Cuidados para comprar um imóvel

Todo mundo sonha em ter uma casa ou imóvel para chamar de seu, mas é preciso se informar bem e tomar uma serie de cuidados antes de assinar um contrato de compra de um imóvel.
É possível comprar uma casa diretamente com seu proprietário mas a "economia da comissão" pode não ser o melhor caminho já que a imobiliária vai lhe dar toda a assessoria quanto documentação e respaldo legal.
Antes de assinar qualquer contrato de compra e venda de uma casa ou imóvel é preciso verificar se a documentação da casa a venda está correta, esta é a unica garantia que o comprador tem de que o negócio é seguro. Para comprar uma casa você deve exigir os seguintes documentos:
Sugiro que leia:




  • Cópia da Escritura e do registro do imóvel junto ao cartório de registro de imóveis.
  • Certidão Negativa de Débitos Condominiais (em caso de apartamento ou casas em condomínio fechado). Se houverem dividas elas passaram para o nome do novo proprietário.
  • Certidão de propriedade, com negativa de ônus com vintenária (situação do imóvel durante os vinte últimos anos). 
  • Certidões pessoais do vendedor e esposa no caso de ser casado em comunhão de bens, em distribuidores civis, justiça federal, cartório de protesto e executivos fiscais da cidade do imóvel e da cidade onde o vendedor more.
  • Certidão Negativa de IPTU dos últimos 30 anos  e o carnê com as parcelas quitadas do ano corrente.
  • Certidão de Propriedade, com averbação da construção e o devido Habite-se, se estiver comprando uma casa pois essa é a garantia que você tem que a casa poderia ser construída.


Depois de verificar toda a documentação acima, checando em cartórios e prefeitura, você já pode assinar a escritura de compra e venda e pagar pela casa, mas é preciso registrar o imóvel no cartório de registros de imóveis, registrar a escritura publica de compra e venda no cartório de notas e pagar p Imposto de transmissão de bens de imóveis (ITBI) na prefeitura do município onde fica o imóvel que você comprou e depois disso tudo transferir o IPTU do imóvel para seu nome. 
Os documentos acima devem ser guardados por até 15 anos, a não ser a escritura que precisa permanecer com você e bem guardada pelo resto da vida.
Mas caso a casa que você está interessado seja nova, nunca tiver tido um morador , alem dos documentos acima também é preciso pedir a planta hidráulica e elétrica da casa ou apartamento.
Se for comprar um imóvel direto da planta, preste muita atenção no contrato e vá ao cartório consultar todos os aspectos do projeto antes de assinar.
Além da documentação, preste atenção na estrutura do imóvel, veja as condições da fiação, verifique se não há vazamentos ou infiltrações, se os azulejos estão ok, como anda a estrutura do telhado e etc, alem de observar a região, se existem escolas, linhas de ônibus e outras comodidades que você necessita. 






Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação