Pra valer: financiamento universitário

Estudar e se formar em um curso superior é essencial para se destacar no mercado de trabalho e por isso cada vez mais pessoas tem procurado cursos superiores  e em muitos casos em instituições superiores.

Quem estuda sabe que  as mensalidades de faculdades particulares geralmente são salgadas e durante o tempo de graduação varias coisas podem acontecer, problemas financeiros, desemprego ou situações familiares podem tornar muito difícil pagar as mensalidade.
 Pensando nisso foram criados alguns programas de crédito universitário que ajudam o estudante a arcar com os custos de sua graduação.

 Além do Fies, programa do governo federal que financia  a graduação de estudantes de baixa renda, possibilitando seu acesso ao ensino superior com pagamento do financiamento apenas após o fim do curso existem alternativas particulares que podem ser utilizadas por estudantes que não se encaixam nos requisitos do Fies ou por algum motivo não conseguiram uma vaga no Fies, entre eles  esta o crédito universitário PRAVALER.

Como funciona:

É possível utilizar o PRAVALER pode ser utilizado pelo calouro que esta começando a faculdade ou por quem já concluiu alguns semestres, em cursos presencias  ou a distancia.
Quem já concluiu a graduação e deseja fazer uma pós graduação, mestrado, doutorado ou deseja iniciar seus estudos por um curso técnico.
Não é necessário financiar todo o curso, é possível  financiar apenas um semestre ou uma parte do curso.
 Quem esta começando o curso financia apenas um semestre, caso perceba que não é bem o que você gostaria você não precisa continuar no curso só porque já fez  um financiamento. Caso queira continuar, é possível renovar por quantos semestres precisar bastando para isso  manter os pagamentos em dia.
 Se você tiver algum  programa de desconto ou bolsa é possível utilizar o PRAVALER para arcar apenas com a parte que falta.
Se você tem mensalidades atrasadas, também é possível usar o PRAVALER para ficar em dia com a universidade, é possível colocar em seu financiamento até 2 parcelas atrasadas do semestre anterior.
Quanto você vai pagar com isso:

Quando você contrata o financiamento universitário PRAVALER, você paga a cada mês cerca de metade do valor de sua mensalidade mais alguns encargos, com juros no financiamento total que podem ir de o a 2,19% ao mês dependendo da instituição de ensino pois algumas das instituições parceiras do programa arcam com os juros para  facilitar ainda mais a continuidade dos estudos de seus alunos.

É possível fazer uma simulação para saber qual será o valor de suas parcelas, conforme figura abaixo:



Formulário de inscrição Pra Valer Bolsas de estudos



Quem pode requerer esse financiamento universitário:

O estudante precisa  comprovar ter renda de pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade, ou seja,  se sua parcela contratada é de R$ 250,00 você precisa comprovar  renda igual ou superior a R$ 625,00, se você não trabalha ou não possui renda própria é possível  utilizar a renda de seu garantidor.
 Você precisa de um garantidor que tenha renda mensal de pelo menos 1 salário minimo, pode ser o pai, mãe, conjugue ou mesmo amigos, deste que esta pessoa não seja garantidor de outro estudante com contrato do PRAVALER, ou ser ele mesmo contratante do PRAVALER.
Também é preciso que nem o aluno contratante e nem o garantidor tenha qualquer restrição de crédito (SPC/SERASA) e que os CPFs de ambos estejam em situação regular.

Como Contratar:

Primeiro é preciso preencher um cadastro com seus dados, os dados de seu garantidor e de seu Curso e instituição de ensino. Seu cadastro será avaliado e  dentro de aproximadamente 1 hora você receberá  um e-mail no endereço cadastrado com  a aprovação ou recusa de sua proposta.
Após receber a pré aprovação já é possível enviar a documentação necessária, essa pré aprovação é valida por 3 meses.
 Nesse período, a instituição de ensino precisa avaliar sua documentação e validar seus dados referentes a valor da mensalidade, tempo restante do curso. matricula e mensalidades atrasadas. Assim que a universidade aprovar e confirmar seus dados, você receberá seu contrato de financiamento em sua área  do PRAVALER, é importante ler este contrato com atenção para  ver se não existe nenhum erro.
Depois é preciso imprimir os dois contratos disponibilizados, sendo o primeiro referente as 2 primeiras parcelas que deverão ser pagas até o dia 15 do mês informado e o 2 referente as demais parcelas cuja data de vencimento deve ser escolhida no momento de preenchimento, e entrega-las na instituição de ensino junto com os documentos solicitados.
no contrato.
Ambos os contratos precisam estar assinados por você, pelo garantidor e se este for casado também é preciso que o companheiro do garantidor assine.

Documentos exigidos:


Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho, etc.), CPF, Comprovante de residência, comprovante de renda do estudante e do garantidor.

Comprovação  de matricula na instituição de ensino e curso mencionados pelo aluno no preenchimento da proposta.

Esses documentos podem ser entregues na instituição de ensino no momento de entrega dos contratos ou enviados ao PRAVALER  após a pré aprovação do cadastro.