Como regularizar uma casa

Quem tem um imóvel, principalmente adquirido por meio de contrato de compra e venda , seja ele em área livre ou não , deve regularizar a situação do imóvel o mais rápido possível.
É preciso registrar a escritura do imóvel o mais rápido possível ao adquirir um imóvel pois a escritura é o que garante o direito de posse do dono da casa, impedindo que outros aleguem serem donos do imóvel ou que a casa seja vendida sem sua autorização.
Mas quem tem o contrato de compra e venda em um imóvel irregular, na área livre ou que não fornece escritura, precisa procurar a secretaria de habitação de sua cidade e procurar fazer o cadastro do imóvel, para isso é necessário o contrato de compra e vendado imóvel.
Existem outras maneiras de obter a posse de um terreno ou imóvel, uma delas é provando ter feito e fazer uso do imóvel a 5, 10 ou 15 anos ( cada caso é diferente e tem legislação especifica) de maneira pacifica. para isso é preciso buscar auxilio de um advogado que pode ser um defensor publico.






Também é preciso regularizar o imóvel se existem construções que não constam na planta original ou mesmo se não existe a própria planta original. Ao regularizar um imóvel é possível passar a oferecer financiamento na venda do imóvel, poder adquirir crédito para reformar o imóvel pela caixa, legalizar atividade comercial e poder registrar o imóvel no cartório de registro de imóveis e adquirir a escritura.




Para regularizar o imóvel junto a prefeitura de sua cidade é preciso recorrer ao auxilio de um profissional credenciado na prefeitura , um engenheiro.
Este engenheiro credenciado junto a prefeitura e cadastrado no conselho da categoria irá te auxiliar no processo para regularizar sua casa, também poderá te auxiliar no processo de desmembramento de um terreno ou na separação entre os pavimentos de um edifício.
Infelizmente cada cidade tem um tipo de tramitação para regularizar imóveis, é importante que você procure mais informações no cartório de registro de imóveis de sua cidade e na secretaria de habitação de sua cidade.





Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo