel saber pelo Detran qual o valor da divida ou detalhes sobre ela. Para saber das informações a respeito da divida, só mesmo procurando a financeira ou banco que fez a alienação do veículo, faça isso antes de fechar o negócio.







Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação