Como tirar a habilitação

Um dos documentos com maior valor para um cidadão é a CNH ou habilitação para carros e motos, com ela, além de exercer seu direito de ir e vir você pode se candidatar a algumas vagas de trabalho especificas que exigem que o empregado seja habilitado.
Tirar a habilitação é um processo simples, embora seja um pouco trabalhoso e demorado. Esse processo é dividido em varias fazes que não podem faltar. Para dar inicio ao processo de habilitação é necessário que o candidato seja maior de 18 ano, alfabetizado e fica e mentalmente capaz.
Sua primeira habilitação pode ser na categoria A que permite ao motorista conduzir veiculo de duas ou três rodas, B que permite ao motorista dirigir veiculo de quatro rodas que não tenha mais de 8 lugares internos e não ultrapasse 3500kg, ou ainda as duas juntas chamada AB.
As categorias C que permite a condução de veiculo de carga, D que permite a condução de veiculo de transporte e E que permite a condução de veículos como tratores e reboques só é permitida a partir de um ano que o motorista está habilitado sem nenhuma falta grave e nenhuma reincidência de falta media e é gradual, devendo o motorista permanecer ao menos 12 meses em cada categoria.
Escolhida a categoria que deseja se habilitar, escolha a autoescola  e vá até lá com originais e copia de seu RG, Comprovante de endereço, CPF, e foto 3x4 recente que seja usada no documento.
autoescola lhe indicara o preço das taxas a serem pagas local onde deve fazer os exames necessários para iniciar o processo de habilitação, são eles exame de vista e psicotécnico.
Sendo aprovado nesses exames, retorne a auto escola e entregue os resultados, lá eles marcarão suas aulas no CFC ou curso de formação de condutores.
O CFC é o mesmo independente da categoria, o curso abrange noções de mecânica, legislação de transito, sinalização, ambiente urbano e meio ambiente, sinalização e placas de transito e direção defensiva. O CFC é composto de 45 aulas que devem ser ministradas em dias da semana, se acontecer de perder uma aula, você só poderá repor na próxima turma formada para o curso e não pode fazer a prova teórica se não tiver feito todas as aulas do Curso.
Após o CFC você deve comparecer a unidade do Detran para a marcação da prova teórica com seus documentos pessoais, lá você devera dar provas de que é alfabetizado e fara a coleta de suas impressões digitais e receberá o protocolo com a data da prova.
Para se preparar para a prova teórica estude o conteúdo do curso de formação de condutores e faça simulados.
Sugiro que leia

Como escolher a autoescola

Simulados para habilitação


Após ser aprovado na prova teórica você receberá uma licença de aprendizagem que deve carregar com você toda vez que for fazer uma aula pratica. Você estará apto para começar suas aulas praticas de direção que no caso da primeira habilitação devem ser 20 no minimo sendo ao menso 4 delas em período noturno.
Após o termino das aulas praticas você tem até um ano para marcar a prova pratica, se achar necessário e tiver condições peça aulas extras na própria autoescola, Só marque a prova quando se sentir preparado para isso.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação