Como pedir reajuste de pensão alimenticia

Casais separados que tem filhos em comum geralmente tem muitas duvidas sobre o valor da pensão alimentícia que deve ser paga aos filhos, principalmente se o casal já esta separado a algum tempo e um valor já foi fixado pelo juiz ou por acordo do casal mas a situação financeira da parte que deve pagar a pensão se alterou.

Revisão

O valor da pensão alimentícia pode ser revisado a qualquer momento, por qualquer uma das partes, tanto para aumentar o valor da pensão como para reduzir caso a situação financeira do alimentante (quem paga a pensão) tenha se modificado ou ele esteja passando por dificuldades.

Mas para pedir a revisão da pensão alimentícia é preciso comprovar que houve um evento ou fato que alterou a situação financeira de quem paga a pensão alimentícia ou das necessidades da criança.




Pedir aumento de pensão

Já no caso de quem detém a guarda do filho achar que o valor pago de pensão alimentícia não é o suficiente, é preciso primeiro  conseguir provas  de que a situação financeira do alimentante melhorou. Mesmo quando o alimentante alega não trabalhar registrado e por isso não ter obrigação de  ajudar mais.

Nestes casos é preciso provar que a condição do alimentante melhorou, assim como provar  que as despesas da criança aumentaram ou que a pensão atual não é suficiente para supri-las pois para que o valor da pensão alimentícia aumente é preciso que a condição do pai e a necessidade da criança sejam proporcionais.


Provas de maior necessidade e melhor condição


Para provar o aumento das despesas da criança, pode-se apresentar comprovantes de escola particular, cursos extras, aulas de esportes, convenio médico,  comprovantes  de medicamentos que a criança usa regularmente e de tratamentos médicos dos quais ela necessita, etc.

Já como prova  de que a condição financeira do alimentante melhorou, é possivel reunir holerites, comprovantes de pagamento, notas de compras que ele possa ter feito ou mesmo testemunhas.











O novo valor da pensão alimentícia dos filhos pode ser combinado pelos pais de comum acordo e levado a uma vara de família apenas para que se faça sua homologação, mas no caso de uma das partes não estar de acordo será preciso entrar com uma ação para pedir a revisão da pensão e neste caso é melhor procurar o auxilio de um advogado ou de um defensor publico.

No vídeo abaixo você pode conferir mais algumas explicações sobre a revisão de pensão alimentícia.








Diminuir o valor pago

As justificativas de mudança de condições financeiras aceitas para um pedido de revisão de pensão para diminuir o valor pago são:

  • A formação de uma segunda família onde o alimentante gerou outro filho.
  • Perda do emprego ou redução de salario.
  • Problemas de saúde graves.
  • Passar a cuidar ou sustentar um outro membro da família ( assumir as despesas ou cuidados de pais idosos, passar a cuidar de um irmão menor de idade ou de parente próximo com deficiência física ou mental.
Porque reduzir a pensão


A pensão alimentícia serve para garantir o sustento dos filhos, ou seja, o acesso a alimentação, roupas, educação, lazer e medicamentos e é obrigação dos pais fornecerem juntos esse sustento.

Mas o pai só pode fornecer ao filho o que esta dentro de sua condição financeira de modo que também não lhe falte o necessário para viver, por isso nestas situações descritas acima onde o pai passa a ganhar menos, passa por dificuldades ou passa a cuidar de um familiar pode-se pedir a redução do valor da pensão alimentícia.


Alimentante autônomo

Também é possível pedir revisão de pensão alimentícia caso o alimentante trabalhe por conta própria e a pensão tenha sido calculada sobre o valor do salario minimo. Já que o salario minimo recebeu um ajuste próximo a 77% nos últimos anos, aumento que muitas vezes não foi acompanhado pelos ganhos de profissionais liberais ou autônomos.


Nestes casos é melhor que se peça a revisão do valor da pensão nos primeiros meses do ano pois é quando o reajuste do salario minimo é anunciado e passa a valer. Se o alimentante não reclama logo que sabe do reajuste se entende que ele consegue pagar o valor determinado sem comprometer sua própria subsistência. 


Como comprovar a mudança de condição financeira.

É possível provar que a condição financeira mudou levando holerites do novo emprego, a certidão de nascimento do filho do relacionamento atual, extratos de conta corrente onde recebe seus pagamentos, contrato ou carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, etc.

Comentários

  1. É praticamente impossível pedir revisão de pensão alimentícia neste país.
    Você ter que provar que o pai está recebendo mais, é humanamente impossível.
    Como ter acesso aos extratos bancários, contra-cheques atuais, comprovantes de compras, etc?????
    Minha filha recebe 137,00 desde 2008 e a Defensoria "NÃO" pode pedir a revisão, pois não tem essas tais provas.

    Que país é esse?

    Thaís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, com você tais, o meu paga 150,00, e nunca paga no dia, não compra nada pra ela, eu banco tudo, sozinha,, não tenho como comprovar o emprego dele, pois ele leva holerite falso, e complicado,

      Excluir
    2. Concordo, com você tais, o meu paga 150,00, e nunca paga no dia, não compra nada pra ela, eu banco tudo, sozinha,, não tenho como comprovar o emprego dele, pois ele leva holerite falso, e complicado,

      Excluir
  2. Com advogados particulares, conheço gente que já conseguiu sem as devidas provas, ou processo que sua filha que necessita mais que isso.

    ResponderExcluir
  3. sou pai não me nego a pagar , em media 1200.00 mÊs,porem a genitora não trabalha e nem se esforça para tanto.tenho 2 meninas uma de 20 e 11 anos .a de 20 anos já trabalha e paga a faculdade com seu proprio, dinheiro.com esse valor acredito que é possivel manter uma criança mas sempre falta porque a responsabilidade de gerar recursos é só minha .tenho orgulho de vcs mães que dão duro pra sustentarem seus filhos corram atras dos direitos dos seus filhos mas nao esquecam que sao vcs dois não ´so uma parte.

    ResponderExcluir
  4. MEU FILHO RECEBE 80,00 DESDE 2013 E NÃO DAR PRA PRATICAMENTE NADA.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:16

    Preciso pedir revisão de pensão alimentícia o pai não tem contato com a filha e Não ajuda em nada que for preciso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

VOCÊ PODE ESCREVER O QUE PROCURA AQUI EM BAIXO.




Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação