Como participar do programa ciências sem fronteiras

Quem tem vontade de conhecer a cultura de outros países, ter contato com culturas diferentes e estudar nas melhores universidades do mundo, já pode realizar esse sonho através do programa Ciências Sem Fronteiras.

O programa Ciências Sem Fronteiras tem como objetivo estimular o intercambio de conhecimento e possibilitar que estudantes brasileiros possam ir para outros países para estudar nos centros de pesquisa mais importantes do mundo. Além de também expandir a ciência e tecnologia brasileiras fazendo com que se tenha profissionais mais preparados e maior inovação e competitividade no mercado nacional.
Os alunos participantes do ciências sem fronteiras tem a oportunidade de obter bolsas de graduação e doutorado em países e instituições conveniadas ao projetos, permitindo que aperfeiçoem seus conhecimentos com mestres e instituições renomados internacionalmente.


O Ciências Sem Fronteiras permite ao aluno brasileiro adquirir conhecimento cientifico em sua área de atuação e propõe-se a receber pesquisadores estrangeiros que desejam se aperfeiçoar através de instituições de ensino nacionais, conseguindo assim inovar e adquirir competitividade, oferecendo condições melhores aos estudantes brasileiros e ao mesmo tempo atraindo talentos estrangeiros.

Bolsa de graduação:

O estudante que deseja concorrer a uma bolsa de graduação pelo Ciências Sem Fronteiras precisa preencher os seguintes requisitos.
  • Possuir nacionalidade brasileira ou estrangeiro naturalizado.
  • Estar matriculado em curso de graduação superior nas áreas contempladas e em instituição participante do programa.
  • Ter obtido pelo menos 600 pontos no ENEM
  • Ter bom desempenho acadêmico
  • Não ter participado de outro programa de bolsa de estudos no exterior financiado pelo Capes ou CNPQ
  • comprovar proficiência no idioma do pais pretendido
  • Já ter concluído pelo menos 20% do currículo previsto do curso e menos de 90% no inicio da viagem.




É possível saber mais assistindo:





Tecnólogo:


O estudante que deseje concorrer a bolsa de curso tecnólogo pelo Ciências Sem Fronteiras deve:
Estar matriculado em curso superior de tecnologia em áreas e temas prioritários
Ter um desempenho acadêmico bom.
Ser proficiente no idioma do pais onde deseja estudar.
Ter concluído pelo menos um semestre e estar cursando no máximo o penúltimo no inicio da viagem.
Doutorado:


No caso de bolsas de doutorado, o estudante interessado deve:


Não ser aposentado.
Não possuir titulo de doutor
Ser proficiente no idioma do pais onde deseja estudar.
Estar matriculado em curso de doutorado reconhecido pelo Capes.
Como se inscrever


Após verificar se cumpre os requisitos, o estudante deve procurar o coordenador institucional do programa em sua instituição de ensino e no período indicado realizar a inscrição no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/, após a escolha do pais ( a instituição não pode ser escolhida) onde pretende estudar, preencher os formulários e separar ou obter os documentos exigidos.


Se selecionado, o estudante será encaminhado a instituição de ensino para o qual foi selecionado , a bolsa tem duração de 12 meses que podem ser prolongadas por 18 meses quando concluir o curso do idioma ( oferecido pelo próprio programa).

Os estudantes selecionados contam com o pagamento das mensalidades da bolsa, auxilio instalação, auxilio material didático, passagens aéreas e seguro saúde com valores variáveis, dependendo do tipo de bolsa obtida.






Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação