O que pode tirar pontos da redação do enem

O Enem é uma etapa importante de todo estudante que deseja fazer faculdade pois serve de avaliação para o conhecimento adquirido durante o ensino médio e ainda pode ajudar a conseguir descontos e bolsas de estudos em faculdades.

A prova do Enem é composta de duas partes , perguntas de múltipla escolha e redação, nas perguntas de múltipla escolha se surgirem duvidas você ainda pode contar com a sorte, porém a redação ainda é um assunto que gera duvidas pois muitos candidatos não sabem bem qual o critério de avaliação usado ou quais erros podem tirar pontos da redação, já que ela corresponda a uma parcela importante da nota total.

Os critérios avaliados na redação do Enem são:




Como se preparar para o Enem


Como se dar bem no Enem


Domínio da norma culta da língua escrita
aplicação dos conceitos de diversas áreas de conhecimento ao desenvolver o tema dentro dos limites de texto em estrutura dissertativa- argumentativa
Defesa da tese proposta
Construção e coerência da argumentação
Intervenção do tema abordado respeitando os direitos humanos e das minorias.


Sabendo disso é importante tomar cuidado com os erros que mais tiram pontos na hora de elaborar sua redação.


Fugir do tema proposto é uma das coisas que pode até mesmo levar uma redação a ser anulada, criar um texto com frases soltas, sem sentido e fora do corpo do texto também pode ser um erro fatal. Texto com erros de português frequentes que demonstrem falta de domínio da língua escrita ou com proposta de intervenção do problema proposto mal desenvolvida ou incoerente também podem ser anulados.



A redação para o Enem deve ser dissertativa argumentativa, o candidato tem que elaborar uma tese e apresentar a sua defesa com argumentos, textos narrativos, descritivos e poéticos podem ser anulados mesmo quando escritos de maneira correta.


Os argumentos do texto não podem conter palavreado de baixo calão nem ofender a direitos humanos ou direito de minorias, o texto não pode conter mensagem de exclusão ou segregação.


O texto não deve ter menos de 7 linhas ou pode ser anulado, e deve ser escrito no espaço máximo de 30 linhas sem nada escrito nas margens ou desenhos e marcas que possam identificar o candidato.


A redação para o Enem deve ser escrita a caneta preta ou azul, redações feitas a lápis podem ser anuladas.


No momento da prova você ira receber uma folha de rascunho para fazer a redação do Enem, mas não se esqueça de passar sua redação já revisada para o espaço reservado no caderno de provas.


Não se esqueça de especificar a cor de sua prova no gabarito e de usar corretamente os espaços de identificação.


Além das dicas apresentadas, procure ler com atenção os temas propostos para a redação do Enem e ficar bem informado sobre assuntos atuais.