Como tirar seu cartão cidadão

Se você é um trabalhador cadastrado no PIS/PASEP e tem o número de inscrição social (NIS), pode solicitar seu cartão cidadão. Veja como fazer.

O cartão cidadão é um cartão que tem como função tornar mais fácil o acesso a benefícios sociais, assim como a direitos trabalhistas. 

Ele pode ser utilizado em qualquer canal de pagamento autorizado pela Caixa, como lotéricas, agencias do Caixa Aqui e Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa.

Ele também garante uma maior segurança ao trabalhador e beneficiário de programas sociais pois para realizar o saque dos benefícios trabalhistas ou sociais é preciso, além do cartão e senha, a apresentação de um documento oficial com foto, impedindo que pessoas realizem essas operações sem seu conhecimento.
  





Quem pode ter o cartão cidadão:

Todo trabalhador que possui uma conta de FGTS, que tenha direito a PIS, abono salarial ou que esteja recebendo parcelas do seguro desemprego.

Pessoas cadastradas no cadastro único, que tenham direito a benefícios sociais e ainda não tenham o cartão desses benefícios.

Quem não é beneficiário de programas sociais e não tem esses direitos trabalhistas a receber não pode obter um cartão cidadão.

 Para que serve o cartão cidadão:





Ele é um cartão simples, porém muito importante pois com ele você pode:
  • Consultar o saldo e extrato de seu FGTS e também sua cota do PIS.
  • Consultar e receber abono salarial.
  • Recebimento das parcelas do seguro desemprego.
  • Efetuar saques de contas vinculadas ao FGTS em até 1000,00 R$.
  • Receber os benefícios dos programas como Bolsa Família, Bolsa escola, bolsa cidadão entre outros.
Como pedir o cartão cidadão:

Para emitir o cartão cidadão você precisa ir a uma agencia da caixa munido de:
  • Documento de identificação com foto (RG, Habilitação, Carteira de trabalho, etc.)
  •  CPF.
  • Comprovante de residência
  •  Número de NIS e outros documentos sempre exigidos.

Também é necessário assinar um termo de responsabilidade que será fornecido pelo atendente da Caixa. 

Este termo de responsabilidade é o que permite o cadastramento de uma senha individual para o cartão cidadão, também é ele quem torna o portador responsável pelo uso de seu cartão.

Se você tem conta na Caixa, seja ela corrente ou poupança é ainda mais simples pois o cartão cidadão ficara vinculado a sua conta. Após realizar a solicitação, o cartão é emitido e enviado para sua casa. Alguém com mais de 18 anos precisa estar lá para recebe-lo.

Se preferir pode retira-lo na mesma agencia que fez a solicitação.


pedir cartão cidadão

  

Pedir o cartão cidadão por telefone:

Se você não dispõe de tempo ou não pode ir até uma agencia, pode solicitar seu cartão cidadão através do telefone: 0800-726-0101, sua ligação vai cair numa central de atendimento, você informara seus dados e dará entrada no pedido de seu cartão.

Desbloquear e cadastrar a senha:

Quando receber seu cartão poderá usá-lo normalmente em qualquer agencia da caixa, ou lotérica vinculada a caixa.

Lembrando que esse é um cartão com senha, não precisa se preocupar, após o recebimento de seu cartão ligue para o número acima ou vá a uma lotérica com um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) e cadastrar uma senha de sua preferência.

Se você já tem algum cartão do bolsa família, o cartão não é emitido, pois esse cartão do bolsa família já faz algumas funções do cartão cidadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação